segunda-feira, 10 de junho de 2024

Cyndi Lauper "She's So Unusual" 1983

 



Você está surpreso ao ver isso aqui? Bem, estou surpreso comigo mesmo por tê-lo, especialmente em CD. Eu poderia, teoricamente, tê-lo em vinil. Eu tinha 13 anos quando foi lançado, você não iria usar isso contra mim, não é? Verdade seja dita, por mais que eu tenha dançado essas músicas em festas infantis na época, eu não teria comprado um disco tão feminino naquela época. Não, meus primeiros discos foram Rainbow de Ritchie Blackmore (um disco propriamente adolescente) e Music for Latin Jazz Lovers , algo que aposto que nenhum outro garoto de 14 anos teria escolhido, exceto eu e Manny do Modern Family - sem trocadilhos. Parentesco latino, mas você consegue imaginar qualquer outra criança ouvindo Oscar Peterson e Dizzy Gillespie no rádio e correndo até a loja de discos mais próxima para comprar o disco? Devo ter percebido que era estranho e comprei Rainbow também, já que os garotos mais velhos gostavam deles e a capa do álbum era absolutamente incrível . Não que a capa do álbum de Cyndi também não seja boa - fotografada por Annie Leibovitz, nada menos! Amei as cores, Lauper não era nada senão colorido. Sempre gostei mais da personalidade boba dela do que da Madonna (elas surgiram na mesma época e tocavam o mesmo estilo de música) e ela tinha um alcance vocal maior - embora às vezes ela pudesse soar um tanto infantil. Dada a sua imagem feminina, fiquei surpreso ao saber (cerca de uma hora atrás, na verdade) que ela não só era a mais velha das duas, mas também tinha 30 anos quando fez sua estreia solo (ela já havia feito um LP com a banda new wave Anjo azul ). 30! ela saiu da faculdade há sete anos e em seus vídeos ela se exibe como uma estudante do ensino médio que acabou de ter acesso à caixa de maquiagem da mãe. Quanto à música, nem tudo é disco, como me lembrei mal: a abertura "Money Changes Everything" é um hino power pop que curiosamente me lembra Springsteen - ela até canta com uma voz rouca de Boss em algum momento e adiciona um pouco de gaita. A música em si é um cover de uma banda desconhecida chamada The Brains . "Girls Just Want to Have Fun" é, claro, o melhor hino de festa e "She Bop" é uma nova onda dançante com sintetizadores fantásticos (eu adoro especialmente a seção spaghetti western em torno da marca de 2'30'') e truques vocais malucos (soluços, respiração pesada). A maior parte do resto é um cruzamento entre disco e new wave à la Cars/Talking Heads - o encerramento " Yeah Yeah" poderia facilmente ter sido uma música do B52 - mas entre tudo isso está um clássico atemporal: "Time After Time", um dos as melhores baladas da década.Você sabe que escreveu uma ótima melodia quando uma lenda do jazz como Miles Davis a escolhe para seu próximo disco. Voltando às comparações com Madonna, pode-se argumentar que Lauper tinha maior talento, mas carecia da inteligência comercial e da ética de trabalho de Madonna. Ela continuou gravando, embora com resultados decrescentes, e praticamente saiu do radar . Este álbum, porém, nunca foi e provavelmente nunca será...


 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

STRAWBS ● Just A Collection Of Antiques And Curios ● 1970 ● Reino Unido [Prog Folk]

  Trazendo uma apresentação ao vivo da banda no Queen Elisabeth Hall " Just A Collection Of Antiques And Curios " é o terceiro lan...