domingo, 14 de agosto de 2022

Disco Imortal: Depeche Mode – Music for the Masses (1987)

 



Mute Records, 1987

Os americanos, mais do que ninguém, tiveram que sofrer com dez anos de reedições de Toto... Chegamos na hora certa ."

O acima foi dito por Martin Gore no início dos anos 90 para, de uma forma ou de outra, expressar a importância da "Música para as Massas" como uma influência para o que era a música norte-americana e mundial.

Os criadores de “Just Can't Get Enough” afastaram-se ainda mais das suas origens electro pop, mas, à semelhança do Black Generation , revitalizaram tudo o que viria a seguir, tanto na sua própria inspiração como na música, dança e industrial de outras bandas. O sexto álbum de estúdio dos ingleses atinge a perfeição com sua incrível “Never Let Me Down Again”, escrita por Gore "Vou dar uma volta / Com meu melhor amigo / Espero que ele nunca mais me decepcione" ("Vou dar uma volta / Com meu melhor amigo / Espero que ele nunca mais me decepcione") , canta David Gahan em um som estridente que faz você voar ao primeiro som.

Este single foi o segundo do álbum, o tom sombrio e matizado do que Killing Joke fez e algumas adições ao trabalho do The Cure conseguiram posicionar essa música como um dos melhores trabalhos do grupo de Basildon. O trabalho, mesmo para os fãs mais convictos da banda, acaba por ser complexo devido a todo o jogo de palavras que cria à medida que avançam os estrondosos sintetizadores e guitarras. “Me promete que estou tão seguro quanto as casas, desde que eu me lembre de quem está vestindo as calças, espero que ele nunca me decepcione novamente” (nunca me decepcione novamente), fazem parte desse extrato desconexo e cheio de confusão, que até hoje muitos se perguntam a precisão da composição de Gore.

"Strangelove" foi o tema escolhido pela banda para promover o álbum. A música era complexa de executar devido às suas sonoridades, onde Alan Wilder teve que abrir mão de parte de sua maneira de trabalhar para que o produtor Daniel Miller pudesse dar uma nova energia, mas sem descuidar da condução de Wilder para que sua contribuição fosse a mais significativa. da produção. Anton Corbijn foi o responsável por um dos vídeos e foi um verdadeiro sucesso em termos de encenação desenvolvida pelo famoso fotógrafo.

As músicas que compõem a obra têm um fio condutor muito interessante, pois fazem com que o LP mantenha o ritmo sem cair entre suas sonoridades. “Little 15” é uma das melhores expressões do minimalismo que o trabalho de Wilder desenvolveu para enfeitar as letras de Gore. É uma música refinada em todos os sentidos da palavra e que os levou a apresentá-la como single, mas apenas na Europa, o que não foi muito bem aceito pelo mercado predominante. “Behind the Wheel” tem ritmos muito específicos, sem que nenhum deles se destaque mas desde a sua introdução tem sido uma peça formidável de essência minimalista, mas acrescentando alguns toques de rock muito eloquentes. As lendas sobre essa música são variadas e bem-humoradas, mas muitos se perguntam : Martin Gore sabe dirigir?

O trabalho que dura pouco mais de 44 minutos, publicado em 28 de setembro de 1987 e produzido pelos próprios DM junto com David Bascombe, marcou um antes e um depois para a banda nos Estados Unidos. Foi o LP que marcou um certo preâmbulo para o que seria seu sucesso "Violator" e eles deixariam de ser vistos como uma "banda de crianças vestidas de rosa", como Neil Tennant dos Pet Shop Boys os descreveu, para se tornarem avant -garde ícones da música.

Tudo bem ser mais uma banda cult do que um grupo com muitos sucessos ", referiu Gore em entrevista à Record Mirror sobre o nome do álbum e suas músicas, deixando um certo halo de seletividade para seus fãs que apreciaram o trabalho . Na página nove do livro do mesmo LP você pode ver a frase "espalhar a notícia ao redor do mundo" ("espalhar a notícia ao redor do mundo"). Um sarcasmo, um jogo de palavras ou simplesmente alguns mensageiros da vanguarda. Leve como quiser. Depeche, neste álbum, foi um jogo de contrastes e nuances ordenados quase perfeitamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Review: Alter Bridge - The Last Hero (2016)

  Este é o primeiro CD do Alter Bridge que tenho na minha coleção. Recebi da Hellion Records, que lançou o disco aqui no Brasil. É o quarto ...