sábado, 29 de outubro de 2022

Elton John: “Goodbye Yellow Brick Road” e o fim da ingenuidade


Ele já era uma estrela, mas "Goodbye Yellow Brick Road", de 1973, fez dele uma mega estrela. Um álbum duplo repleto de singles de sucesso e faixas de álbuns fascinantemente diversas, parece ainda mais impressionante quando você considera que foi gravado em apenas duas semanas na França. “Eu escrevia no café da manhã à mesa”, lembrou Elton John à BBC. “A banda se juntava. E quando o café da manhã acabava, escrevemos e ensaiamos duas músicas, e fomos para o estúdio e as gravamos. Os meninos fizeram os backing vocals enquanto eu estava na cama. Foi o auge de nossos poderes.

A música do álbum variou de suítes de músicas ambiciosas (“Funeral For A Friend/Love Lies Bleeding”) a pop pateta (“Bennie And The Jets”) e roqueiras arrasadores (“Saturday Night's Alright (For Fighting)”. No entanto, é a faixa-título, uma balada de piano ansiosa com letras ternas e oprimidas do colaborador de longa data de John, Bernie Taupin, que serve como o núcleo emocional do álbum.

Houve um período em que eu estava passando por toda aquela coisa de 'tenho que voltar às minhas raízes', o que gerou muitas músicas com ideias semelhantes nos primeiros dias, sendo essa uma delas”, diz Taupin sobre as origens do “Goodbe Yellow Brick Road”. “Eu não acredito que eu estava virando as costas para o sucesso ou dizendo que não o queria. Eu só não acredito que eu já fui tão ingênuo. Eu acho que eu estava apenas esperando que talvez houvesse uma maneira feliz de existir com sucesso em um ambiente mais tranquilo. Minha única ingenuidade, eu acho, foi acreditar que eu poderia fazer isso tão cedo. Eu tive que percorrer um longo caminho e visitar a escola de batidas duras antes que eu pudesse chegar perto de alcançar esse objetivo.

Na interpretação de Taupin, a Estrada de Tijolos Amarelos é um caminho para o artifício e o engano, muito distante das corujas, sapos e arados da fazenda de onde o narrador veio. Ele propositadamente exagera o ato de caipira como uma forma de excitar um parceiro romântico controlador que queria apoiá-lo em sua cobertura “onde os cães da sociedade uivam”.

Algumas das críticas de Taupin, pelo menos no papel, parecem as mais desagradáveis diatribes de Dylan (“Há muitos como eu para serem encontrados / Mongrels que não tem um centavo / Farejando petiscos como você no chão.”) No entanto, quando cantada por John, sua voz se arqueando de um cantarolar resignado para um falsete arranha-céu, essas linhas parecem nada mais do que uma despedida gentil. Se alguma coisa, Elton transforma a música em uma declaração de liberdade pessoal duramente conquistada: “Oh, eu finalmente decidi minhas mentiras futuras / Além da estrada de tijolos amarelos”.

Goodbye Yellow Brick Road” chegou ao segundo lugar nas paradas dos EUA após seu lançamento, apenas mais um grande sucesso em uma longa série deles para este artista lendário. O que faz essa faixa se destacar entre essa impressionante coleção de músicas é a maneira comovente como ansiava por um tempo mais simples e fundamentado no exato momento em que Elton John estava subindo às alturas vertiginosas do estrelato.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Creative Outlaws - Underground ( Folk Rock, Psychedelic Rock, Classic Rock)

  Creative Outlaws US Underground 1965-1971 MUSICA&SOM Esta coleção de 22 curiosidades underground reflete o conflito entre os liberais ...