domingo, 9 de outubro de 2022

O apresentador do Rock Hall Bobby Womack: Lenda do R&B, amigo das estrelas do rock

 


Bobby Womack era um músico, cantor, guitarrista, produtor musical, artista de palco, compositor e membro do Rock and Roll Hall of Fame. Ele nasceu em 4 de março de 1944, em Cleveland, Ohio, e morreu após sofrer de diabetes, câncer e Alzheimer em Tarzana, Califórnia, em 27 de junho de 2014, aos 70 anos. 2021 marcou o 40º aniversário de seu álbum The Poet , que foi seguido por  O Poeta II. Esses álbuns marcantes foram relançados a partir das fitas originais pela ABKCO naquela primavera.

Womack ganhou destaque na década de 1950 como parte dos Womack Brothers, um grupo gospel composto por seus irmãos Cecil, Harry, Curtis e Friendly. Impressionado com o grupo, Sam Cooke os encorajou a irem para Los Angeles, onde os contratou para sua gravadora SAR. Eles fizeram a transição do gospel para o R&B quando gravaram como Valentinos, marcando com "Lookin' For A Love" e "It's All Over Now", escritas por Bobby e sua cunhada Shirley Womack. A canção foi posteriormente regravada pelos Rolling Stones e produzida por Andrew Loog Oldham.

Ouça "If You Think You're Lonely Now" de The Poet , de Womack

A carreira lendária de Womack incluiu passagens como guitarrista da banda de turnê de Ray Charles, trabalho em estúdio em Los Angeles e Memphis e escrevendo para outros artistas. Ele tocou em sessões de apoio a Elvis Presley, Joe Tex, King Curtis, Aretha Franklin e Wilson Pickett. Womack esteve envolvido na criação do álbum de soul de Sly and the Family Stone, There's a Riot Goin' On - é ele tocando o pedal wah-wah em "Family Affair".

Ele escreveu "Breezin'" para o grande jazz Gabor Szabo, que se tornaria a gravação de George Benson alguns anos depois, e escreveu músicas para Janis Joplin, a J. Geils Band, Ronnie Wood e outros. Womack também compôs e gravou música para a trilha sonora de Across 110th Street em 1972.

Womack (esquerda) com Sly Stone

Uma noite no Art's Delicatessen em Los Angeles, este escritor perguntou a Womack sobre músicos que ele conheceu nos anos 60 em Hollywood e durante uma turnê pelos Estados Unidos “Eu via muitos guitarristas”, ele lembrou. “A primeira vez que vi e conheci Jimi Hendrix, ele estava com um cara chamado Gorgeous George, que fazia roupas e sempre pensou que poderia ser um Sam Cooke ou Jackie Wilson. George nunca teve esse tipo de talento, mas você não pode dizer isso a ele. Ele tinha Jimi Hendrix tocando para ele. Hendrix está incendiando sua guitarra em uma rotina, e George disse: 'Ei, cara, você está tentando roubar meu show. Se você fizer isso de novo, eu vou demiti-lo.'”

Outra vez, Womack me disse: “Frank Zappa morava bem perto de mim. O estranho sobre Frank é que ele não invadiu meu espaço e eu não invadi o espaço dele. Ele sempre foi para si mesmo. Ele admirava [artista de blues] Johnny 'Guitar' Watson e Johnny tinha mencionado que Frank queria levá-lo em turnê, uma grande coisa. Eu disse a ele: 'Cara, vá fazer isso.' Johnny Watson foi ao Japão e pegou minha seção de metais porque eu não estava trabalhando e estava no estúdio. Então ele nunca mais voltou.”

Nos anos 70, Womack cruzou o caminho de John Lennon em uma noite memorável. "Eu nunca vou esquecer", disse ele. “Eu estava no palco do Troubadour em West Hollywood. John Lennon pegou o piano e eu peguei uma guitarra. Na época eu não sabia quem ele era. O piano estava desafinado, e ele se vira e me pede para lhe dar o violão. Eu disse: 'Eu não toco piano, cara.' Então Lennon ficou muito excitado e disse: 'Me dê a porra da guitarra.' E eu disse algo de volta. Depois ele veio até mim para me dar um pedido de desculpas.”

Bobby Womack (esquerda), Ronnie Wood (atrás) e Keith Richards

“Os Rolling Stones eram uma família”, Womack me disse em 2008. “Eu canto na versão deles de 'Harlem Shuffle'. Eu nunca vou esquecer quando Woody [Ronnie Wood] trouxe Keith Moon, o baterista do Who, até minha casa. Eu disse: 'Esse cara é louco.' Acabei de comprar minha casa com meus móveis novos e tudo, e Woody e eles vieram com ele. E Moon entra, ele era tão selvagem, e ele pula em cima do meu sofá e começa a correr por cima dele e do balcão. Em toda parte. Então eu disse: 'Quem diabos é esse?' Woody começou a rir e disse que Keith estava bem. 'Sim, mas acabei de comprar esses sofás.' Eu nunca tinha visto um cara tão selvagem. Ele caiu no chão, começou a jogar água em si mesmo. Ele era simplesmente louco. Mas quando o vi jogar, sabia que era um lugar onde ele poderia ser ele mesmo. Ele parece normal. (risos).”

Ouça Janis Joplin cantar “Trust Me” de Womack

Outra amiga era Janis Joplin. Womack foi uma das últimas pessoas a vê-la viva. Foi o produtor de Joplin, Paul Rothchild, que originalmente sugeriu que eles se conhecessem. “Rothchild estava no estúdio e disse: 'Cara, ela te ama. Vocês deveriam sair. Ela vai ficar bem. Janis me ligou. Não pensei que fosse ela. Ela disse: 'Bem, todo mundo gravou suas músicas e eu só quero fazer uma de suas músicas. Por que você não vem ao estúdio? Eu trouxe para ela todas as músicas que eu já tinha escrito que não foram gravadas. Ela cantou minha música 'Trust Me'”.

Bobby Womack (Foto cortesia da ABKCO Records)

“Trust Me” apareceu no álbum Pearl de Joplin, que alcançou a posição # 1 na Billboard200, mas sua amizade foi interrompida. “Em pouco tempo nos tornamos muito próximos”, entusiasmou-se Womack. “Lembro que Janis veio ao estúdio no dia seguinte e ficou muito chateada porque estava dizendo 'Jimi Hendrix faleceu'. Ela então brincou sobre: ​​'Oh, eu pretendo me matar. Agora, com Jimi saindo, não vou ter publicidade. Ela estava brincando assim o tempo todo. Mais tarde, Janis disse que veio ao Hollywood Landmark Hotel. Fui para o hotel e estávamos festejando... Ela era muito respeitosa. Descobri muito sobre ela em pouco tempo. O que mais me surpreendeu em Janis foi quando ela perguntou: 'O que mais te incomoda nesse negócio quanto ao preto e branco?' E eu disse a ela: 'Toda vez que gravo um disco, tento atravessar para atrair [o público branco]. Eu disse: 'E você?'

“'Todo mundo vive dizendo que estou tentando ser Tina Turner', disse ela. Isso me surpreendeu. — Você não parece nada com ela. E, brincando, acrescentei: 'Você não se parece em nada com a Tina.' Eu não tinha ouvido essa coisa da Tina e disse a ela que estava na cabeça dela. Ela estava muito séria. Janis amava Tina Turner. Então o telefone tocou e ela me disse para ir. Alguém estava vindo visitá-la. Ao entrar no elevador, lembro-me de ouvir [um suposto traficante de heroína] subindo as escadas... Paul Rothchild então me ligou de manhã cedo e disse: 'Ela teve uma overdose'. E eu disse: 'Você deve estar brincando comigo...'

“Isso partiu meu coração… Isso é algo que eu nunca poderia me ajustar, ver alguém hoje e perdê-lo amanhã.”

Ouça o original “It's All Over Now” de Bobby Womack com os Valentinos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Creative Outlaws - Underground ( Folk Rock, Psychedelic Rock, Classic Rock)

  Creative Outlaws US Underground 1965-1971 MUSICA&SOM Esta coleção de 22 curiosidades underground reflete o conflito entre os liberais ...