segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Disco imortal: NOFX – Punk in Drublic (1994)

 Álbum imortal: NOFX – Punk in Drublic (1994)

Epitaph Records, 1994

A NOFX escolheu 1994 como o ano em que lançaria um de seus melhores trabalhos: Punk In Drublic, data que, segundo o calendário gregoriano, começava em um sábado e que foi escolhida como o ano internacional da família, do esporte e também em que foi realizada a Copa do Mundo nos Estados Unidos, onde vimos Romário, Bebeto e Dunga brilharem em uma seleção brasileira que se sagrou tricampeã mundial.

Nesse contexto, uma das peças mais importantes do punk californiano surgiu em um grande palco para o estilo. Pouco mais de 35 minutos foram suficientes para os nativos de Los Angeles quebrarem as tramas do punk americano e fazerem uma festa com cerveja, skate e praia. Tal qual. Em seu quinto full lenght eles fizeram sentir a intensidade de meados dos anos 90 com riffs poderosos, sonoridades de festa e um vigor insaciável combinado com passagens de muito ska, cevada, cerveja, pilsener e… cerveja.

“Linoleum” é a bala que eles disparam para começar “Drunk in Public”, desculpe “Punk In Drublic” (trocadilho intencional), uma música que contém a riqueza final desses quatro garotos da Costa Oeste. «Possessões nunca significaram nada para mim / Eu não sou louco / Bem, isso não é verdade, eu tenho uma cama e um violão / E um cachorro chamado Bob que mija no meu chão / Isso mesmo, eu tenho um chão / E daí, e daí, e daí?» ("Possessões nunca significaram nada para mim / Eu não sou louco / Bem, isso não é verdade, eu tenho uma cama e um violão / E um cachorro chamado Bob que faz xixi no meu chão / Isso mesmo, eu tenho um apartamento E daí, e daí, e daí?")O single contém uma carta que vagueia por caminhos diferentes, mas ainda é interessante. Um single que é peça fundamental para patinar ou se divertir com os amigos e que naqueles anos era muito popular apesar de não ter videoclipe e que também não tocava nas rádios, mas passava de mão em mão (no old school) via CD ou cassete por seus seguidores.

"Leave It Alone", "Dig" e "The Cause" são as que continuam como uma espécie de introdução àquele que viria a ser um dos singles mais valorizados pela banda e pelos seus fãs: "Don't Call Me White". A música apela aos estereótipos de raça, à cor da pele e aos preconceitos das pessoas. Mas sabemos que Fat Mike e companhia sempre adicionam um pouco mais de sua colheita à sua arte; no entanto, enfatizam a igualdade de tratamento, deixando de lado a mania e o rancor que esse tipo de conotação gera. É assim que, nas apresentações ao vivo, eles trocam a palavra "branco" pela palavra alemã "Scheiße", que significa merda. Então, se você não entender por que o seguinte refrão soa diferente"Don't call me white, / don't call me white / Don't call me white, don't call me white" ("Não me chame de branco / não me chame de branco / não me chame de branco") me branco / não me chame de branco") , não é porque eles beberam ou fumaram demais, mas é uma forma que 'Fat' Mike tem de nos dizer uma apreciação étnica.

Com trompete e ritmo de ska encontramos "My Heart Is Yearning", depois "The Brews" traz aquele som que Pennywise e outros da cena explodiram na boa, mas que através das guitarras de El Hefe e Eric Melvin deram essas dicas de festa para torná-lo um coro monumental na noite de sexta-feira. Também encontramos neste LP uma grande participação de um ícone punk feminino como Kim Shattuck. Sim, o mesmo vocalista de The Pandoras e The Muffs faz uma colaboração em “Lori Meyers”.

Um álbum que vendeu mais de 500.000 cópias e foi feito para vender apenas 1.500 é uma grande conquista para uma banda que se manteve fiel aos seus princípios ao lançar uma compilação de canções que não deixa ninguém indiferente num ano em que "Smash" dos The Offspring e Green Day's "Dookie" era uma espécie de versão pop do punk rock da Califórnia ao lado desses punks surrados. Aaron Abeyta (El Hefe) disse em entrevista à Associated Press que considerou este o melhor álbum que gravaram como banda e um de seus favoritos. “Não imaginava que venderia tanto. Orou? Essa foi provavelmente a coisa mais distante de nossa mente. Eu pensei: 'Uau, isso é legal, mas tudo bem, é música punk, certo?e quanto dinheiro você pode realmente ganhar na cena punk?' A partir daí, foi como se a montanha-russa tivesse decolado" , disse ele.

O NOFX, apesar de muitos os criticarem por estar em festivais promovidos esporadicamente por grandes multinacionais, ainda é a grande banda que nunca esteve no catálogo das grandes gravadoras, pois sempre se manteve na linha da independência absoluta. Décadas depois, Punk In Drublic continua a ser um dos pilares da cena californiana que não precisou da ajuda da MTV ou de outras redes de televisão para se tornar um dos maiores nomes do movimento. Letras, por passagens, muito complexas, mas com conteúdos que são realidades do quotidiano e com contextos que são a máxima da sociedade foram as armas que usaram para dar vida a esta obra. O "PID", que por sinal, foi eleito o número 11 dos melhores discos de Punk Rock da história pela revista Rolling Stone,

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Fermin Balentzia - [Discografia]

  Discografia do cantor e compositor navarre Fermin Balentzia, que inicialmente publicou como Fermín Valencia. Ficou conhecido por canções c...