domingo, 25 de dezembro de 2022

I Will Always Love YouSong Historia

 

Antes de se tornar um single recorde para Whitney Houston , "I Will Always Love You" foi um hit country para Dolly Parton , que também escreveu a música.

Sobre quem é

"I Will Always Love You" é sobre o rompimento da parceria de canto entre Parton e o mentor de longa data Porter Wagoner. A dupla se apresentou juntos no programa de televisão de Wagoner começando no final dos anos 1960. Eles lançaram vários álbuns de dueto juntos antes de se separarem.

"Você entra nesses relacionamentos de amor e ódio com as pessoas com quem trabalha", disse Parton à repórter do TV Guide Mary Murphy em 1993. "Porter e eu éramos muito competitivos e apaixonados. Então você também ficava com ciúmes. E eu sou não tenho vergonha de me sentir assim. Mas, finalmente, estava apenas partindo meu coração porque pensei, bem, estou indo. Ele não vai ouvir. Não há nada que eu possa dizer que torne isso mais fácil. Então, apenas sentei e escreveu esta canção."

"I Will Always Love You" apareceu no álbum de Dolly, Jolene , em 1974.

"I Will Always Love You" foi gravada por Dolly Parton em 13 de junho de 1973. Foi lançada como single em 6 de junho de 1974. Parton supostamente escreveu a música no mesmo dia em que escreveu "Jolene". A música alcançou o primeiro lugar nas paradas de música country.

O significado da canção

Embora as origens da música possam ser específicas de Dolly Parton, seu sentimento permanece universal. A mulher da música sabe que um relacionamento acabou, mas ainda valoriza o tempo que passou com a pessoa que está deixando. Ela ainda quer o melhor para ele. Essas qualidades agridoces ajudaram a transformar "I Will Always Love You" em um hit # 1, e muitas vezes foi listado entre as melhores canções de amor country .

A segunda versão de Dolly de "I Will Always Love You"

Em 1982, "I Will Always Love You" foi regravada para a trilha sonora do musical The Best Little Whorehouse in Texas ; Parton interpretou a dona do bordel Mona Stangley. A música foi lançada novamente como single e mais uma vez liderou as paradas.

Fazendo isso, Parton se tornou o primeiro cantor a ter um hit número 1 com duas gravações diferentes da mesma música.

"Eu sempre vou te amar" de Whitney Houston

A versão icônica de Whitney Houston da música de Dolly Parton quase nunca foi gravada. "What Becomes of the Brokenhearted" foi originalmente definido para o final de The Bodyguard . Mas quando os produtores do filme descobriram que a música seria usada para Fried Green Tomatoes , eles tiveram que encontrar um substituto. A co-estrela Kevin Costner chamou a atenção de Houston para "I Will Always Love You". 

A música foi um sucesso inigualável, passando 14 semanas em primeiro lugar nas paradas pop da Billboard. Também foi extremamente popular internacionalmente, alcançando o primeiro lugar na França, Alemanha, Itália, Espanha e Suíça, entre outras nações. Vendeu mais de quatro milhões de cópias, tornando a música o segundo single mais vendido de todos os tempos. No Grammy Awards de 1994, "I Will Always Love You" ganhou o prêmio de Gravação do Ano e Melhor Performance Vocal Pop Feminina.

A conexão com Elvis

Elvis Presley quase gravou "I Will Always Love You", mas a previsão de Dolly impediu que isso acontecesse. De acordo com Parton, o empresário de Elvis, coronel Tom Parker, exigiu metade dos direitos de publicação e ela não quis desistir deles.

“Pensei: 'Ah, não, isso já foi um sucesso e é isso que estou deixando para minha família'. Não teve nada a ver com Elvis porque espero que ele também tenha ficado desapontado”, disse Parton a Oprah Winfrey em 2010. “Mas eu simplesmente não o deixaria ficar com a publicação”.

Acabou sendo uma decisão financeira sábia: o megavendedor de Houston colheu milhões para o cantor country.

A resposta de Dolly à morte de Whitney Houston

"Sempre serei grato e admirado com a performance maravilhosa que ela fez na minha música", disse Parton à revista Billboard após a morte de Houston em 11 de fevereiro de 2012, "e posso realmente dizer do fundo do meu coração: 'Whitney, eu sempre amarei você. Sua falta será sentida.'"

Outras interpretações de artistas de "I Will Always Love You"

  • Linda Ronstadt ( Prisioneira disfarçada , 1975)
  • Vince Gill e Dolly Parton ( Souvenirs , 1995)
  • John Doe
  • Sarah Washington
  • Roger Whittaker

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

João Donato - Bluchanga [2017]

  MUSICA&SOM Bluchanga, um lançamento da Acre Musical em parceria com a  Mills Records . Ouça "The Mohican and the great spirit&quo...