quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

ARTIGO SOBRE JIMMY PAGE (LED ZEPPELIN) DO NEW MUSICAL EXPRESS, 1º DE SETEMBRO DE 1973


Uma grande retrospectiva inicial da carreira deste lendário guitarrista.


Trabalho de sessão, The Yardbirds, e agora – Jimmy Page do Led Zeppelin conversando com Nick Kent

JIMMY PAGE é tão cauteloso em discutir seu passado formidável quanto em falar com a imprensa em primeiro lugar.
O último estado de coisas foi aliviado um pouco, mas existe como um lembrete do viés conscientemente anti-Zeppelin que se tornou popular entre certos periódicos (particularmente uma famosa publicação americana que nunca perdia uma oportunidade de apontar suas armas para o Zeppelin sempre que uma situação apropriada ocorria). ) e a própria consciência de Page de que fatos e declarações podem ser facilmente distorcidos e pervertidos em outra coisa quando espalhados pela página impressa.
Ainda assim, parecendo quase obscenamente calmo e saudável depois de uma turnê americana excepcionalmente cansativa, o elegante Sr. Page concordou alegremente em ser questionado sobre seu trabalho pré-Zeppelin.
“Deus sabe o que os outros devem pensar quando começo a falar dos meus velhos tempos. Eles devem dizer 'Oh, Cristo, ele está de volta com suas histórias dos Yardbirds'.” Da mesma forma, ele prefacia uma recontagem de suas experiências de trabalho - que vão desde trabalhar no estúdio com PJ Proby e Dave Berry até tocar em "Can't Explain" do Who e na imortal "Gloria" do Them - assim:
"A coisa é, hoje em dia, ninguém sabe mais sobre essas coisas antigas, e muitas dessas coisas realmente antigas, tenho certeza de que ninguém dá a mínima para isso.
“As faixas dos Kinks e coisas assim são um pouco mais interessantes, em termos de credibilidade ou o que quer que seja. Ou o primeiro single do Who, 'Can't Explain', no qual toquei guitarra base – na verdade, eu não era realmente necessário, mas tive a sorte de me encontrar lá. Apenas fortalecendo os riffs, só isso - apenas duas guitarras fazendo isso em vez de uma.
“No que diz respeito ao trabalho dos Kinks, minha presença ali era para permitir – eu entendo, olhando para isso em retrospecto – Ray Davies andar por aí e controlar virtualmente tudo sem ter que estar no estúdio o tempo todo, porque ele estava realmente produzindo aqueles coisas tanto quanto Shel Talmy. Muito mais, na verdade, porque ele estava dirigindo e tudo mais. A certa altura, havia até três guitarras tocando o mesmo riff.”
A ascensão de Page a trabalhar como músico de estúdio é a história arquetípica da panelinha Eel Pie Island/Art School/Marquee do início dos anos 60 para aspirantes a roqueiros.
Eu entrei para o Crusaders de Neil Christian quando saí da escola, e eu estava meio que tocando com a banda – dirigindo pelo país e pegando febre glandular e tudo mais. Lembro-me de uma noite saindo de um show, e no momento seguinte acordei e estava deitado no chão em algum tipo de camarim. Eu simplesmente desmaiei e não consegui continuar, e foi apenas cansaço e exaustão. Eu estava me lembrando outro dia de todas aquelas quebras no M l que eram ótimas à sua maneira, mas depois de um tempo começa a nocautear. Eu estava ficando doente e realmente pensei 'não consigo continuar'.

“Eu estava pintando e desenhando muito no tempo livre que tinha, então pensei em ir para a faculdade de arte, porque vários de meus amigos tinham feito faculdade de arte de qualquer maneira, e pensei ... talvez seja isso , talvez esta seja a minha vocação. Então eu fui - mas é claro que não conseguia parar de mexer no meu violão e ainda tocava no Marquee em uma espécie de banda de intervalo.
“Eu estava envolvido com os antigos shows de Richmond e Eel Pie Island - bem, eu costumava tocar naqueles clubes de jazz onde os Kinks tocavam e sempre estive em grupos na área de Kingston. Kingston e Richmond eram os dois lugares-chave, na verdade, mas naquela época eu já estava no Marquee. Foi uma boa cena porque todos tiveram a mesma educação e foram trancados com seus discos, e havia algo realmente novo a oferecer. Simplesmente explodiu a partir daí.”
Enquanto trabalhava no Marquee, Page foi convidado para tocar em uma sessão. “Era uma música nada, mas o disco foi um sucesso menor. Eles começaram a me usar um pouco depois disso e de repente eu me tornei um novo nome, sabe, aparecendo no que era então uma cena de sessão muito, muito apertada. Big Jim Sullivan estava carregando todo o peso em seus ombros – ele era o único outro rosto jovem ali.”
Visões de sucesso na escola de arte desapareceram. “Bem, naquele ponto em particular, todas as sessões para as quais fui convidado eram realmente boas e eu estava fazendo os solos - um trabalho realmente construtivo - e não foi uma decisão muito difícil de tomar. Então, cerca de dois anos depois, quando as guitarras estavam quase saindo de moda e as pessoas sempre tentavam fazer algo novo - usando seções de sax e tudo mais - e costumávamos tocar apenas foda-se na guitarra, pensei que era hora de saia."
Por uma questão de curiosidade histórica, Page lançou um single solo em 1965. “Não há nada a ser dito sobre esse álbum, exceto que foi muito irônico na época. Toquei todos os instrumentos, exceto a bateria, e cantei nela também, o que é bastante, uh... único. 'Ela apenas satisfaz', era assim que se chamava. É melhor esquecer.
Então, vamos aos Yardbirds, dos quais se afirma que Page foi o primeiro a ser convidado a se juntar após a saída de Clapton.
“Bem, você vê que tudo isso é muito delicado. Beck provavelmente diria muitas coisas. Eu poderia contar toda uma história sobre isso, mas não está realmente nas cartas. O que realmente estava acontecendo era tudo coisa de capa e espada, e eu realmente não queria fazer parte disso. E eu simplesmente não quero que seja impresso.”
Longa pausa.
“Sabe, Jeff (Beck) deve estremecer toda vez que lê isso, mas nunca o rejeitei. Sempre disse que ele é um músico brilhante e desafio qualquer um a me mostrar qualquer coisa que eu tenha dito contra ele na imprensa. Certamente posso pensar em muitas vezes em que ele me derrubou - mas é ele quem provavelmente está um pouco paranóico com isso. Eu não me importo. Na verdade, havia a possibilidade de que ele e eu nos víssemos novamente, mas...

“Coisas como a disputa do 'Beck's Bolero', por exemplo, que ele dizia ser dele, o que simplesmente não está certo. Algumas partes dele, como a parte de aço, foi o trabalho dele sobre os acordes que eu trabalhei no estúdio. Ele colocou as outras peças depois. Novamente, esse tipo de coisa parece que você está reclamando na imprensa, então, de certa forma, é melhor deixá-los de fora. Nicky Hopkins foi outro que disse algo sobre algumas fitas do Immediate - alguma coisa de 'queixa contra Jimmy Page' que novamente não estava passando. As coisas são impressas e as pessoas parecem se apegar a elas e não conhecem todas as circunstâncias.” De volta à trilha dos Yardbirds, Page explicou como foi convidado para se juntar à banda. “Beck e eu nos conhecíamos há muito tempo. Eu fui ver alguns de seus shows porque eles eram uma boa banda para ir e ver, e houve uma grande noite em que (Keith) Relf estava completamente chateado. “Eu esqueci se foi em um baile da Oxford ou Cambridge Union, mas ele estava gritando “foda-se” para o público e acabou caindo de volta na bateria. Em vez de todo mundo ver o humor disso, como três membros do grupo e eu fizemos, Paul Samwell-Smith (que era o baixista dos Yardbirds) simplesmente explodiu e disse: 'Não aguento mais isso. Vou deixar o grupo - e se eu fosse você, Keith, faria a mesma coisa'. E foi quando ele saiu. Paul Samwell-Smith (que era então o baixista dos Yardbirds) explodiu e disse: 'Não aguento mais isso. Vou deixar o grupo - e se eu fosse você, Keith, faria a mesma coisa'. E foi quando ele saiu. Paul Samwell-Smith (que era então o baixista dos Yardbirds) explodiu e disse: 'Não aguento mais isso. Vou deixar o grupo - e se eu fosse você, Keith, faria a mesma coisa'. E foi quando ele saiu.
“Eles estavam presos, é claro, então eu disse 'bem, vou jogar'. Comecei no Marquee tocando baixo - um instrumento que nunca havia tocado antes, e foi assim que surgiu.
Os dias de BASS-PLAY de PAGE não foram anormalmente curtos e ele rapidamente assumiu como segundo guitarrista principal para Beck. Os resultados dessa união potencialmente explosiva foram de curta duração, mas ainda assim frutíferos.
"Foi bom. Infelizmente, muito pouco foi gravado, mas pelo tempo que funcionou, foi realmente fabuloso. Isso poderia ter levado a tantas coisas boas, exceto que havia um conflito de personalidade dentro do grupo que não vinha de Beck e de mim e é por isso que as coisas começaram a borbulhar.
“Houve muitos incidentes que levaram à separação final – algo que já existia muito antes de eu entrar no grupo. Mas enquanto funcionou, foi bom.
“Como na turnê dos Rolling Stones de 66, que foi mais ou menos sua estreia. Lembro-me de um grande show no Fillmore, mas realmente resta muito pouco. 'Stroll On' da trilha sonora de 'Blow-Up' foi uma coisa. Foi engraçado porque tinha duas guitarras principais e acho que eu tocava baixo no filme. O single que fizemos, 'Happenings Ten Years Time Ago', falhou miseravelmente na Inglaterra.”


Os Yardbirds continuaram - sem Beck - mas com a ajuda questionável de Mickie Most. Um álbum “Little Games” foi gravado “em um ritmo sangrento. Não tínhamos permissão nem para ouvir os playbacks” e foi lançado na América, mas não na Inglaterra. “Mickie estava muito mais voltado para a consciência de singles comerciais, até o ponto em que estava gravando Beck e Rod – quando toda a sua atitude obviamente mudou.”
Alguns singles de 'consciência comercial' existem (inadequadamente) para testemunhar o poder dos Yardbirds de Page. Um álbum ao vivo gravado no Anderson Theatre foi lançado pela Epic depois que Page voltou a tocar com Zep, mas foi banido pelo próprio Page. “Tínhamos o direito de declarar o tempo todo se seria lançado ou não, e o fato é que havia sido gravado pela Epic em um show particularmente ruim; projetado por algum personagem que gostava estritamente de Muzak e o show em si era ruim. Então o cara disse “Escute, maravilhas podem ser feitas no estúdio” e ele trabalhou na fita ao vivo por três dias ou mais. “Nós descemos para ouvir e descobrimos que ele havia dobrado gritos de touros e outras coisas. Houve um número em que deveria haver silêncio absoluto na platéia, e havia copos de coquetel tilintando, e meio que resmungando como uma atmosfera de clube que destruiu tudo. Toda vez que você faz um solo, você recebe uma espécie de `raaaah' vindo em sua direção.
Além do pacote hediondo mencionado acima, Page não tem sido tão obstinado quanto alguns com abutres vampirizando seu antigo trabalho. “Bem, talvez eles não saibam o que eu fiz e talvez também não saibam. Eu realmente não fiz nada de grande importância que eles pudessem empacotar. Só um tolo iria reeditar “She Just Satisfies”.
De qualquer forma, o próximo passo depois dos Yardbirds foi a formação do Led Zeppelin. John Paul Jones era um antigo aliado de sessão - “ele parecia aparecer naquela cena algum tempo depois de mim. Lembro-me de vê-lo, mas nunca nos conhecemos realmente. Costumávamos esbarrar um no outro e dizer olá ”- então ele entrou no baixo.
Terry Reid foi a primeira escolha de Page como vocalista. “Ele era o único vocalista que eu conhecia, mas tinha acabado de assinar contrato com Mickie Most, então estava fora de questão. Ele sugeriu Robert Plant - disse que morava em Birmingham e que deveríamos tentar localizá-lo. Então fomos vê-lo em um show da faculdade e eu conversei com ele e disse que estava tentando arranjar algo e se ele estaria interessado em descer e bater um papo?
“Ele veio e ficou por algumas noites e continuou a partir daí.” John Bonham era um velho amigo de Plant, tendo tocado na Band of Joy, e então residia na bateria da banda de Tim Rose. Ele rapidamente se juntou.
Uma turnê, usando o nome de "New Yardbirds" foi realizada - "puramente para cumprir antigos compromissos" pela Escandinávia - e, concluída, a banda rapidamente se tornou Led Zeppelin e gravou um álbum em um tempo surpreendentemente rápido.
“Tínhamos todas as músicas ensaiadas minuciosamente naquele ponto e era apenas um caso de colocar nossa atuação no palco no estúdio.”

Uma primeira turnê americana foi marcada com a banda tocando em segundo lugar para o Vanilla Fudge - que eles prontamente eliminaram dos palcos em todo o país.
“Eu realmente não posso comentar sobre o motivo pelo qual quebramos tanto nos Estados Unidos. Só posso pensar que estávamos cientes da dinâmica em uma época em que todos gostavam daquele estilo de jogo prolongado da Costa Oeste.
“Posso contar quando soube que tínhamos conseguido, que foi em San Francisco. Houve outros shows, como o Boston Tea Party e o Kinetic Circus em Chicago, que infelizmente desapareceram como locais, onde a resposta foi tão incrível que sabíamos que havíamos causado uma boa impressão – mas depois do show em San Francisco foi apenas – bang! ”
DESDE ENTÃO, dificilmente é preciso contemplar a escala de sucesso que a banda alcançou - particularmente na América. “Acho que temos sorte porque sempre permanecemos uma unidade muito unida. Eu acho incrivelmente triste ver boas bandas se separando e se dividindo em projetos muito inferiores.” Ainda assim, o Zeppelin e a imprensa permanecem desconfortáveis ​​na companhia um do outro. Um exemplo clássico do tipo de desrespeito mútuo que parece existir entre os dois fatores ocorreu em 1972 durante a gigantesca turnê americana anual do Led Zeppelin - que foi novamente um sucesso fenomenal, mas que perdeu em publicidade para a destruição da América pelos Rolling Stones que mesmo ano.
“Provavelmente porque não tínhamos um assessor de imprensa na época. Mas o fato é que a imprensa sempre gostou mais de imagens do que de música.
“Quero dizer, quem quer saber que o Led Zeppelin quebrou um recorde de público em tal e tal lugar quando Mick Jagger está andando com Truman Capote?
“De qualquer forma, para esta turnê, pensamos em trazer um pouco da imprensa apenas para que a mídia seja informada sobre nossos acontecimentos. A maioria dos jornalistas presentes parecia tão chocada por termos feito isso. Um deles disse: "Minha primeira pergunta para você, Sr. Page, é - por que você está me dando esta entrevista em primeiro lugar?" 
Page ainda está entusiasmado com a turnê americana e seu sucesso.
“Oh, todo mundo exagerou algumas vezes. Eu sei que sim e, para ser sincero com você, não me lembro muito do que aconteceu. A questão é que, mesmo quando estivéssemos totalmente fodidos, de alguma forma seríamos capazes de nos apresentar no palco. Tudo se resumia à adrenalina natural. Fizemos muitas gravações ao vivo - as fitas do Madison Square são realmente boas e podem se materializar em um álbum no futuro. Ian Knight também apareceu e trabalhou no visual, filmando os shows. Eu vi algumas das filmagens que são ótimas e, novamente, algo poderia ser feito facilmente com isso.”
Então, finalmente, um álbum ao vivo está em andamento. “Temos tantas fitas ao vivo gravadas profissionalmente: do segundo show no Albert Hall em diante. Parece que estamos envolvidos em um álbum de estúdio. Quero dizer, agora nós escrevemos várias músicas novas, e outubro e novembro estão reservados para a gravação, então…”

PAGE PERMANECEU de alguma forma imperturbável pelo roubo horrendo de 200.000 dólares durante os shows no Madison Square Garden.
“Chegou a um ponto em que realmente não nos importamos muito. Quero dizer, se a turnê tivesse sido uma chatice, então teria sido a gota d'água, mas não foi. Lembro-me de quando ouvi a notícia de que tinha acontecido: era pouco antes de subirmos ao palco. Eu me lembro que fizemos um show muito bom naquela noite. Eu tive que lidar com situações muito piores do que na estrada. Tipo, em Los Angeles eu cortei minha mão naquela área que é crucial para tocar violão. Na verdade, era um tendão que estava tenso - uma coisa tão estúpida, realmente - e em cinco shows eu estraguei tudo por cinco semanas. E eu tive todo tipo de tratamento e injeções.
“Agora pense desta forma - você fez shows por um mês inteiro e, de repente, não pode tocar a guitarra por um mês inteiro. Eu não sabia como seria o primeiro show depois disso. A sensação na minha mão ainda estava lá dois dias antes de partirmos - eu não sabia se conseguia coordenar ou mesmo pensar direito enquanto jogava. Felizmente, Deus estava do meu lado ou algo assim - e de alguma forma tudo se encaixou novamente. Mas essa foi apenas uma experiência totalmente horrível.
“Da mesma forma, uma vez fui informado de que alguém estava decidido a me matar enquanto eu estava nos Estados Unidos. Na verdade, era muito mais sério do que eu pensava – o cara era muito maluco e tinha todas essas fotos na parede com círculos em volta. Era uma situação real de Manson e ele estava enviando ondas dessa paranóia absurda com a qual um amigo meu se meteu. Fiquei sabendo por ele e até contratei um segurança para aquela turnê americana. Na verdade, foi muito pior do que todos acreditavam a princípio - tudo isso aconteceu um ano atrás naquela última turnê - e eventualmente esse cara foi localizado e levado para o hospital. Ele definitivamente teria uma tentativa.
“São coisas assim que tendem a diminuir o efeito de £ 80.000 roubados no final de uma turnê de sucesso.”

O papel musical original de onde veio este artigo (foto no topo) está à venda!
Envie-me um e-mail se estiver interessado. Envie para: geirmykl@gmail.com
A oferta deve ser de 20 $ (dólares americanos) para ser considerada. (Isto inclui postagem).
Se encomendar vários papéis – contacte-me para uma oferta “especial”.
Conduzimos a transação através da minha conta Paypal verificada para a segurança de ambas as partes.
Se você tem uma grande coleção das seguintes revistas, não as jogue fora, mas entre em contato comigo, pois eu estaria muito interessado nelas: Creem, Circus, Hit Parader e Metal Edge.

Se você tiver uma página da web relacionada à música onde isso se encaixa – por favor, faça um link para o artigo. Com créditos ao autor original do artigo de todos nós, fãs de música!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Em 20/09/1978: The Cure grava a canção Killing an Arab

Em 20/09/1978: The Cure grava a canção Killing an Arab Killing an Arab é o primeiro single da banda de rock britânica The Cure. Foi gravado ...