sábado, 21 de janeiro de 2023

POEMAS CANTADOS DE SERGIO GODINHO

Um Tempo Que Passou

Sérgio Godinho


Vou

Uma vez mais

Correr atrás

De todo o meu tempo perdido

Quem sabe, está guardado

Num relógio escondido por quem

Nem avalia o tempo que tem


Ou

Alguém o achou

Examinou

Julgou um tempo sem sentido

Quem sabe, foi usado

E está arrependido o ladrão

Que andou vivendo com meu quinhão


Ou dorme num arquivo

Um pedaço de vida

A vida, a vida que eu não gozei

Eu não respirei

Eu não existia


Mas eu estava vivo

Vivo, vivo

O tempo escorreu

O tempo era meu

E apenas queria

Haver de volta

Cada minuto que passou sem mim


Sim

Encontro enfim

Iguais a mim

Outras pessoas aturdidas

Descubro que são muitas

As horas dessas vidas que estão

Talvez postas em grande leilão


São

Mais de um milhão

Uma legião

Um carrilhão de horas vivas

Quem sabe, dobram juntas

As dores colectivas, quiçá

No canto mais pungente que há


Ou dançam numa torre

As nossas sobrevidas

Vidas, vidas

A se encantar

A se combinar

Em vidas futuras


Enquanto o vinho corre, corre, corre

Morrem de rir

Mas morrem de rir

Naquelas alturas

Pois sabem que não volta jamais

Um tempo que passou


Ou dançam numa torre

As nossas sobrevidas

Vidas, vidas

A se encantar

A se combinar

Em vidas futuras


Enquanto o vinho corre, corre, corre

Morrem de rir

Mas morrem de rir

Naquelas alturas

Pois sabem que não volta jamais

Um tempo que passou


Um Tractor

Sérgio Godinho


Um tractor

quando é usado com amor

com o amor da terra nas rodas

quando é usado para todas

as bocas que dele dependem

quando os que o usam se entendem

para dividir o produto

segundo as necessidades

unindo a máquina ao fruto

unindo o campo às cidades.


Um tractor

dá que fazer ao suor

dos que põem na sementeira

as sementeiras da maneira

como as coisas se farão

e o nome revolução

pode bem ser atribuido

a um tractor assim usado

a um braço assim estendido

entre o futuro e o passado.


Um tractor

trabalha a todo o vapor

quando a gente que o trabalha

não tem nada que lhe valha

a não ser a sua vida

mal amada e mal sofrida

a não ser a sua história

embora de má memória

a não ser a alternativa

que é a vida na cooperativa.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

1991 Doro – True At Heart

True At Heart  é o terceiro álbum solo da cantora alemã de hard rock  Doro Pesch  . Foi gravado em Nashville, Tennessee e lançado em agosto ...