sexta-feira, 19 de maio de 2023

FADOS do FADO...letras de fado

 



A balada de João Saramago

Letra e música de Paco Bandeira
Repertório de Alfredo Guedes 

De lenço ao pescoço, chapéu dasabado
Samarra curtida de pele de borrego
Cansado da jeira, João Saramago
Risca a pederneira, acende um cigarro

Caminha por veredas a passo marcado
Um velho costume que tem de soldado
Pensa de maneira no país mudado
Que o tempo correndo, eu sempre parado

Já se vê ao longe o monte do guizo
João Saramago ensaia um sorriso
Entra na rotina, senta-se à lareira
No burro de azinho à espera da ceia

Deita-se com ela, não pode haver nada
Que o filho mais velho já ouve e já fala
Rompe a mdrugada, pega no machado
Que vida lixada, João Saramago

A Beatriz da Ribeira

António Vasconcelos / Eugénio Pepe
Repertório de Anabela


A Betraiz da Ribeira
Era a vendedeira com maior cartaz
Num corpo esguio, travessa
Virava a cabeça a qualquer rapaz

Mal rompia a magrugada
A sua chegada era um festival
Ela era a luz da Ribeira
Era a mais brejeira que o sol e o sal

Ó Ribeira, ó Ribeira
Levanta a voz e apregoa
No mercado da Ribeira
Estão as mulheres mais bonitas de Lisboa
Ó Ribeira, ó Ribeira
Grita alto o teu pregão
Venham todos à Ribeira
Ver as mulheres que cá estão, que belas são


Bravia e cheia de brio
O fado vadio era todo seu
Na Grande Noite do Fado
Cantou e deu brado lá no Coliseu

Deixou de ser vendadeira
Hoje é cantadeira, percorre o país
E a malta diz na Ribeira
Vai ser a primeira, que seja feliz



À beira da minha rua

João Monge / Popular *fado menor*
Repertório de Mísia

À beira da minha rua
Bateu um mar pequenino
Era regaço da lua
À beira do meu destino

Dobrei a voz com as mágoas / E dela fiz um barquinho
São águas senhor, são águas / Deixai este meu caminho

Fechei os olhos ao mar / Que ele me leve a perder
Este jeito de cantar / Tem esta forma de ver

Tão longe vai o barquinho / Que até o mar continua
Parte e regressa sózinho / À beira da minha rua



Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

ROCK AOR - 3D In Your Face - 3D In Your Face (2002)

  País: Estados Unidos Estilo: Hard Rock/Glam Ano: 2002 Integrantes: Jet - vocals, guitars Hot Rod - vocals, bass, keyboards Trigger - guita...