segunda-feira, 1 de maio de 2023

FADOS do FADO...letras de fados

 



Um fadista

Gabriel de Oliveira / Manuel Soares *fado portugal*
Repertório de Frutuoso França

Um bom fadista, numa revista com galhardia
Sempre que canta põe na garganta mais melodia

Deve cantar sem vacilar, uma cantiga
Num lindo fado muito arrastado à moda antiga

Não é actor, mas tem valor, nobreza e calma
Quando a cantar sabe arrancar pedaços de alma


Um bom fadista é um artista perante o povo
Deve mostrar, quando a cantar, um estilo novo

O fado antigo é um amigo por nós eleito
Ninguém o esquece, pois bem merece todo o respeito

Dizem agora que o fado outrora era canalha
E foi cretino por ser do signo de quem trabalha


Disse-te em ondas verdades

António Cálem / José Lopes *fado Lopes*
Repertório de António de Noronha
Desconheço se esta letra foi gravada.
Publico-a na esperança de obter informação credível

Transcrita do livro editado pela Academia da Guitarra e do Fado


Disse-te em ondas verdades
Que foram morrer na areia
Falei de amor e saudade
Numa noite em maré cheia

Só as gaivotas voltaram
O resto ficou no mar
Os olhos que te sonharam
Não mais te podem sonhar

Por isso esta praia nua
Que eu vim encontrar depois
Não sei se um dia foi tua
Nem se foi de nós os dois

Desilusão

Henrique Rego / Joaquim Campos *alexandrino*
Repertório de Ercília Costa


Quando deixei meu lar a minha mãe chorava
Vencida pela dor do nosso apartamento
E eu sorria então; meu peito suspirava
Por outro lar feliz, sem pranto e sem tormento

Mas a desilusão quebrou o meu encanto
Como o acordar quebra o sono mais profundo
P’las ruas da desgraça eu arrastei o meu pranto
E tornei-me da noite um astro vagabundo

Um dia fui bater ao lar abandonado
E achei a solidão na casa onde nasci
E desde então me fiz remorso dum passado
Repleto de afeição, que por amor vendi



Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

João Donato - Bluchanga [2017]

  MUSICA&SOM Bluchanga, um lançamento da Acre Musical em parceria com a  Mills Records . Ouça "The Mohican and the great spirit&quo...