sexta-feira, 9 de junho de 2023

FADOS do FADO...letras de fados

 


A canção do emigrante

Domingos Gonçalves da Costa / Francisco Carvalhinho
Repertório de Manuel Fernandes

Tu português, se alguma vez saíres a barra
Escuta o que eu digo, leva contigo uma guitarra
E se a crueza duma tristeza teu peito invade
Abraça a guitarra e canta, que sentes menos saudade

Canta ó emigrante
Que a pátria distante te ouvirá, talvez
Quem te ouvir cantar
Não pode olvidar que és bem português
Lança as tuas mágoas
Ao sabor das águas, sim, canta e sorri
Desfia o saudoso terço
Que a pátria que te foi berço espera por ti

Canta ao amor, à luz e cor das capelinhas
Da tua aldeia, mimosa e cheia de flores branquinhas
Canta emigrante, feliz confiante, porque afinal
Assim de guitarra ao peito estás perto de Portugal


A canção que te pedi

Tiago Torres da Silva / Pedro Amendoeira
Repertório de Joana Amendoeira

Pedi-te uma canção que falasse de amor
Faltou-te inspiração, ou o tempo p'ra compor?

Pedi-te uma canção daquelas imortais
Mas agora a questão é que chegou tarde demais

Ouvindo o que fizeste, não sei o que fazer
Se a canção que me deste diz ‘star pronta p’ra nascer

Não ia imaginar, assim que a recebi
Que me ia apaixonar pela canção que te pedi

Era muito mais, era um fado
A razão porque canto e existo
E o coraçao apaixonado
Pede p’ra cantar e eu sei que não resisto

Agora peço ao tempo que corra devagar
Ou então eu invento uma hora p’ra cantar

Nem antes nem após, não vou sair daqui
Sem dar a minha voz à canção que te pedi


A candeia

Frederico de Brito / Joaquim Campos *fado vitória*
Repertório de Fernanda Maria


Não o via hã tantos dias
Tinham dado avé-marias
Na capelinha da aldeia
Esperava por ele e não vinha
E como estava sózinha
Fui acender a candeia

Gemia o vento lá fora

Passa uma hora, outra hora / E ao romper da lua cheia
Ei-lo que vem, meigo e doce

E fosse lá p’lo que fosse / Tinha mais luz a candeia

Mil beijos, mil juramentos
E nesses loucos momentos / Toda a minh’alma se enleia
Quis mostrar-me o amor seu
E jurou que era só meu / P’la luz daquela candeia

Mas vi-lhe a boca a tremer
Eu mesma nem sei dizer / O que me veio à ideia
É que a verdade realça
Essa jura era tão falsa / Que se apagou a candeia




Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Timbuk3 - 1990-02-27 - Le Caméléon, Villeurbenne, France

Timbuk3 1990-02-27 Le Caméléon, Villeurbenne, France Aqui está mais do  Timbuk3  ! Desta vez, de 1990, e apresentando músicas do terceiro ál...