terça-feira, 27 de junho de 2023

Lynn Miles – TumbleWeedyWorld (2023)

Lynn MilesLynn Miles está firmemente estabelecida como uma das cantoras e compositoras de folk / root mais bem classificadas do Canadá. TumbleWeedyWorld é o seu 16º álbum, que, na esteira da pandemia, gira em torno de temas de instabilidade nos relacionamentos.
Trabalhando com sua banda regular e vários convidados, o álbum abre abordando a incompatibilidade com o bandolim e os sabores folk dobro de blues de 'Night Owl' (“Não vou mudar por você, sou um pedaço de pau na lama… gostaria que você fosse um night owl too”), em que os opostos tanto podem se repelir quanto se atrair (“Gosto do crepúsculo, você precisa do amanhecer/Então, quando você acordar, eu já terei ido”). Jim Bryson na guitarra e harmonia, ela pega a estrada para o som old school Harris/Griffiths da Highway 105 com seu espírito inquieto (“Há um puxão na minha carne e…

MUSICA&SOM

…ossos que não consigo empurrar para baixo”) e uma recusa em ceder ao que poderia ter sido (“Se você telefonasse eu não atenderia…Porque o que está feito está feito Eu sei o que é falso e verdadeiro/ De vez em quando então vou me perguntar o que pode ter sido / Então vou abaixar a janela e deixar o ar frio entrar”).

Ela chega mais longe musicalmente para o canto valsante de Cold Cold Moon , um aviso co-escrito por Susan Crowe para não chegar perto (“Às vezes eu sou doce, mas você deveria saber/Que eu nem sempre vou te amar tanto”) que reforça a linha principal do álbum sobre duas pessoas que não conseguem fazer funcionar. Dito isto, um sem o outro também pode não fazer sentido, um sentimento incorporado no destaque valsante e acompanhado de violino que é Johnny Without June, onde o casal icônico do country se torna um símbolo de estar desolado e sozinho, as letras naturalmente escorregando em referências aos sucessos (eu daria qualquer coisa para voltar no tempo eu daria qualquer coisa para andar na linha/ Para me juntar a você naquela pira funerária/ Para cair naquele anel de fogo”).

A antiga balada de bluegrass na varanda da frente faz sua presença ser sentida na resiliência pós-término de bandolim Hide Your Heart (“Está tudo bem sentar e chorar/Agite seu punho para o céu/Está tudo bem amar e perder/Mas você mais do que pagou suas dívidas/Então assuma as rédeas/Assuma o controle/Tome uma posição/Assuma o controle/Ele é todo problema/Ele é só mágoa/Então deixe-o ir”).

Em um mundo de corações partidos, desculpas após o fato não bastam, pois, no suave swing ocidental dos anos 40 de Sorry's Just Not Good Enough , ela canta: “ninguém fez você errado/Você escreveu sua própria música triste…Você Estou nessa estrada há anos/Deixando outras pessoas derramarem suas lágrimas/E pagar a fiança por todos os seus pequenos crimes/Bem, tudo isso vai acabar agora/Essa é a minha promessa, esse é o meu voto/Porque desculpa não é o suficiente desta vez”.

Há ainda mais saídas e derrotas, mas continuando apesar de tudo com o swayer Palomino com sabor de valsa com sabor de Texicana (“Lá estava eu ​​sozinho/Não suportava nossa casa vazia/Arrumei meu cobertor e minhas tachas/Eu sabia que 'd never look back"), onde a música fornece a linha do título do álbum ("I'm a lonesome drifting girl/In my tumbleweedyworld"), ela sobe na sela com um cavalo fiel para "sleep under the moon/ Coyotes uivando nas estrelas/músicas de cowboy em guitarras antigas”.

Está de volta ao bluegrass para a brincalhona All Bitter Never Sweet , uma música sobre finais rancorosos (“você está me tomando como certo/Sendo frio e mesquinho/Mostrando-me um lado seu/Que eu nunca vi”), diminuindo a velocidade de volta para baixo para o ritmo blues de cowboy de Moody e um relacionamento que é difícil de adivinhar (“Então eu fico doce, então eu fico bravo / Tranco a porta, então te entrego a chave… Alguns dias eu sou uma bagunça, alguns dias eu estou bem/Às vezes eu arraso às vezes eu rolo/Às vezes eu não quero nada e então eu quero sua alma”), mas finalmente fechando com uma nota otimista, escolhida a dedo que, apesar das provações e tribulações que o amor pode trazer, ainda há ouro no meioe “Há esperança na escuridão esperança na sujeira/Esperança no meio da maior dor/Esperança nos cantos esperança na luta/Esperança no final de uma noite sem esperança”, com “Amor no perdão amor no adeus/Amor na verdade e a lágrima em seu olho”. Se você conhece a botânica do deserto, saberá que as ervas daninhas são os restos mortos de uma estrutura, mas que a morte permite que as sementes ou esporos escapem durante a queda e construam uma nova vida; uma metáfora perfeita para os relacionamentos feridos e rompidos que formam o coração deste álbum incrível.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Kate Bush - Hounds of Love (1985)

Hounds of Love   (1985) Kate Bush Kate Bush  com o sobrenatural sempre foi um tema marcante em sua ilustre discografia, mas em nenhuma outra...