quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Injury Reserve - Knees (2021)

 

Knees (2021)
Brandon Roy foi a razão pela qual me tornei o fã do Portland Trail Blazers que sou hoje. Elaborado após uma era desonrosa na história da equipe conhecida como "Jail Blazers", Roy rapidamente se tornou o herói local após uma rápida ascensão ao estrelato no basquete, com temporadas consecutivas de sucesso e seleções do All Star. Um homem que renovou as esperanças e ambições daqueles que só têm Blazers para torcer nas 4 principais ligas americanas, Roy também tinha um problema crônico no joelho que o atormentava desde a faculdade. Ele machucou o joelho esquerdo, depois o tendão da coxa, depois o joelho direito, rompeu o menisco e, ainda após 8 dias de recuperação, estava em um jogo do playoff.

Em 2011, Roy fez uma cirurgia artroscópica em ambos os joelhos. Roy foi literalmente o reserva lesionado naquele ano. Ele nunca voltou ao seu nível All Star. Seus joelhos estavam se deteriorando a cada dia, sua contusão óssea havia atingido um nível em que ele tinha que injetar fluidos após cada jogo para alívio, a certa altura ele não conseguia nem levantar halteres de 5 quilos sem muita dor. Naquela entressafra, os joelhos de Roy degeneraram tanto que ele se aposentou.

Ele tinha 27 anos. Ele tentou retornar em 2012-13, mas depois de 5 jogos seus joelhos não aguentaram mais.


Eu nunca soube o estado de espírito de Roy em todos esses anos. Condenado a uma morte que é inevitável e, eventualmente, prestes a acontecer. Eu não conseguia nem imaginar. Eu nem pensei que algo poderia se aproximar para refletir a dor que ele sentia. Agora eu sei.


No hip hop, lutar com vícios e problemas não é um tema estranho. Tem sido tratado por muitos, alguns justos, até arrogantes, auto-motivados, pacíficos, violentos, até mesmo indiferentes. Mas não me lembro de ter havido um caso em que o agente que está lidando com essas questões esteja totalmente infeliz. Fim da estrada. Irreversível.

O segundo álbum do Injury Reserve, Knees off Injury Reserve, é uma música sobre seguir em frente, seguir em frente sem possibilidade de solução. Seguir em frente no sentido de passar, não de prosseguir. A música espirala em si mesma, loop reverso, as cordas que soam como se fossem destinadas a continuar uma melodia que nunca vem, os refrões, a bateria e os chimbales que soam tão independentes e dispersos que você pode suspeitar que não foram feitos estar nesta música. No topo de tudo isso está a única performance da falecida Stepa J. Groggs no álbum, um verso que é quase sarcástico em sua abordagem para a resolução iminente. Ele sabe que os mortos não crescem, os joelhos não doem, porque estão deitados, cresceram horizontalmente. As referências ao seu alcoolismo seriam, na melhor das hipóteses, sombrias ou sombrias se ele estivesse vivo, mas no contexto de todo o álbum é absolutamente assustador. É como se ele soubesse que a destruição foi feita, a sorte foi lançada e agora não há nada a fazer a não ser esperar até o fim dos dias. É uma pílula difícil de engolir, mas que opção você tem? A falta de opções, o desespero que essa música transmite, sem igual. Eu realmente não me lembro da última vez que algo mexeu comigo emocionalmente tanto quanto a marca das 3:30. Parece que Ritchie percebeu naquele segundo que não pode fazer nada. O pesadelo deve ser desenrolado, não interrompido. Eu realmente não me lembro da última vez que algo mexeu comigo emocionalmente tanto quanto a marca das 3:30. Parece que Ritchie percebeu naquele segundo que não pode fazer nada. O pesadelo deve ser desenrolado, não interrompido. Eu realmente não me lembro da última vez que algo mexeu comigo emocionalmente tanto quanto a marca das 3:30. Parece que Ritchie percebeu naquele segundo que não pode fazer nada. O pesadelo deve ser desenrolado, não interrompido.

Acho que Knees, e o álbum em geral, é um momento monumental no hip hop, da mesma forma que acho que Atrocity Exhibition ou Some Rap Songs são momentos monumentais da história: eles são tão sombrios e flagrantes na maneira como mergulham nas trevas dos vícios e sua interação com o indivíduo enquanto cria uma paisagem sonora que expande as convenções de uma produção regular de rap. Não acho que o termo pós-rap seja tão pretensioso quanto algumas pessoas afirmam, porque se formos usar o post da mesma forma que o usamos, então sim, essa é definitivamente uma música de rap, temática e expressivamente o hip hop em sua natureza, apresentado em melodias que não são necessariamente hip hop. De qualquer forma, esses são eventualmente debates tolos, o ponto é, espero que Knees seja um dos melhores singles da década quando tudo estiver dito e feito. Uma manifestação poderosa e um retrato bastante preciso do confronto com o último grande sono. O sono que você está preparando sua cama há algum tempo.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

CRONICA - TERJE RYPDAL | Bleak House (1968)

  Terje Rypdal é um guitarrista de jazz norueguês cuja fama se estende muito além das fronteiras escandinavas. Tendo tido o seu apogeu na dé...