sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Green Day - Saviors (2024)

 

Saviors (2024)
O discurso em torno da banda pop-punk Green Day nos círculos online causa divisão, para dizer o mínimo. Eles têm muitos céticos e fãs de todos os tipos. Quer se trate de fãs de música online que estão convencidos de que nunca serão tão bons como eram na década de 1990, de indivíduos da Geração X que amam quase tudo o que lançam, ou de tudo o que está no meio, o discurso está em todo lugar. Eu pessoalmente adoro o Green Day, mas acredito que em termos de álbum eles têm sido um sucesso ou um fracasso desde 2012, sendo os sucessos alguns dos meus materiais favoritos que eles lançaram. Após o discurso em torno de seu álbum mais recente deste ano, Father Of All…, eu não tinha ideia do que esperar de seu mais novo álbum, Saviours. Eu não odiava Father Of All… mas direi que Salvadores parece que o Green Day está mais em seu elemento. Muito do charme de álbuns como Dookie e Revolution Radio está de volta a todo vapor. Com uma escrita muito autêntica, refrões cativantes e o som instrumental mais consistentemente completo que a banda teve desde 21st Century Breakdown, acredito que Salvadors é um sucesso geral. Apesar de alguns solavancos na estrada, o passeio é divertido e reproduzível.

O apropriadamente intitulado The American Dream Is Killing Me é uma pintura da vida americana moderna, o que não é novidade para o Green Day, mas não tem sido um foco tão grande para eles há algum tempo. Com isso em mente, é interessante ver como uma banda que já abordou os comentários sociais bem antes o faria numa era tecnológica em rápida mudança. Apesar de algumas frases cafonas como “TikTok e impostos”, acredito que isso é bem tratado aqui. “Sleeping in Broken Glass” segue quase imediatamente a linha do TikTok, e a maioria das linhas faz um bom trabalho ao projetar a visão da banda sobre os EUA na década de 2020. Instrumentalmente, tem a energia punk do antigo Green Day, com um baixo incrível e guitarras bastante robustas. É claro que Tré Cool mantém o ritmo bem e fornece algumas batidas legais para o refrão. Mesmo que eu não ame a faixa, acredito que seja mais uma boa adição ao catálogo de hinos sociopolíticos do Green Day.

Há algumas dessas faixas sociopolíticas no álbum, além da abertura, como a mais alegre Living In The '20s, que contém a frase “I got a robot and I'm fuck it senseless”. A frase é pronunciada com convicção suficiente a ponto de me fazer rir em vez de estremecer de gratidão. Viver nos anos 20 é o Green Day observando a época maluca em que vivemos. Vespas assassinas e tiroteios são lançados por aí e, novamente, não deveria funcionar tão bem como funciona, mas eu gosto da natureza irônica em exibição. A faixa tem um riff cativante para unir o resto da instrumentação, com um solo barulhento na ponte que é simplesmente adorável. Billie até grita no final e isso me faz imaginar o caos de quão difícil é a era atual. Ainda assim, é fácil dizer que a banda se divertiu fazendo este, e é aí que residem muitos dos pontos fortes do álbum; com o quão divertido é.

Desde o momento em que ouvi Salvadores na íntegra, soube que Bobby Sox seria um dos meus favoritos, e essa previsão deu certo. É uma doce canção de amor com um toque divertido e bissexual. O primeiro verso e o refrão mostram Billie perguntando a uma mulher “você quer ser minha namorada?” e trazendo à tona as várias coisas que eles poderiam fazer em um encontro juntos. Não é o conjunto mais específico de atividades, mas não precisa ser. Novamente, é fofo (quase demais), mas eu poderia me ver usando essa música para convidar alguém para sair. Seja essa pessoa uma mulher, um homem ou qualquer pessoa intermediária. Falando nisso, quando Billie disse pela primeira vez “você quer ser meu namorado?” na pista senti uma boa dose de alegria. Tenho orgulho de quem sou e estou feliz por viver em uma época em que Billie também pode estar. A música continua de maneira semelhante, mas é muito fofa e divertida para não ser apreciada. Além disso, com o quanto o refrão aumenta o trabalho de guitarra e bateria, este é facilmente um dos favoritos do álbum. Mesmo assim, não gosto tanto dela quanto One Eyed Bastard, que acredito genuinamente ser minha faixa favorita de Saviours. O riff de abertura soa como uma versão mais pesada de So What?, do popstar P!nk. Isso não me incomoda porque a banda desenvolve bem isso. Sem mencionar que esta é uma das músicas mais cativantes até agora. Eu me peguei assinando “BADDA BANG BADDA BANG BADDA BOOM” no final da música quando a ouvi pela primeira vez. Eu também gostei do barulho rápido na ponte. Isso tornou o hype para o refrão final tão fácil de aproveitar. No geral, a pista foi muito divertida do começo ao fim.

Em Salvadores há hinos sociopolíticos e geralmente há faixas divertidas conforme discutido, mas também há alguns momentos mais introspectivos e pessoais, sendo o primeiro deles Dilemma. Este é sobre a luta de Billy contra o alcoolismo e é poderoso. Começa com a letra “Bem-vindo aos meus problemas” e eventualmente se transforma em “Eu não quero ser um homem morto andando”. Começa devagar com Billie contextualizando seus problemas, depois mostrando o quão perturbado ele está com eles no refrão mais pesado e barulhento. Acredito que poderia ter sido um pouco mais barulhento para representar ainda melhor o caos em sua mente, mas adoro o que isso significa. Eu diria que Dilemma é poderoso tanto liricamente quanto sonoramente. A faixa Father To A Son também se encaixaria nesse perfil para mim. Esta é uma balada acústica sobre o pai de Billie. Curiosamente, acredito que o Green Day é um sucesso ou um fracasso com baladas, mas esta bate forte. Qualquer tipo de relacionamento entre pai e filho é complicado e esta faixa representa bem essa noção. Quase todas as linhas desta música são poéticas até certo ponto. Alguns exemplos incluem: “Nunca imaginei que um amor pudesse ser mais assustador que a raiva” e “você é um farol na tempestade desde o dia em que nasceu”. Esta faixa parece mais um poema do que uma música real para mim. Possui citações que abordam o mesmo tema; que a paternidade é complicada e imprevisível. O canto nesta faixa também soa tão genuíno. Billie parece que pode chorar a qualquer momento nos versos. É claro que a progressão de acordes se adapta muito bem aos vocais emocionais. Honestamente, esta é uma pista quase perfeita.

No extremo oposto do espectro, mencionarei que a única pista de que não gostei, pelo menos até certo ponto, foi Corvette Summer. O riff principal é bom, mas o resto do som da música é bastante estático. Billie parece um pouco desinteressada e realmente não está falando muito sobre o conteúdo, preferindo apenas acompanhar a música o tempo todo. Além disso, não é tão dinâmico ou interessante quanto o resto do álbum instrumentalmente, então a diversão que ele busca simplesmente não ressoou em mim. Com isso dito, o encerramento, Fancy Sauce, pega a maioria dos pontos fortes do álbum e os combina em um só. Billie mergulha em sua saúde mental e canta na perspectiva de um paciente mental. Entra um pouco nos comentários da sociedade com a frase “medicar minha tristeza”, assim como Billie chama a notícia de seu “desenho animado favorito”, o que me fez rir. Até mesmo a frase “todo mundo é famoso” pode ser uma indicação de ser uma microcelebridade. Apesar do tema pesado, esta faixa ainda tem melodias tão contagiantes quanto as faixas mais leves. “Vá, caia como um ioiô” vai ficar na minha mente por pelo menos meses. Com foco nos temas principais do álbum e no som poderoso das músicas, Fancy Sauce é um encerramento perfeito para Salvadores e sinto que isso só vai crescer ainda mais em mim nas próximas audições.

Salvadors está longe de ser um álbum perfeito. As estruturas das músicas podem mostrar sua repetição (particularmente na segunda metade), a escrita pode ser cafona e a instrumentação pode ser estática, mas essas questões são poucas e raras (e principalmente condensadas em Corvette Summer). Na maior parte, acredito que Saviours é um álbum interessante, divertido e genuíno de uma banda que tem um lugar especial na minha vida. Espero que o Green Day continue a melhorar no futuro e talvez até ganhe o respeito dos céticos online que continuamente duvidam deles. Definitivamente me deixou mais interessado no Green Day do que há quase uma década, e por isso considero um sucesso



Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

ROCK ART