sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Meus 20 discos favoritos (sem black metal ou iron) de 2022

 


Esta é a parte em que eu normalmente falaria sobre como o mundo é . Mas devo dizer que, por mais terrível que tudo possa ser, e por mais ansioso/deprimido que eu esteja frequentemente, 2022 foi um ano bom para mim. Além do meu regime de condicionamento físico mencionado acima, que resultou em me sentir melhor, mais afiado e mais forte do que nunca, desenvolvi um monte de hábitos saudáveis ​​em torno de organização e autodisciplina, encontrei um terapeuta de quem realmente gosto e, em geral, tentei estar mais presente e engajado com o mundo ao meu redor. Percebo que muitas coisas atrozes aconteceram este ano e que, de muitas maneiras, os cenários culturais e políticos estão parecendo ainda mais sombrios do que em 2020, mas para mim, pessoalmente, ainda assim, foi um ano muito bom . Mas não se preocupe: como você verá nesta lista, sempre serei um sadboi de coração.

Estou tentado a fazer menções honrosas, mas se eu fizer, vou acabar listando mais uns 30 álbuns. Basta dizer que havia uma tonelada de discos que poderiam ter sido o número 21, então se você quiser mais recomendações, pergunte, eu as tenho. E por favor, me diga o que estou dormindo e deixe suas listas nos comentários. Obrigado por ficar por aqui.




#20
Rot TV
Tales of Torment

Punk rock and roll australiano. Rot TV tem uma estética de horror, mas seu som não tem absolutamente nada a ver com The Misfits ou The Cramps; é um punk decadente e cativante feito como só os australianos sabem fazer.




#19
Cavernlight
As I Cast Ruin upon the Lens That Reveals My Every Flaw

Pós-sludge angustiante retratando um mundo totalmente desprovido de esperança. Uma mistura densa em camadas com piano, sintetizador e elementos de ruído áspero e ambiente escuro. As guitarras, embora esmagadoramente pesadas, tendem à simplicidade — dois acordes alternados, três acordes descendentes — pois elas claramente preferem manter sua cabeça abaixada do que fazê-la bater. Quando elas fazem riff, é aquele tipo de antiriff distorcido e prolongado em que Neurosis se destacou.




#18
Greg Foat
Psychosynthesis

Jazz/funk/fusion descontraído e suave como o inferno tocado em câmera lenta, de um dos meus músicos de jazz favoritos do planeta no momento. Um mundo sonoro macio e sintetizado que remete àquela era passada no início dos anos 80, quando o jazz ambiente no estilo ECM e a nova era cintilante viviam juntos em harmonia.




#17
Current 93
If a City Is Set upon a Hill

Possivelmente a entrada mais melancólica na extensa discografia do Sr. Tibet, e certamente uma das minhas favoritas. Piano ressoante, violino choroso, coros fantasmagóricos, guitarras terrosas e eletrônica monótona formam a base musical para uma meditação estendida, misturada como uma única composição, sobre... seja lá o que for que ele esteja falando. As letras e os temas são mais ou menos os mesmos de sempre, ou seja: enigmáticos, fantásticos, abstratos, fatalistas e fascinantemente impenetráveis. Aqui, experimente este: "A lua está morta agora / Lua de brincadeira / Coelho e lebre na cara do mártir / Por armadilha e laço e homem / 'Mate todos eles', diz Peter Pan." Ele menciona gatos dormindo? Você sabe que sim. Mas há uma ternura, até mesmo um medo em sua voz que me atrai, mesmo nos momentos mais oblíquos do disco.




#16
ESA
Designer Carnage

Vai ridiculamente forte. Um tour-de-force de ruído EBM/rítmico áspero, inventivo e extremamente divertido. Das notas mutiladas de piano clássico e ópera em "Laudanum Dance" e o correio de voz desequilibrado (falso) que forma a base de "One Missed Call", aos versos de rap distorcidos em "Whom Then Shall I Fear" (Jesus Cristo, o nome do rapper em destaque é Pee Wee Pimpin', isso é uma droga) e o colapso do breakbeat movido a black metal que é "Saturnalia" -- ESA pune os tímpanos de forma espetacular.




#15
Arð
Take Up My Bones

Doom funerário melódico com vocais corais profundos e harmonizados, cortesia de Mark Deeks do Winterfylleth. É como se ele tivesse dado zoom em meus trechos favoritos do Funeral dos últimos dias e feito um álbum com eles, adicionando uma obsessão esotérica com rituais cristãos antigos e obscuros ao longo do caminho.




#14
PLOSIVOS
PLOSIVOS

Um dos melhores supergrupos da memória recente. John Reis (Rocket from the Crypt/Hot Snakes/Drive Like Jehu, etc.) e Rob Crow (Pinback) fazendo punk rock perfeito, propulsivo e enganosamente complexo.




#13
The Weather Station
How Is It That I Should Look at the Stars

Músicas graciosas, investigativas e atemporais para piano e voz, sutilmente preenchidas por saxofone, clarinete e pedal steel. É uma paleta musical minimalista que exige muito da atenção do ouvinte, mas uma audição atenta é recompensada por uma composição rica em detalhes habilmente renderizados e evocativos que falam de uma necessidade de conexão, um desejo de amar a vida e experimentar o mundo como ele é aqui e agora, e as forças poderosas — institucionais, intelectuais, espirituais — que conspiram para nos manter em dúvida e na garganta uns dos outros. "Endless Time" é particularmente impressionante — uma ruminação de olhos marejados sobre o amor perdido e a transitoriedade da felicidade que, para mim, é literalmente uma das maiores músicas já escritas. Há momentos de verdadeira intimidade e alegria também, como em "Sway", em que ela observa seu parceiro dançando alegremente para ela em seu quarto, percebendo: "Ninguém consegue ver você dançar assim, exceto eu."




#12
Maya Shenfeld
In Free Fall

Os sons flutuantes de sintetizadores analógicos -- às vezes entrelaçados com trompete ou um coral infantil -- em uma sucessão de peças ambientais lindas e ricas em textura. Me faz sentir como se estivesse deitado no chão de pedra macia de um planeta alienígena mal iluminado, caindo no sono enquanto olho para uma infinidade de estrelas, meio ciente de que estou cercado por fantasmas.




#11
Christian Lee Hutson
Quitters

O disco anterior de CLH, Beginners , quase não entrou na minha lista de fim de ano de 2020. Então ele obviamente concentrou seus esforços para ganhar minha afeição com Quitters , que é, sonoramente falando, o disco que mais soa como Elliott Smith desde New Moon . As guitarras com microfone próximo, as mudanças fluidas de acordes e os vocais sussurrantes e duplos são inegavelmente referenciais, especialmente em "Sitting Up with a Sick Friend" , que soa retirado diretamente do autointitulado de Smith. Liricamente, porém, Hutson é muito mais inescrutável. Ele é confessional em um nível superficial, mas uma audição mais atenta revela músicas que vão de narrador para narrador tão regularmente que pode ser difícil analisar se um pensamento ou linha vem dele, de um personagem, de um segundo personagem ou de alguma testemunha anônima. Um disco envolvente e de partir o coração de um compositor cada vez mais singular.




#10
Nite
Voices of the Kronian Moon

Então o 'truque' aqui é que o Nite faz heavy metal tradicional — pense em Iron Maiden ou Thin Lizzy, que eu percebo que não são tecnicamente metal — com vocais de black metal destacados e roucos. A reviravolta? Na verdade, é muito, muito bom. É apenas uma procissão interminável de riffs cativantes e gloriosos leads harmonizados, e os vocais são surpreendentemente poderosos. O Nite não é a primeira banda a navegar neste reino, mas eles podem ser os melhores.




#9
Kathryn Joseph
for you who are the wronged

"Aqui está o outro lado / Aqui estão os injustiçados e cegos." Músicas devastadoras, minimalistas e arrepiantes, feitas quase inteiramente de piano elétrico nervoso e vibrante e da voz vacilante, sussurrante e ferida de Joseph. Suas letras são marcadas por cortes abruptos e pensamentos aparentemente incompletos que sugerem, para mim, a maneira como nossos cérebros podem começar a falhar durante momentos de intensa pressão emocional. Ou talvez seja apenas uma abordagem impressionista à composição. De partir o coração, mas de coração aberto, cheia de amor, dor e raiva justificada, e diferente de tudo o mais.




#8
PENDANT
Harp

Sons eletrônicos coloridos e onívoros de gênero, unindo dream pop/shoegaze, electropop/R&B, trance, house, grime e muito mais, todos unificados por uma estrutura básica de batidas vigorosas e sintetizadores transparentes. Um disco arrebatador e alegre sobre luto e dor emocional que é sonoramente denso, mas nunca claustrofóbico.




#7
Jenny Hval
Classic Objects

Sons nervosos, de bom gosto, suavemente propulsivos que meio que soam como Rhythm of the Saints -era Paul Simon filtrados através do indie/art rock moderno e nebuloso. Hval tem um talento especial para construir esses ganchos grandes e sonhadores que poderiam ter enchido arenas se ela não estivesse cantando sobre coletar lixo ou urinar sangue no banheiro de um cinema.




#6
Tim Heidecker
High School

O comediante e gênio Tim Heidecker lançou agora 2,5 álbuns "sérios" seguidos (o .5 é para What the Broken-Hearted Do , um disco de término em que a piada é que ele é felizmente casado na vida real). Isso não quer dizer que ele tenha acabado com o humor, mas que ele não parece interessado em lançar piadas de mau gosto ou odes do tamanho de um álbum para beber mijo . High School é, para mim, facilmente seu mais bem-sucedido até agora. É um disco de meia-idade por completo - movido por memórias, boas e ruins, da adolescência de Heidecker e uma preocupação com como elas o moldaram e continuam a moldá-lo décadas depois. "Buddy" introduz esses temas por meio de um amigo do ensino médio com quem Heidecker perdeu o contato e que aparentemente morreu por suicídio ou overdose. Ele canta sobre arrependimento e culpa que sente em relação à perda, mas é completamente desprovido de autopiedade ou -flagelação; é uma comunicação pura e honesta do compositor para o ouvinte que está entre as composições mais lindamente relacionáveis ​​que já ouvi. Outro destaque é "Stupid Kid" , uma canção-história sobre assistir Neil Young tocar uma versão solo de "Harvest Moon" na TV; como isso o inspirou a aprender a tocar violão e cantar sozinho; sua decepção inicial com a versão de estúdio; eventualmente aprendendo a amar essa versão; e colocando-a em uma mixtape dos anos 90 que ele deu a uma namorada que o abandonou logo depois. É realmente tão simples quanto isso, e realmente não é.




#5
SPICE
Viv

Pós-hardcore viciante para depressivos que ainda querem apenas se divertir. Há muitos ganchos instantaneamente memoráveis. É uma coleção de meditações sobre a dor, como ela entra em nossa vida e como a exorcizamos; e é uma coleção de hinos para gritar a plenos pulmões em um porão lotado e suado. "Ashes in the Birdbath" é uma das minhas músicas favoritas de qualquer ano. As cordas chorosas, as guitarras vibrantes, a maneira como as palavras "E eu chorei o ano todo porque alguns dos meus amigos / Eles continuam morrendo em mim de novo" simplesmente saem de sua boca, apenas para serem seguidas pelo claro "Mas eu vi um céu tão lindo / Eu acreditei na esperança em vez do desespero"... isso simplesmente me envia.




#4
Drug Church
Hygiene

Assim como 2021 foi o ano em que finalmente comecei a ouvir Amyl & the Sniffers, 2022 foi o ano em que comecei a curtir Drug Church, outra banda que a maioria dos meus amigos está curtindo há anos. Eles começaram como uma banda hardcore, mas ao longo dos anos reuniram elementos de rock alternativo, pop punk e pós-hardcore, culminando em Hygiene , seu disco mais melódico e acessível até agora. Crucialmente, o soco impulsionador e hino do hardcore permanece, e por mais exuberante e, ouso dizer, sonhadora que a produção possa ser, ainda há espaço para feedback e aspereza.




#3
Office Culture
Big Time Things


Eu estava MORRENDO de vontade de gritar essa banda aqui, e estou muito feliz por finalmente poder fazer isso. O Office Culture faz um soft rock/sophistipop com influências de jazz para nossa era ansiosa. Se eu tivesse feito uma lista de favoritos que não fossem black metal em 2019, A Life of Crime do Office Culture teria tido uma chance real de ficar em primeiro lugar. Desta vez, as influências do jazz-rock são destacadas, permitindo instrumentais mais complicados, mudanças de acordes mais imprevisíveis e uma sensação geral mais nervosa e inquieta. Casualmente cáustica, mas divertida, a composição parece um monólogo interno direcionado para fora: o tipo de argumentos imaginados que acontecem em nossas cabeças enquanto dirigimos para o trabalho ou tentamos dormir.




#2
Hinako Omori
a journey...

Dolorido, anseio, baseado em sintetizadores, excursões ambientais por paisagens misteriosas, preenchidas por vocais lindos e lamentosos. Seja ou não a intenção de Omori, uma jornada... captura perfeitamente a solidão do mundo interior infinito -- um mundo com o qual muitos de nós nos familiarizamos demais durante um ou dois anos, principalmente tentando não pegar COVID. Conforme sua voz vai e vem, ela assume uma qualidade de narradora, como se ela estivesse guiando o ouvinte por esse mundo estranho; essa qualidade se torna mais explícita na penúltima faixa, "Yearning", quando ela canta, "Deixe-me ser seus olhos / Deixe-me guiar sua luz / Pela escuridão." Mais do que tudo, uma jornada... parece uma expressão de amor, como se Omori estivesse oferecendo esse pequeno pedaço de consolo a qualquer um que precise.




#1
Cave In
Heavy Pendulum

Antes de ouvir Heavy Pendulum , eu realmente nunca teria pensado que o Cave In seria capaz de fazer meu AOTY por qualquer ano desde a virada do milênio. Until Your Heart Stops foi um disco importante e formativo para mim, e eu gostava/gosto de Jupiter , mas nada que eles fizeram desde então ressoou em mim. Então, depois que o baixista Caleb Scofield morreu repentinamente em 2018, acho que todos esperavam que o Cave In fizesse uma reverência, o que eles aparentemente fizeram com Final Transmission de 2019 , uma coleção de demos apresentando as últimas gravações de Scofield que eu realmente gostei. Mas em algum ponto ao longo da linha desde então (eu não sou tão ligado no Cave In-verse) eles fizeram o amigo de longa data e colaborador Nate Newton do Converge/Old Man Gloom entrar como baixista. Este é, em uma linha de base, um desenvolvimento doce e comovente; através da hora mais sombria da banda, eles encontraram um caminho a seguir por meio de sua extensa família da banda. Honestamente, isso me deixa um pouco verklempt.

Além da história de fundo, Nate se juntando à banda os ajudou a se reconectar com seu mojo de uma forma muito, muito grande. Em Heavy Pendulum , eles soam engajados, energizados, inspirados e vitais. É uma síntese do metalcore riff-y em que são construídos; as atmosferas psicodélicas de Jupiter ; e o rock alternativo melódico e musculoso de seus álbuns posteriores; tudo filtrado por uma sensibilidade de metal moderno que é devedora de bandas como Mastodon e similares. Os barn-burners, dos quais existem muitos, batem mais forte do que qualquer coisa que eles fizeram neste milênio, enquanto músicas mais lentas como "Blinded by a Blaze", "Reckoning" e a faixa-título provam que Cave In ainda pode ser extremamente eficaz no modo space rock. Heavy Pendulum é facilmente meu álbum mais ouvido de 2022, e ainda estou descobrindo coisas novas para amar nele. Em uma era em que tantos artistas parecem ter medo de serem pegos tentando, é realmente revigorante ouvir uma banda veterana se mantendo firme e se esforçando ao máximo.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Nº1 Breakfast in America – Supertramp, Maio 19, 1979

Producer: Supertramp and Peter Henderson Track listing: Gone Hollywood / The Logical Song / Goodbye Stranger / Breakfast in America / Oh Dar...