segunda-feira, 5 de setembro de 2022

9 músicas que você não sabia que Bono escreveu para outros artistas


Achando difícil dormir na noite anterior ao show do U2 na Wembley Arena em 2 de junho de 1987, Bono colocou a trilha sonora de Blue Velvet , acordando e perdendo a consciência com uma de suas músicas favoritas do álbum - "In Dreams", de Roy Orbison. Originalmente lançada em 1963 como a faixa-título do quarto álbum de Orbison, "In Dreams" ficou na cabeça de Bono, e no dia seguinte ele começou a escrever a música "She's a Mystery to Me" enquanto falava obsessivamente sobre Orbison para a banda e qualquer um que quisesse. ouço. Após a apresentação da banda em Wembley, Orbison voltou aos bastidores para cumprimentar o U2.

“Eu não sabia que ele estava no show”, disse Bono sobre o encontro casual. “Ninguém havia nos dito que ele estava vindo.” Quando Orbison lhe pediu uma música, Bono pegou sua guitarra e tocou para ele “She’s A Mystery To Me”.

Esse encontro casual foi uma das muitas colaborações do vocalista do U2, que já havia co-escrito um catálogo de sucessos com a banda – “Sunday Bloody Sunday”, “With or Without You”, “One”, “Where the Streets Have No Name", "I Still Haven't Found What I'm Looking For" - e encontrei inspiração para músicas em muitos dos lugares mais improváveis, desde um encontro casual com Tom Jones em um pub irlandês até escrever uma música tema de James Bond para Tina Turner, através dos trágicos ataques em Paris e arredores em 2015.

Frequentemente escrevendo com o colega de banda do U2 The Edge e amigo de longa data e produtor Simon Carmody, ex-integrante da banda irlandesa Golden Horde, Bono co-escreveu várias músicas para outros artistas - todos de outros artistas irlandeses Sinead O'Connor e o falecido Dubliner Ronnie Drew para Willie Nelson e outros - nos últimos 30 anos. 

Aqui estão nove músicas que o cantor do U2 escreveu para outros artistas desde o final dos anos 80.

 1. She’s a Mystery to Me, Roy Orbison (1989)

Escrito por Bono and the Edge

Lançada no último álbum póstumo de Roy Orbison , Mystery Girl , esta balada mais melancólica, contando um amor cativante ao seu alcance, também inspirou o título do álbum e foi lançado como o segundo single em março de 1989. O 22º álbum de Orbison , Mystery Girl foi gravado em novembro de 1988, apenas um mês antes de sua morte aos 52 anos em 6 de dezembro de 1988, e também inclui contribuições de seus companheiros de banda Traveling Wilburys George Harrison, Tom Petty e Jeff Lynne, Tom Petty também como Elvis Costello e T Bone Burnett.

Originalmente se encontrando após o show do U2 na Wembley Arena em 1987, Bono e Orbison continuaram a trabalhar na música em várias ocasiões em Los Angeles.

“Mais tarde, quando eu estava em Los Angeles, eu o encontrei algumas vezes e começamos algumas coisas juntos”, disse Bono . “E a família dele se abriu para mim, foi muito boa comigo. Achei-o um homem muito sábio, tinha muito a dizer. Ele parecia ser um homem incrivelmente surpreso com seu próprio talento. Quero dizer, ele tinha a voz de um anjo e, bem, agora ele é um.


2. “You Made Me the Thief of Your Heart”, Sinéad O'Connor (1994)
Escrito por Bono, Gavin Friday e Maurice Seezer 

Escrita para a trilha sonora do filme In the Name of the Father , de 1993, estrelado pelo ator vencedor do Oscar Daniel Day-Lewis, “You Made Me the Thief of Your Heart” foi interpretada por Sinéad O'Connor , que gravou a música cantando para um boneca em uma sala à luz de velas no STS Studios em Dublin, Irlanda. Produzida por Tim Simenon, a emocionante "You Made Me the Thief of Your Heart" apareceu mais tarde na coletânea de O'Connor, So Far... The Best Of, em 1997 . Bono e Gavin Friday também escreveram a faixa-título junto com “Billy Boola”, que ambos apresentam na trilha sonora.

Eu espero que você esteja feliz agora
Eu nunca poderia te fazer assim
Você era um homem duro
Não mais difícil neste mundo
Você me fez frio e você me fez duro
E você me fez o ladrão do seu coração


3. “Drinkin' in the Day” Ronnie Drew (1995)
Escrito por Bono e Simon Carmody 

Lançado após a saída de Ronnie Drew do The Dubliners em 1995, o cantor irlandês ofereceu um som mais rock em seu álbum solo Dirty Rotten Shame, que inclui “Drinkin' in the Day”, uma reflexão sobre juventude, amor e dias mais despreocupados, apresentando o poema “Clearing A Space” de Brendan Kennelly na primeira parte da música. Produzido por Keith Donald, ex-Moving Hearts, o álbum também apresenta músicas escritas por Elvis Costello, Shane MacGowan do The Pogues, Mark Knopfler e muito mais.

Então gaste sua juventude em poesia, e gaste seu dinheiro em jogo 
Cada linha no meu rosto é para uma garota que se foi 
Um beijo, uma música, são coisas passageiras e a fama sempre se perderá 
Então eu direi a verdade, a mais bem gasta juventude, é aquele que você dá 


4. “Goldeneye”, Tina Turner (1995)
Escrito por Bono e Edge

O tema do filme de James Bond GoldenEye de 1995 , a música, interpretada por Tina Turner , foi lançada em 6 de novembro de 1995 e alcançou o segundo lugar na parada Billboard Bubbling Under Hot 100. Produzida e mixada por Nellee Hooper, que trabalhou com Madonna, U2, Björk e outros, a música também foi apresentada no álbum de Turner, Wildest Dreams, de 1996.

Você nunca saberá como eu te observei das sombras quando criança 
Você nunca saberá como é ser aquele que foi deixado para trás 
Você nunca saberá os dias e as noites
As lágrimas, as lágrimas que eu chorei 
Mas agora minha hora chegou
E o tempo, o tempo não está do seu lado 

Vê-lo mover-se através da fumaça e dos espelhos 
Sentir sua presença na multidão 
Outras garotas se reúnem em volta dele 
Se eu o tivesse, não o deixaria sair 

Goldeneye, não renda ou couro Corrente 
dourada, leve-o ao local 
Goldeneye, eu vou mostrar a ele para 
sempre Levará uma eternidade para ver o que eu tenho 


5. “Slow Dancing”, Willie Nelson, com U2 (2003)
Escrito por Bono e Edge

O diretor Lian Lunson, que mais tarde dirigiria Willie Nelson no filme de 2018 Waiting for the Miracle to Come (veja abaixo) - apresentando outra música co-escrita para ele por Bono - conheceu a lenda do país na década de 1990, quando eles trabalharam em Nelson Down Home, um documentário que cobre a visita do artista à Irlanda para gravar uma música que Bono e Edge do U2 escreveram para ele, “Slow Dancing”, de seu álbum de 2003 The Essential Willie Nelson .

“Slow Dancing” é uma balada terna que conta a história da desolação de um amor não correspondido.

Meu amor é cruel como a noite
Ela rouba o sol e apaga a luz
Todas as minhas cores ficam azuis
Ganha ou perde

Olhos escarlates e um coração transparente
Eu vi isso vindo desde o início
Ela me pegou, mas me deixou de joelhos
Apenas implorando por ela

E eu não sei por que um homem
Procura a si mesmo nos olhos de sua mulher
Não, eu não sei por que um homem
Vê a verdade, mas precisa das mentiras

Meu amor é inquieto como o vento
Ela se move como uma sombra em minha pele
Ela partiu com minha consciência, e eu não a quero de volta
Isso só atrapalha


6. "I Am the Blues" Johnny Hallyday (2007)
Escrito por Bono e Simon Carmody 

O cantor francês Johnny Hallyday recrutou Bono e Carmody para escrever a faixa final de seu álbum de 2007 Le Cœur d'un Homme ( The Heart of a Man ), uma mistura de covers e originais. “I Am the Blues” foi uma das poucas músicas que Hallyday cantou em inglês.

Eu falo bem doce, eu falo bem devagar
Eu sou a voz que você amou no rádio
Um pirata com um peito de ouro
Essa coisa faz escravos serem comprados e vendidos

Ajude-me, ajude-me a perceber
que esqueci a cor dos meus próprios olhos
Tudo o que fazemos é machucar e quebrar, e machucar


7. “Sugar Daddy” Tom Jones (2008) 
Escrito por Bono e Simon Carmody

Quando Bono e Tom Jones começam a beber em um pub irlandês, há uma música a ser feita. O encontro casual da dupla, em um pub em Dublin, deu início à faixa “Sugar Daddy”, do álbum de Jones de 2008, 24 Hours . Produzida pela dupla Future Cut (Lily Allen, Estelle, Kate Nash), a música reflete o lado mais atrevido da artista galesa:

Tenho intuição masculina
Tenho ambição sexual
Sou a última grande tradição
Deixe-me expor minha posição...
Você não manda um garoto fazer o trabalho de um homem

“Era quase como se ele estivesse me entrevistando,” disse Jones sobre trabalhar com Bono.” Ele disse, 'Fale-me sobre você. Como foi crescer no País de Gales? O que te interessou? Nós nos sentamos por algumas horas e a próxima coisa que você sabe, eu o vi alguns meses depois em Londres e ele tinha a música escrita. Bono me disse, 'Há muito de você na música.' Eu disse 'Recebo crédito de escritor?' Ele disse não.'"


8. “Streets of Surrender (SOS)”, Zucchero (2016)
Escrito por Bono e Simon Carmody

Fora do 13º álbum do blues-rocker italiano Zucchero Fornaciari, Black Cat , “Streets of Surrender (SOS)” é outra co-escrita de Bono-Carmody e apresenta o frontman do Dire Strait, Mark Knopfler, na versão gravada. “Streets of Surrender” é uma ode comovente à cidade de Paris. Bono escreveu a música como uma dedicação às vítimas de uma série de ataques suicidas em Paris e seu subúrbio ao norte de Saint-Denis em 13 de novembro de 2015, que incluiu um ataque a cafés e restaurantes lotados na capital, outro fora da capital. Stade de France em Saint-Denis durante uma partida de futebol internacional, e o terceiro durante o concerto Eagles Of Death Metal no teatro Bataclan, que matou 90 pessoas.

Eu ouvi a história mais antiga que ninguém parece saber
Acho que era sobre aquele estranho
Era juventude e amor e era perigo

Era inverno, mas tão quente que fica antes da neve
Congelou minha alma
Estou chorando, chorando por uma criança que encontraram
Deitada em uma praia, nascida em uma manjedoura


9. “Where the Shadows Fall”, Willie Nelson (2019)
Escrito por Bono e Edge

O que começou como uma demo para o U2, acabou sendo apresentado no filme Waiting for the Miracle to Come . “Where the Shadows Fall” é uma ode sombria à família, cantada por Willie Nelson. Com produção executiva de Bono e do cineasta alemão Wim Wenders, e dirigido por Lian Lunson, que já trabalhou com o artista country em Nelson Down Home em meados dos anos 90, Waiting for the Miracle to Come foi escrito para Nelson e estrela a música country lenda como uma estrela aposentada do vaudeville e também estrela Charlotte Rampling e Sophie Lowe.

Co-escrita por Bono e colaborador de longa data Simon Carmody, a música também apresenta Bono cantando backing vocals no refrão. O filme foi lançado em homenagem ao 86º aniversário de Willie Nelson.

Noite após noite
Ecoa um sonho ruim
Esperando que ele desapareça À
deriva com alegria e medo

Deixou você quando você estava dormindo
Flutuando na noite escura
Sombras de pesadelos reaparecem
Afundando tão profundamente

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Barbara Manning - In New Zealand 1998

  Fiel à sua forma colaborativa, este esforço "solo" de   Barbara Manning   é mais como um supergrupo transpacífico único de indie...