segunda-feira, 5 de setembro de 2022

POEMAS CANTADOS DE SÉRGIO GODINHO

Cantiga da Velha Mãe e dos Seus Dois Filhos

Sérgio Godinho


Ai o meu pobre filho, que rico que é

ai o meu rico filho, que pobre que é

Nascidos do mesmo ventre

Um vive de joelhos pró outro passar à frente

E esta velha mãe para aqui já no sol poente


Um dia há muito tempo, vi-os partir

levando cada um do outro o porvir

Seguiram pela estrada fora

Um voltou-se para trás, disse adeus que me vou embora

Voltaremos trazendo connosco a vitória


De que vitória falas, disse eu então

Da que faz um escravo do teu irmão?

Ou duma outra que rebenta

como um rio de fúria no peito feito tormenta

quando não há nada a perder no que se tenta?


Passaram muitos anos sem mais saber

nem por onde passavam, nem se por ter

criado os dois no mesmo chão

eram ainda irmãos, partilhavam ainda o pão

E o silêncio enchia de morte o meu coração


Depois vieram novas que o que vivia

da miséria do outro, se enriquecia

Não foi para isto que andei

dias que foram longos e noites que não contei

a lutar pra ter a justiça como lei


Às vezes rogo pragas de os ver assim

Sinto assim uma faca dentro de mim

Sei que estou velha e doente

Mas para ver o mundo girar de modo diferente

Ainda sei gritar, e arreganhar o dente


Estou quase a ir embora, mas deixo aqui

duas palavras pra um filho que perdi

Não quero dar-te conselhos

Mas se é teu próprio irmão que te faz viver de joelhos

Doa a quem doer, faz o que tens a fazer


Cantiga do Camolas

Sérgio Godinho


Vou andando e as minhas botas

que se gastem que se amolem

vou andando e o que vou vendo

vou cantando vou dizendo

que o saltimbanco vai morando

onde o sol há-de ir batendo.


E o que vejo não é nada

se cá dentro não o penso

se não vejo com os olhos

da terra donde pertenço

se não me cruzo com as estradas

da montanha ao mar imenso.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Catapilla "Catapilla" (1971)

  O patrimônio criativo  de Catapilla  é pequeno em volume: dois discos, oito composições - divididas igualmente para cada um. No entanto, d...