quinta-feira, 8 de setembro de 2022

POEMAS CANTADOS POR SÉRGIO GODINHO

Cão Raivoso

Sérgio Godinho

 

Mais vale ser um cão raivoso

do que um carneiro

a dizer que sim ao pastor

o dia inteiro

e a dar-lhe de lã e da carne e da vida

e do traseiro

mais vale ser diferente do carneiro

um cão raivoso que sabe onde ferra

olhos atentos e patas na terra.


Viva o cão raivoso

tem o pelo eriçado

seu dente é guloso

e o seu faro ajustado

Cão raivoso, cão raivoso, cuidado.


Mais vale ser um cão raivoso

que um caranguejo

que avança e recua e depois

solta um bocejo

e que quando fala só se houve a garganta

no gargarejo

mais vale não ser como o caranguejo

um cão raivoso que sabe onde ferra

olhos atentos e patas na terra.


Viva o cão raivoso

tem o pelo eriçado

seu dente é guloso

e o seu faro ajustado

Cão raivoso, cão raivoso, cuidado.


Mais vale ser um cão raivoso

que uma sardinha

metida, entalada na lata

educadinha

pronta a ser comida, engolida, digerida

e cagadinha

Mais vale ser diferente da sardinha

um cão raivoso que sabe onde ferra

ferra fascistas e chama-lhe um figo

olhos atentos e patas na terra.


Viva o cão raivoso

tem o pelo eriçado

seu dente é guloso

e o seu faro ajustado

Cão raivoso, cão raivoso, cuidado.


Mais vale ser um cão raivoso

dentes à mostra

estar sempre pronto a morder

e a dar resposta

a toda e qualquer podridão escondida

dentro da crosta

dentro da crosta das belas ideias

gato escondido de rabo de fora

dentro da crosta das belas ideias

gato escondido de rabo de fora.


Caramba

Sérgio Godinho


Ó senhor da loja

já que a vida é curta

diga-me lá, se souber

quantos metros tem a dor


E já que ainda por cima

a vida é pesada

diga-me lá, se puder

quantos quilos tem o amor



E já que a paciência

tem os seus limites

diga-me lá quantos são

que é p´ra eu saber se espero ou não

quando for desesperar



Já que a vida é curta

e o futuro, diz que está aqui já

(Sei lá)

já que o futuro vêm

em peças separadas p´ra montar

(Ah! Ah! Ah!)

Antes que se esgote

reserve desde já o seu exemplar



Caramba

está-se p´ráqui a dançar na corda bamba

sem se saber para que lado é que se cai

nem com que pé é que se samba



Ó senhor da loja

já que a vida é bela

diga-me lá, se souber

em que espelho a devo olhar



Mas se por outro lado

diz que a vida é dura

arranje-me aí, se tiver

um capacete p´ra eu marrar



E já que a vida é feita

de pequenos nadas

guarde-me aí quatro ou cinco

que é p´ra quando for domingo

eu os poder saborear



Já que a vida é curta

e o futuro diz que está aqui já

(Sei lá)

Já que o futuro vêm

em peças separadas p´ra montar

(Ah! Ah! Ah!)

Antes que se esgote

Reserve desde já o seu exemplar



Caramba

está-se p´ráqui a dançar na corda bamba

sem se saber para que lado é que se cai

nem com que pé é que se samba



Ó senhor da loja

já que a vida é breve

arranje-me aí os ponteiros

dum relógio que atrasar



E já que no fundo

vai tudo a dar ao mesmo

diga-me se o mesmo é mesmo

tudo o que ainda vai mudar



E já que é preciso

deitar contas à vida

desconte-me aí os meses

em que apenas fiz as vezes

doutro que não era eu



já que a vida é curta

e o futuro diz que está aqui já

(Sei lá)

Já que o futuro vêm

em peças separadas p´ra montar

(Ah! Ah! Ah!)

Antes que se esgote

Reserve desde já o seu exemplar


Caramba

está-se p´ráqui a dançar na corda bamba

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

The Courettes – The Soul Of… The Fabulous Courettes (2024)

  Não é sua história de origem típica: os punks dinamarqueses do Columbian Neckties estavam em turnê pelo Brasil há uma década, apoiando a b...