segunda-feira, 3 de outubro de 2022

5 músicas que você não sabia que Kris Kristofferson escreveu para outros artistas, primeiro


 As letras de Kris Kristofferson permeiam o songbook americano por mais de 50 anos, desde o canto pensativo de Janis Joplin Freedom's apenas outra palavra para nada mais a perder em "Me and Bobby McGhee" até a recontagem lamentável de Waylon Jennings de um amor unilateral em "The Taker ”, mas o caminho para a composição foi um tanto pouco convencional para o artista no início.

Nascido em 22 de junho de 1936, em Brownsville, Texas, no final da década de 1950, Kristofferson começou a escrever e tocar suas próprias canções como bolsista de Rhodes na Universidade de Oxford, na Inglaterra, onde se formou em Literatura Inglesa. Anos antes de lançar sua estreia em 1970 , Kristofferson , ele gravou seu primeiro álbum sob o nome de Kris Carson antes de se alistar no Exército dos EUA, onde mais tarde ensinou literatura inglesa em West Point, no estado de Nova York. Filho de militar, seu avô paterno era oficial do exército sueco e muitas vezes se mudou quando criança devido ao serviço militar de seu pai. Em 1965, Kristofferson decidiu deixar a vida militar e se mudar para Nashville para se dedicar à composição, para desgosto de sua família, que o deserdou.

Em 1966, Kristofferson teve um sucesso inicial com sua música “Viet Nam Blue”, que foi gravada por Dave Dudley e alcançou o Top 20 da parada country. Nos anos seguintes, Kristofferson encontrou mais sucesso nas paradas com músicas como “Jody and the Kid”, gravada por Roy Drusky, “From the Bottle to the Bottom” de Billy Walker e os Tennessee Walkers em 1969, Ray Stevens chegando ao país e paradas pop com "Sunday Mornin' Comin' Down" de Kristofferson - mais tarde se tornando um hit número 1 para Johnny Cash em 1970 - e "Your Time's Comin'" de Faron Young chegando ao top cinco na parada country.

Ao longo dos anos 1970, 80 e 90, Kristofferson continuou escrevendo mais sucessos, incluindo "Please Don't Tell Me How the Story Ends", "Help Me Make It Through the Night" e "I Won't Mention It Again, ” enquanto também se aventura na atuação, estrelando mais de 50 filmes, incluindo o clássico musical de 1975 A Star is Born with Barbra Streisand.

Lançando mais de duas dúzias de álbuns ao longo de mais de cinco décadas, incluindo álbuns colaborativos com Willie Nelson, Rita Coolidge e outros, Kristofferson também excursionou e escreveu e gravou três álbuns (de 1985 a 1995) com o supergrupo country The Highwaymen, que contou com Nelson, Waylon Jennings e Johnny Cash.

Recompensado por sua contribuição para a composição, Kristofferson foi introduzido no Hall da Fama dos Compositores de Nashville em 1977, no Hall da Fama dos Compositores em 1985 e no Hall da Fama da Música Country em 2004.

Dezenas de artistas foram os primeiros a gravar as músicas de Kristofferson, enquanto outros continuaram a cobrir suas histórias ao longo das décadas. Em 2021, Willie Nelson compartilhou uma nova versão da música de 1973 de Kristofferson “ Why Me ”, que Nelson originalmente cobriu em 1979 em seu álbum  Sings Kristofferson .

Aqui está uma pequena amostra de músicas de destaque do final dos anos 60 e 70 escritas por Kris Kristofferson e gravadas pela primeira vez por outros artistas.

1. “Me and Bobby McGee”, Roger Miller (1968)
Escrito por Kris Kristofferson e Fred Foster

Antes de Kris Kristofferson gravar “ Me and Bobby McGee ” em sua estreia em 1970, Kristofferson , a música foi originalmente gravada pelo falecido cantor de honky tonk Roger Miller (1936-1992) em 1968. “Me and Bobby McGee” segue um par de amantes que estão viajando juntos e eventualmente se separam com “Bobby” inicialmente escrito na música por Kristofferson como uma mulher.

A versão de Miller alcançou o 12º lugar na parada Billboard Hot Country Singles e obteve um impulso maior quando atingiu o primeiro lugar no Hot 100 três anos depois, com o lançamento da versão póstuma de Janis Joplin . Joplin também trocou “Bobby” por um homem, e a música foi lançada como single em 1971, de seu segundo e último álbum, Pearl .

Liberdade é apenas mais uma palavra para nada mais a perder
Nada não vale nada, mas é de graça
Sentir-se bem era fácil Senhor quando Bobby cantava o blues
Sentir-se bem era bom o suficiente para mim
Bom o suficiente para mim, Bobby McGee

Das minas de carvão de Kentucky ao sol da Califórnia
Bobby compartilhou os segredos da minha alma
Permanecendo bem ao meu lado Senhor através de tudo que eu fiz
Toda noite ela me protegeu do frio
Então em algum lugar perto do senhor de Salinas eu a deixei escapar
Procurando pelo casa eu espero que ela encontre
E eu troquei todos os meus amanhãs por um único ontem
Segurando o corpo de Bobby próximo ao meu

Ao longo das décadas, “Me and Bobby McGee” também foi regravada por Loretta Lynn, Dolly Parton, Kenny Rogers, Olivia Newton-John, Grateful Dead, Melissa Etheridge, Dottie West e Statler Brothers, entre outros.


2. “Once More with Feeling”, Jerry Lee Lewis (1970)
Escrito por Kris Kristofferson e Shel Silverstein

Kristofferson levaria quase uma década para gravar “ Once More with Feeling ” para seu nono álbum Shake Hands with the Devil em 1979, mas ele primeiro compartilhou a balada com Jerry Lee Lewis , que gravou a música para seu 13º álbum, She Even Woke Eu para dizer adeus .

A gravação de Lewis alcançou o primeiro lugar na parada de singles do Cash Box Country e o segundo lugar na parada country da Billboard.

Estamos apenas seguindo os movimentos
Das partes que aprendemos a tocar
Nunca tão juntos como antes
Porque de alguma forma querida, algo bom
Se perdeu no caminho
E nossa música não é mais nada
Especial


3. "I've Got to Have You", Carly Simon (1971)
Escrito por Kris Kristofferson

" I've Got to Have You ", de Kristofferson , que ele mesmo gravou em 1974, foi lançado pela primeira vez por Carly Simon como a balada acústica de encerramento de seu segundo álbum, Anticipation . Sua faixa-título atingiu o terceiro lugar na parada Adult Contemporary nos EUA, enquanto "I've Got to Have You" foi lançada como single na Austrália, onde alcançou o Top 10 nas paradas em 1972.

Segurando em falar, sem dizer nada.
Sabendo em um momento que eu poderia te perder.
Então, sem aviso, lembrei-me de que
Você tremeu ao toque da minha mão.
Sabendo quando você veio até mim que ninguém
jamais sentiria o mesmo em meus braços
Está tudo acabado... Eu tenho que ter
 você.

Acordando de manhã com a ternura
De segurar você dormindo em meus braços.
Sonhando enquanto meu cabelo estava soprando
Mais suave do que um sussurro na minha bochecha.
Eu não conheço o sentimento então eu não sei se é amor
Mas é o suficiente... É o suficiente
Eu não posso evitar... Eu tenho que ter você.
Está tudo acabado… Eu tenho que ter você.


4. “The Taker”, Waylon Jennings (1971)
Escrito por Kris Kristofferson e Shel Silverstein

Seguindo a história de um homem que dá valor a uma mulher e depois a deixa, Waylon Jennings  gravou “The Taker” como a faixa-título de seu álbum de 1971 The Taker/Tulsa . Kristofferson mais tarde gravaria a música em seu segundo álbum, The Silver Tongued Devil and I , em 1972, que foi produzido por seu co-escritor de “Me and Bobby McGee”, produtor de longa data e fundador da Monument Records Fred Foster, que também trabalhou em estreita colaboração com Roy Orbison - que mais tarde gravaria "Something They Can't Take Away" de Kristofferson ( veja abaixo ) - e trabalhou com Willie Nelson e Dolly Parton no início de suas carreiras.

Ele é um encantador, ele vai encantá-la com dinheiro
E maneiras que eu nunca aprendi
Ele é um líder, ele vai levá-la através
de pontes bonitas que ele está planejando
 queimar.

Ele é um falador, ele vai falar com ela imediatamente
Mas ele não vai falar por muito tempo
Porque ele é um fazedor, e ele vai fazê-la do jeito
Que eu nunca, maldito seja, se ele não a fizer errado


5. “Something They Can´t Take Away”, Roy Orbison (1976)
Escrito por Kris Kristofferson

Gravado e lançado pela primeira vez por  Roy Orbison  em 1976 em seu 20º álbum Regeneration , o álbum - incluindo "Something They Can't Take Away" - marcou o retorno de Orbison à Monument Records depois de sair em 1964 com Fred Foster produzindo o álbum.

Orbison canta através de um conto comovente de um amor há muito perdido que nunca partiu.

Muito em breve fomos soprados sobre
Nossos caminhos separados novamente
E nossos sonhos quentes de verão Juntaram
as folhas caídas
Que caíram no vento com os ecos
E traços de vozes e rostos
E lugares que deixei para trás
Mas há momentos pela manhã
E há vezes no fim do dia
Quando sua memória vem fácil como um sorriso
E isso é algo que eles não podem tirar
Eu posso morrer sem nunca
Conhecer a felicidade novamente


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Paul McCartney / Linda McCartney – Ram (1971, Japan Edition 2024)

  Lançado em 1971, o único álbum creditado a Paul e Linda McCartney,  Ram  alcançou o número 1 no Reino Unido e permaneceu no Top 10 dos EUA...