quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Entrevista com Steve Earle: O Retorno do Fora da Lei

 

Esta entrevista foi originalmente publicada por Best Classic Bands em 2017.

Steve Earle está chateado. Não seria a primeira vez.

Quando ele vê outros cantores se referindo a si mesmos como “bandidos”, ele começa a se irritar. Earle , Willie Nelson, Waylon Jennings e alguns outros eram os verdadeiros foras da lei quando isso significava alguma coisa. Ele está aqui para retomar o termo com um álbum recente.

So You Wannabe an Outlaw , lançado em 2017, pela Warner Bros. Records, “é realmente sobre redefinir o termo 'fora da lei'. Hoje em dia é sobre pessoas sendo fodidas e ' yee-haws '. Não era disso que se tratava a música fora da lei”, disse Earle. “Era sobre liberdade artística e fazer discos do jeito que eles queriam.”

So You Wannabe an Outlaw aceita o desafio, com Earle canalizando seu eu anterior e sua atitude dos últimos dias em uma música desafiadora. Ele ainda está cantando para os pequeninos, pessoas que cometem erros, têm seus corações partidos ou se sentem deixados para trás.

Ainda assim, ele continua difícil de definir, embora Earle, nascido em 17 de janeiro de 1955, tenha sido uma presença constante na composição por mais de três décadas. Mesmo quando sua vida bem narrada estava cheia de turbulências – drogas, prisão, divórcios – as composições permaneceram consistentemente fortes com um álbum a cada um ou dois anos.

Steve Earle hoje

So You Wannabe an Outlaw ecoa fortemente seu brilhante álbum de estreia Guitar Town e acontece que não é por acaso. Earle o considera uma “sequência filosófica” daquele álbum de 1986.

Quando ele gravou Guitar Town , Earle explicou: “Eu estava tentando emular um disco de [Waylon Jennings] chamado Honky Tonk Heroes feito 13 anos antes de Guitar Town . Não haveria Guitar Town sem Shotgun Willie e Honky Tonk Heroes . Esses caras estavam descobrindo que os caras do rock estavam conseguindo fazer coisas que eles não conseguiam fazer. Eles queriam mais controle artístico. Era disso que se tratava o 'movimento fora-da-lei'. Eu me identifiquei com a mesma coisa. Quando cheguei lá em 1974, era isso que estava acontecendo.”

A preparação para o álbum de 2017 foi moldada por Earle fazendo a turnê do 30º aniversário do álbum Guitar Town , trabalhando em um álbum com o cantor e compositor Shawn Colvin e fazendo seu álbum de blues acústico, Terraplane . Tudo parecia levar a revisitar a sensibilidade de composição de Guitar Town .

Ouça "Lookin' for a Woman" de So You Wannabe an Outlaw

Earle revisita temas familiares cheios de angústia, mas consegue dar uma nova voz a eles. O corte do título é sobre a rotina da estrada e a solidão que a acompanha. “Fixin' to Die” é propriamente apocalíptico em seu tom; “Notícias do Colorado” é vago em seu sentido de desgraça; e “Sunset Highway” ainda mantém vivo o sonho “Someday” de seguir em frente e encontrar um lugar melhor.

Guitar Town de Steve Earle , 1986

“Onde eu consigo? Eu não sei,” Earle meditou. “Sempre soube que esse trabalho era sobre empatia. Eu sou muito sortudo e tenho sido por um longo tempo. Levei muito tempo para conseguir um contrato com uma gravadora e ter sucesso, mas tive mais sorte do que muitas pessoas. Eu gostava do que estava fazendo. Eu não precisava 'encontrar a mim mesmo'. Eu sabia o que eu era quando tinha 12 anos. É sobre sua experiência, mas a parte que é universal com a qual outras pessoas podem se relacionar”, acrescentou. “Little Rock 'n' Roller” de seu álbum de estreia imediatamente tocou os fãs e colegas músicos.

“As pessoas não querem ouvir você sentir pena de si mesmo”, disse Earle sobre sua vida de viajante. “Os caminhoneiros podem se identificar porque estão sempre viajando e longe dos filhos. Uma das primeiras coisas que Johnny Cash me disse foi dizer que gostava de 'Little Rock 'n' Roller.' Eu posso entender por que Johnny se relacionou com isso. Mas os caminhoneiros também se relacionavam com isso. Eles achavam que Guitar Town era um álbum de direção de caminhão.”

“If Mama Could Have Seen Me” foi escrito sob encomenda para o programa de TV Nashville . Como as músicas de James Taylor escritas para Studs Terkel nos anos 70 (“Millworker” e “Sleep Come Free Me”, músicas com as quais Earle está intimamente familiarizado), Earle gostava do desafio de escrever sob encomenda – e escrever uma música de arrependimento de um cela de prisão é algo com o qual ele estava familiarizado.

Steve Earle em uma foto promocional inicial

“É muito mais fácil. É uma maneira de escrever”, disse Earle. “Algumas coisas vão ser escritas de qualquer maneira. Estou escrevendo algo para Joan Baez agora. É uma música muito boa. Provavelmente vou gravar também. Eu gosto de escrever coisas para televisão e filmes se a televisão e os filmes forem bons.”

O musical off-Broadway Samara também colocou Earle, um aficionado por teatro, no palco como ator. Durante os ensaios, ele fez um papel de substituto como o narrador e diretor Richard Maxwell o convenceu a assumir o papel.

“Acabei de escrever uma música que talvez nunca grave. É para uma peça em que estou”, disse ele. “Fui enganado para interpretá-lo como ator. Cheguei a uma das oficinas e eles disseram: 'Você se importa de ler as instruções do palco?' É como a parte do gerente de palco em Our Town . É uma merda assustadora. Já fiz isso no cinema e na televisão, o que é muito mais fácil.”

So You Wannabe an Outlaw vem depois de um longo período de colaboração, não apenas com a peça, mas com o álbum Colvin & Earle de 2016 com o amigo de longa data Colvin. Apesar das décadas de composição em seu currículo, ele não se sente nem perto de terminar. Ele não precisa ir muito longe para se inspirar.

“Só estou tentando ficar longe de problemas. É outra coisa como um projeto especial que mantém você interessado”, disse ele. A maior tarefa do momento é escrever sua autobiografia, que o obriga a relembrar o mau comportamento, sete divórcios e outras fragilidades que tanto paralisaram quanto alimentaram sua carreira.

"Este livro de memórias é a coisa mais difícil que já fiz", disse ele. “Todo dia eu tenho que me levantar e escrever sobre mim, e às vezes eu simplesmente não quero.”

Ele ri.

“Talvez parte disso seja preguiça. É só continuar”, disse ele. “Quando você envelhece, você precisa se esforçar um pouco mais para manter as coisas vitais. Comecei a praticar ioga aos 61 anos porque precisava. Ainda tenho que viajar algumas centenas de dias por ano porque tenho pensão alimentícia para pagar. E um garotinho (seu filho autista, John Henry). Ninguém pode me acusar de não ser otimista. Tenho mais de 60 anos e um filho de 7 anos!”

Assista Steve Earle and the Dukes tocando a faixa-título do álbum de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

The Beatles - "A Hard 's Night" (1964)

  "Pouca gente se dá conta, mas este disco é uma trilha sonora." Bom, como vocês podem ter notado, sou uma pessoa que dá bastante ...