quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Julian Taylor – Beyond the Reservoir (2022)

 

Julian TaylorBeyond the Reservoir , a última oferta de Julian Taylor é intitulada para um lugar chamado St. Clair Reservoir, onde ele costumava frequentar quando adolescente em Toronto. Ele segue seu álbum inovador de 2020, The Ridge , com muitos dos mesmos músicos, incluindo o jogador de pedal steel Burke Carroll, Miranda Mulholland no violino e Derek Downham no bandolim, ukulele e banjo. O álbum traça um movimento para a adolescência e a idade adulta com temas de identidade (ele é da herança Mohawk e das Índias Ocidentais), perda, tristeza, resiliência, esperança e redenção, com base nos quatro elementos relacionados à humanidade.
Ele abre com o balanço suave de sete minutos de Moonlight, um reflexo de um ponto de virada em sua vida (“Na esquina da Avenue Rd e…

MUSICA&SOM

…Eglinton/Havia uma delicatessen no lado noroeste da rua/Encontrei minha tia lá no meu aniversário de 21 anos para comer alguma coisa/Esse foi um momento que mudou quase tudo”) onde “ela me entregou um anel de prata com um pedra/Uma que eu peguei na praia há quase vinte anos”, provocando a transição de sua juventude inquieta (“Lar brilhou ao amanhecer além do Reservatório/E eu fui algemado ao banco de trás do carro de um policial/Eu estava preso algumas vezes, mas o verdadeiro crime são todos os amigos que eu enterrei”) e a percepção de que “a tristeza e a dor, e todo amanhã … a dor e o sofrimento, a esperança de recuperação nos faz quem somos”.

Há um tom mais sombrio para o Murder 13, que se passa em 2005, fala de tráfico de drogas na escola, se relaciona e é cantado na voz de um desses amigos enterrados, inicialmente aparecendo como um devaneio nostálgico. (“Você se lembra da festa de Kay? No primeiro ano os gaios azuis venceram / como você pôde esquecer aquele home run que venceu o jogo de Joe Carter?”) antes que o narrador peça a um amigo para fazer uma queda, (“Pense nisso” s'all você disse/Foi quando nossos caminhos se descruzaram”), terminando na arrepiante linha final quando ele comenta “Meu nome é Alex… eu era o assassino treze”.

Há uma nota agridoce em It Hurts (Everyone Was There), uma lembrança de ir ou tocar em shows locais (“Eles viriam para a música e para ver velhos amigos/Talvez até conhecer alguém novo/Em outra vida, isso é o que costumávamos fazer”) contrabalançado com arrependimento na linha “não parece que perdemos o contato… Perdemos o contato?”

Contado, montando uma batida constante de bateria e cores de pedal steel, o folclórico e melodicamente contagiante Wide Awake traz à mente aquelas primeiras comparações de James Taylor quando ele fala de seus pais (“Meu pai nasceu nas ilhas, minha mãe nasceu no as costas da grande tartaruga/Eles rezavam por mim quando eu saía à noite/Pelo menos esse é um dos rumores que eu ouvia... Eles fizeram o seu melhor e fizeram isso pela liberdade/Eles fizeram tudo o que podiam por mim” ) e lembranças (“as melhores fotos nunca são tiradas/Ficam todas guardadas na memória”) da infância (“Nós íamos à igreja todos os domingos. corria por aquela casa com meus primos. Adorávamos correr”), como ele procura reconciliar de vez em quando (“Agora, enquanto estou tentando estar presente, ainda estou perseguindo sombras do meu passado”) .Há um júbilo quando ele canta: “E agora… estou bem acordado, atribuo todos os meus erros, e todas as mágoas que tive que enfrentar e todas as escolhas que tive que fazer Minha vida".

Ele canta sobre “uma abundância de esperança que se encontra nos oceanos do tempo”, e que encontra expressão em Seeds, uma música pungente inspirada na descoberta de uma vala comum não marcada de 215 crianças indígenas na Kamloops Indian Residential School em maio de 2021, encontrando algo positivo na tragédia (“Eles tentaram nos enterrar, mas não sabiam que éramos sementes”) e que “De alguma forma, tudo eventualmente sonha algum dia”.

A história deles é revisitada na imagem dos “corpos de crianças em túmulos escondidos não marcados”, outra longa faixa, com slides e tambores, Stolen Lands novamente enquanto ele aborda a história de colonização e escravidão do país (“Uma família teve suas terras roubadas /O outro foi roubado de sua terra e aqui estou”), lembrando outra tragédia próxima de casa (“Conheço uma mulher negra que senta na cadeira da escrivaninha / Às vezes ela chora sentada lá porque o medo se tornou seu pior pesadelo / Ela chora porque seu único filho foi morto por uma espingarda/Outra tragédia sem sentido desencadeada pela brutalidade policial”) e privação cultural (“Conheci um velho que sentava em sua poltrona/Às vezes à noite eu o pegava chorando sentado ali/Ele chorou porque quando criança falava sua língua e depois perdeu a voz e parte de sua própria linhagem”).O refrão brilhantemente evoca Guthrie para voltar suas palavras enquanto canta: “Esta terra é sua terra e esta terra é minha terra/Esta terra foi feita para você e para mim/Uma má escolha de palavras de Woody Guthrie/Esta terra foi levado e agora todo mundo vê”.

A liricamente metafórica I Am A Tree ecoa o tema subjacente de Seeds, baseando-se na natureza para trazer calma e ar de orgulho e segurança na simples declaração: “Eu sou uma árvore / fui plantada para ser livre / cresci simplesmente ser/Porque eu sou uma árvore” ao abordar a herança (“Crianças sobem em cima de mim/Eu passo todo o conhecimento que eu sei”) e resistência em face das tribulações (“Eu enfrento a tempestade ao meu redor/Muitos tentaram para me derrubar... Cada vez que alguém me tocar, viverei para sempre em sua memória”).

Arranjado para piano e cordas com as letras referenciando Hendrix, Stephen Stills, Catcher In The Rye e até Shambhala: The Sacred Path of the Warrior, um livro de iluminação budista e seguindo a bondade em vez da agressão, Moving é uma canção simples, melancólica e melancólica. daquele momento inevitável (“Não há nada de estranho nisso/É apenas a ilusão do tempo e sem ele estaríamos parados”) em que você tem que deixar ir (“Caixas de 45 em breve seriam carregadas pela porta”) sair o passado para trás (“A chama não estava completamente apagada, mas a verdade estava sem dúvida… Na minha cabeça eu vejo tudo, fotos de sua família na parede. Houve um tempo em que eu também estava lá / A pintura em a sala era bege/Nós brigamos pela mudança de cor por dias”) e embarcar no próximo passo em sua jornada.

Ele termina com o ritmicamente embaralhado, otimista, construindo eufórico Opening The Sky, o título uma tradução literal do nome Mohawk de seu avô (Tahoronhianent) e escrito como palavras de conselho e encorajamento semelhantes a Desiderata para sua filha (as palavras “luz brilhante neve” são uma tradução de seu nome) que ela pode superar quaisquer obstáculos: “Tenha cuidado, sempre diga por favor, mas não se curve a ninguém / Floresça onde você está plantado e não tome nada como garantido / As coisas boas não venha fácil/Não espere que eles venham/O vento irá guiá-lo... Faça muitas perguntas e sem nenhuma dúvida nunca duvide de si mesmo...Em um mundo que pode não te ver por tudo o que você é, nunca esqueça que você tem tanto potência".

Um álbum impregnado de dores de crescimento profundamente pessoais que tocam sentimentos universais, raiados de tristeza e alegria, angústia e esperança, tocando o espírito confessional e as emoções ressonantes de um Springsteen ou Browne, confirma Taylor como uma das melhores vozes da música americana contemporânea. música folclórica.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

John Lennon & Yoko Ono - Double Fantasy (1980 UK)

 O locutor comentou a notícia: John Lennon havia sido assassinado. Na hora anterior à abertura do refeitório do Colégio Mayor para o café da...