sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Leonard Cohen: Novo documentário e LP iluminam a origem de 'Hallelujah'

 

A Sony Music Entertainment está lançando o que descreve como “o primeiro álbum de carreira” do compositor/músico/poeta Leonard Cohen. Composta por 17 faixas da extensa carreira de Cohen, a antologia  Leonard Cohen: Hallelujah & Songs from His Album s ,  apresenta uma apresentação ao vivo inédita de "Hallelujah" do Festival de Glastonbury de 2008. (Veja a lista completa de faixas abaixo.)


O álbum foi lançado em 14 de outubro de 2022, em CD e vinil azul translúcido de edição limitada (2LP).

Esta coleção, de acordo com um comunicado de imprensa da Sony, é uma peça complementar do novo documentário  HALLELUJAH: Leonard Cohen, A Journey, A Song,  que estreou em 12 de junho no Festival de Cinema de Tribeca e também foi uma seleção oficial no Festival de Cinema de Veneza 2021. e 2021 Festival de Telluride. O filme é descrito como “uma exploração definitiva do cantor e compositor visto através do prisma do hino de renome internacional de Cohen , 'Hallelujah'”.

Ouça a performance de Glastonbury de “Hallelujah”

Aprovado para produção por Cohen pouco antes de seu 80º aniversário em 2014, o filme acessa uma riqueza de materiais de arquivo nunca antes vistos do Cohen Family Trust, incluindo cadernos pessoais de Cohen, diários e fotografias, filmagens de performance e gravações de áudio extremamente raras e entrevistas.

Assista ao trailer de HALLELUJAH: Leonard Cohen, A Journey, A Song

Do anúncio: “O documentário de longa-metragem contém testemunhos comoventes de amigos pessoais de Leonard, como Adrienne Clarkson e Larry 'Ratso' Sloman, e artistas para quem 'Hallelujah' se tornou uma pedra de toque pessoal, como Judy Collins, Brandi Carlile e Rufus Wainwright.

Ouça “Suzanne” de Cohen, uma faixa de Leonard Cohen: Hallelujah & Songs From His Albums

O livro de 2014 do autor Harvey Kubernik, Leonard Cohen, Everybody Knows , foi impresso em seis edições em língua estrangeira. Kubernik escreve: “Muito antes do renascimento comercial e da adoração da mídia a Leonard Cohen começar, eu estava no térreo de sua expedição literária e musical. Numerosos livros sobre Cohen neste século utilizaram minhas entrevistas de catálogo de 1974, 1976 e 1978 com permissão.

“Após a morte de Cohen em 7 de novembro de 2016, aos 82 anos, logo após o lançamento de seu 14º álbum, o intransigente e urgente You Want It Darker, fui convidado para DJ convidado na estação de rádio de rock clássico de Los Angeles, KWSD. A transmissão foi ao ar em janeiro de 2017. O estúdio dava para a rua na área do distrito de Mid-Wilshire, onde Cohen morava em um duplex. Dediquei 'Aleluia' a ele.

“Voltando décadas antes disso, eu estava no campus da UCLA em Westwood, Califórnia, quando Cohen apareceu em 1970 no Royce Hall. Michelle Phillips do Mamas and the Papas foi uma das cantoras de Cohen naquela noite.

Livro Leonard Cohen: Todo mundo sabe , de Harvey Kubernik

“Mais tarde, participei de um encontro fascinante de Cohen em 1974 no centro de Los Angeles, no Dorothy Chandler Pavilion. Ele deve ter feito quatro bis. Cohen virou-se para os músicos, pegou um livro do bolso e começou a ler poesia enquanto a banda dançava atrás dele. Eu não via nada parecido desde um show do Doors em novembro de 1968 no Inglewood Forum, quando Jim Morrison interrompeu a ação, na frente de 17.505 fãs, pediu um cigarro a um membro da platéia e começou a visualizar trechos de seu álbum. próximo livro de poesia The Lords and New Creatures .

“Fiquei bastante surpreso quando Cohen convidou todos na platéia nos bastidores para dizer olá. Apresentei-me a Cohen em um corredor. Eu perguntei a ele: 'Podemos fazer uma entrevista na próxima vez que você tocar em LA? Estou tentando ser jornalista musical e tenho que pagar o aluguel.' Ele respondeu: 'Tudo bem, meu amigo.'

“Em dezembro de 1974, um publicitário da Columbia Records conseguiu uma entrevista com Cohen no Continental Hyatt House em West Hollywood. Cohen estava no meio de um noivado de várias noites no Doug Weston's Troubadour em West Hollywood.

“Na tarde seguinte, conduzi minha primeira entrevista com Leonard Cohen para a Melody Maker . Seguem trechos.

***

“No começo, fui treinado como poeta lendo em inglês, poetas como Lorca e Brecht, e pelo revigorante intercâmbio entre outros escritores em Montreal na época”, disse Cohen.

“Minhas músicas costumam lidar com uma crise moral. Muitas vezes me sinto parte dessa crise e tento relatá-la em uma canção. Há uma linha em um poema que escrevi que resume isso perfeitamente: 'Minhas traições são tão recentes que ainda vêm com explicações.' Quanto ao uso de personagens bíblicos em canções como 'História de Isaac' e 'Joana d'Arc', não foi uma questão de escolha. Estes são os livros que me foram colocados à mão quando desenvolvia os meus gostos literários.

“Não tenho reservas sobre nada do que faço. Sempre toquei música”, continuou Cohen. “Quando eu tinha 17 anos, fazia parte de um grupo de música country chamado Buckskin Boys. A escrita veio depois, depois da música. Deixei meu violão de lado por alguns anos, mas sempre inventei músicas. Eu nunca quis que meu trabalho ficasse muito longe da música. Ezra Pound disse algo muito interessante no ABC of Reading : 'Quando a poesia se afasta muito da música, ela se atrofia. Quando a música se afasta muito da dança, ela se atrofia.”

Ouça "I'm Your Man"

Sempre senti que a cola secreta da música de Cohen “Hallelujah”, tanto na forma demo quanto na gravação inicial, pode ser atribuída ao músico e multi-instrumentista/arranjador John Lissauer, que esteve muito envolvido no álbum de Cohen de 1974, New Skin para a Antiga Cerimônia.

Cohen em 1988 (de sua página da Wikipedia)

Em 1984, Cohen procurou Lissauer novamente e eles colaboraram juntos em canções que foram apresentadas no próximo álbum de Cohen, Various Positions , que abrigou a primeira oferta de varejo de "Hallelujah".

Em 2013, entrevistei Lissauer. Partes de nosso diálogo foram publicadas em Leonard Cohen, Everybody Knows. Sempre achei que Lissauer foi esquecido por suas contribuições essenciais aos direitos autorais de Cohen, que foram cantadas por inúmeros artistas e agora estão ainda mais imortalizadas por este filme de 2022, HALLELUJAH: Leonard Cohen, A Journey, A Song. Lissauer e eu discutimos as origens de “Hallelujah”.

“Na época em que ouvi 'Hallelujah', ainda estava em fase de formação”, disse ele. "Era cedo. E toda essa coisa de levar quatro anos para ser escrita, não acho que seja verdade. Eu ouvi quando tinha quatro versos e ele ainda não tinha terminado a música. Na verdade, eu o ajudei com os acordes e a estrutura da música. Foi um pouco colaborativo, mas não oficialmente. E eu nunca realmente pressionei por isso. Toquei no piano e ele disse: 'Oh. Eu amo essa sensação.' Então, mudei de seu pequeno 6/8 para o que se tornou naquele álbum.

“Leonard está mais velho e sua voz está ficando cada vez mais baixa. Na verdade, a chave em 'Hallelujah' era assustadora. Se você ouvir aquela gravação, está nas profundezas. E é surpreendente.

“Eu encontrei um estúdio para ele, Quadrasonic em Midtown [Manhattan]. Montei a banda. E eu trouxe Anjani Thomas. Então, Leonard e eu sentamos no estúdio e ele tocou para mim o que se tornou o começo de 'Hallelujah'.

“Quando começamos a gravar 'Hallelujah', não era, 'Caramba. Isso vai ser isso.' Foi muito bom e seria muito poderoso. Estávamos construindo enquanto avançávamos. E não foi até três quartos do fim que todos dissemos: 'Cara santa. Esta é uma canção fundamental.'

“Eu disse a Leonard na época: 'É este. Isto é o que estávamos esperando. Este pode ser o seu melhor disco, Leonard. Entre 'Dance Me to the End of Love', 'If It Be Your Will' e 'Hallelujah'. Isso vai romper e tocar as pessoas neste país.'

“Ele até tinha uma qualidade do tipo 'aqueles eram os dias'. E eu trabalhei para fazer disso um hino junto com a música. E funcionou muito bem.”

“Aleluia” também tinha uma qualidade de oração. Aparentemente, a Columbia Records ouviu apenas a dor e nada da alegria que Leonard e seu produtor identificaram. O imperioso chefe da gravadora, Walter Yetnikoff, odiou o álbum.

“Levamos isso para Walter Yetnikoff”, lembrou Lissauer. “Leonard e Marty Machat [advogado/empresário de Cohen] foram lá e tocaram o álbum para ele. Eu estava lá, mas não sentado na sala. Eu estava esperando Yetnikoff dizer que isso era exatamente o que a Columbia queria. E, em vez disso, ele apenas diz: 'É terrível. Não é lançável. Não sei o que é isso.

“Eu assumi que este álbum estava morto. Eu realmente pensei que tinha arruinado esse cara”, disse Lissauer.

O álbum foi licenciado internamente para o selo independente Passport Records e afundou sem deixar vestígios. As afiliadas da CBS na Europa tiveram algum sucesso com isso. Cohen pegou a estrada novamente; tocar ao vivo seria sua própria recompensa.

Muitos anos depois, a música alcançaria Cohen e seus ouvintes mais dedicados. Escondido no lado dois de Várias Posições estava um pequeno milagre; a canção “Hallelujah” se tornaria, com o tempo, parte essencial da paisagem cultural, um novo padrão abraçado por cantores de todos os gêneros, um hino para o mundo pós-secular em busca de libertação.

Em dezembro de 2008, três versões da composição de Cohen "Hallelujah" ocuparam as paradas de singles do Reino Unido simultaneamente: Jeff Buckley e Alexandra Burke nas duas primeiras posições, e. O próprio Leonard Cohen em #36.

Durante minha entrevista de 2013 com Lissauer, revisitamos o impacto global de “Hallelujah”.

“A música tem vida própria”, disse ele. “Muitas vezes é nas apresentações de outros artistas. Isso é apenas coisas mágicas. Você não pode planejar isso. Buckley's é ótimo, kd lang's. também. Eu ouvi alguns que são bobos por alguns tenores. Já ouvi algumas versões gospel que não me agradaram. Com toque de R&B. Quanta alma podemos colocar nisso? Mas, você sabe, há muita solidão nisso. Alguém acabou de me enviar algumas versões folclóricas simples, que são lindas.

Ouça o cover de Jeff Buckley para “Hallelujah”

“Quando Leonard estava fazendo sua primeira coisa no Madison Square Garden em Nova York, cerca de cinco ou seis anos atrás, eu fui com alguns amigos e minha nova esposa Lillian. No sistema de alto-falantes da Grand Central Station e do Madison Square Garden, eles estão tocando minha gravação de 'Hallelujah' em um loop. É a coisa mais alta que você já ouviu. Então, estamos parados lá e todos estão paralisados. Olhando para os alto-falantes e chorando e aplaudindo. E eu estou parado ali, apenas um cara ouvindo essa conquista que era desconhecida para sempre. E foi realmente algo. Isso quase valeu o preço do ingresso.

“Uma das razões para sua popularidade e audiência mundial que continua a se expandir,” continuou Lissauer, três anos antes da morte de Cohen, “[foi que] Leonard é o performer e artista mais comprometido. Quer dizer, ele é o mais sério e sincero. Ele nunca perde a concentração. Ele assume a responsabilidade por suas coisas. E ele só ficou mais generoso e mais completo. E agora, ele está deixando o Cohen completo sair. Antes, costumava ser apenas um pouco do lado negro. Agora, como ele diz, ele está deixando a luz brilhar. E o humor, a humanidade e o brilho ainda estão lá. É muito mais completo.

“E é menos planejado e mais espontâneo do que nunca. Seu corpo de trabalho é ridículo. É realmente. Leonard é um daqueles artistas que foi brilhante, mas simplesmente não pegou muito bem.”

Leonard Cohen: Hallelujah & Songs From His Albums Track List

Hallelujah (Live at Glastonbury 2008)
Suzanne
Bird on the Wire
Famous Blue Raincoat
Chelsea Hotel #2
Who by Fire
Dance Me to the End of Love
I’m Your Man
Anthem
The Future
In My Secret Life
Recitation w/ N.L. (A Thousand Kisses Deep)
Show Me the Place
Come Healing
You Got Me Singing
You Want It Darker
Thanks for the Dance

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Toad - Tomorrow Blue (1972 Switzerland, fantastic hard/blues rock - Japanese reissue)

01 Thoughts 02 Tomorrow Blue 03 Blind Chapman's Tales 04 Vampires 05 No Need 06 Change in Time 07 Three O'Clock in the Morning 08 Fl...