quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

John Fogerty fala sobre como escreveu 'Proud Mary'

 

Fogerty orgulhosamente exibindo seu livro de composição original

Ele escreveu algumas das composições mais duradouras do rock clássico, para Creedence Clearwater Revival e sua própria carreira solo. Em 30 de setembro de 2017,  John Fogerty compartilhou em sua  página do Facebook que o dia marcou o 50º aniversário do início de sua escrita, uma de suas melhores.

“Hoje é um dia muito importante na minha vida”, diz ele. “Cinquenta anos atrás, no verão de 67, fui dispensado do serviço ativo na Reserva do Exército. Cheguei em casa na área da baía de São Francisco, bem no meio do verão do amor. Comprei um fichário e na primeira página escrevi as palavras 'Título da música'. E então me sentei e esperei que algo acontecesse.

“Depois de cerca de uma semana, finalmente tive uma inspiração e a escrevi em meu livrinho de música. A inspiração foram as palavras 'Proud Mary'. Eu não escrevi a música imediatamente. Alguns meses depois, logo quando recebi minha dispensa honrosa do Exército, fiquei tão feliz e empolgado que corri para dentro de casa e comecei a mexer no meu Rickenbacker e alguns acordes se juntaram e algumas palavras se juntaram e percebi que estava escrevendo uma música sobre um barco no rio.

“Peguei meu livrinho de canções, abri-o e logo na primeira página estavam as palavras: 'Proud Mary'. E, caramba, decidi que esse é o nome do barco!”

Não foi até janeiro de 1969 que "Proud Mary" foi lançado como single de seu segundo álbum, Bayou Country . Tornou-se a primeira das cinco canções do CCR a alcançar o segundo lugar no Hot 100. (Embora tenham marcado nove hits no Top 10, eles nunca ganharam o primeiro lugar.) Em 2005, Fogerty foi introduzido no Songwriters Hall of Fame.

Pronto para cantar junto com o vídeo da letra?

Fogerty continua em turnê. 

Assista Creedence tocar a música no  The Ed Sullivan Show em 9 de março de 1969, quando o single estava chegando ao Hot 100

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Pete Townshend - Who Came First (1972)

  Pete Townshend  (nascido em 19 de maio de 1945) é um guitarrista, cantor e compositor inglês. Ele é cofundador, líder, principal composito...