sábado, 3 de dezembro de 2022

Mark Lindsay, Hal Blaine e o hit nº 1 dos Raiders, ‘Indian Reservation’

 

Mark Lindsay, na capa de seu LP solo de 1970

Após a morte da lenda da sessão de gravação Hal Blaine em 11 de março de 2019, muitos dos artistas que fizeram gravações com os músicos de sessão de Los Angeles conhecidos como Wrecking Crew compartilharam histórias sobre como trabalhar com o baterista. Um desses músicos é Mark Lindsay , mais conhecido como o vocalista principal de Paul Revere and the Raiders

Em um período de 1965-1971, os Raiders, com Lindsay nos vocais principais, ganharam 11 singles no Top 20, incluindo um par de sucessos nº 4 de 1966, "Kicks" e "Good Thing". Em 1971, eles ganharam seu único hit nº 1 com "Reserva indígena (o lamento do índio da reserva Cherokee)".

Enquanto se apresentava na turnê Happy Together 2018, Lindsay teve o que ele chama de “alguns episódios de tontura no palco”. Após o término do passeio, ele marcou um exame físico e, a caminho da consulta, desmaiou e sua esposa, Deb, dirigiu até o pronto-socorro. Acontece que parte de sua “fiação” estava desgastada e ele não estava recebendo oxigênio suficiente. Um marcapasso foi instalado.

Best Classic Bands falou com Lindsay , onde ele está aproveitando o sol da Flórida e ele nos disse: “Eu realmente me sinto 10 anos mais jovem do que quando isso aconteceu.” Ele comemorou seu 80º aniversário em 9 de março de 2022.

Em 1971, Lindsay estava procurando material para um novo single de Mark Lindsay. O chefe de A&R da Costa Oeste da Columbia Records, Jack Gold, chamou-o: “Tenho seu próximo single”, sugerindo “Reserva indígena”.

A música foi escrita por John D. Loudermilk, que também escreveu "Tobacco Road" e "Then You Can Tell Me Goodbye". Lindsay ficou intrigada; o livro Bury My Heart at Wounded Knee foi um best-seller atual do NYT e o próprio Lindsay é parte Cherokee.

Com a produção de Lindsay - seu produtor usual, Jerry Fuller, não estava disponível - os membros do Wrecking Crew foram selecionados para a sessão por Artie Butler, que organizou as paradas e tocava piano e órgão; Al Casey na guitarra; Vic Feldman em vibrações e vibraslap; e Carol Kaye no baixo.

Na bateria estava Hal Blaine. “Hal sempre foi o primeiro músico a chegar ao CBS Studios em Hollywood quando tínhamos uma data de gravação”, lembra Lindsay. “E lá estava ele, mais uma vez, primeiro em cena para a sessão 'Reserva Indígena'.

“Cheguei logo depois dos engenheiros e estava muito nervoso porque nunca havia me produzido antes, e esse seria um disco de Mark Lindsay.”

Glen Campbell (à direita) com o baterista Hal Blaine em uma sessão do Wrecking Crew (Foto: Arquivos de Denny Tedesco; usado com permissão)

Ele continua: “Havia uma infinidade de baterias montadas e microfonadas, e Hal estava ajustando seu kit. Ele me viu na cabine e acenou para que eu saísse no andar do Studio A, a grande sala da CBS. Hal estava muito animado. 'Desenterre isso, cara!' ele disse, mostrando-me a nova configuração. 'Acabei de mandar fazer e mal posso esperar para experimentá-los!'

“Junto com seus tons pequenos, médios e de chão, ele tinha um rack de sete tons em um tubo curvo que se estendia ao redor de seu kit para a direita. 'Olha, cara! Eu posso fazer uma oitava e meia!' E ele me mostrou enquanto percorria o kit.

"Uau!" Lindsay respondeu. “Isso é muita bateria. Espero que possamos usar alguns deles hoje.

“Fizemos algumas revisões e houve algumas partidas e paradas, pois os jogadores queriam esclarecimentos sobre algumas notas aqui e ali em seus gráficos. Quando tudo foi resolvido, eu disse: 'Enrole a fita!' e marcou a tomada 1. Artie contou e lá fomos nós.

“Quando chegamos ao primeiro refrão, havia um preenchimento de 2 compassos para a bateria. Não acho que Artie tenha escrito os preenchimentos, deixando isso para Hal e seu gosto impecável. Hal tocou 4's em seu chimbal e pratos no primeiro compasso e meio, e preencheu a última metade do segundo compasso com tons-tons.

“Eu gritei: 'Pare a fita!' e apertou o botão de resposta. 'Hal, você pode tocar 4 no primeiro compasso, mas preencher todo o segundo compasso?' “Começamos o Take 2 e Hal jogou de acordo. Parei a fita novamente. 'Hal', eu disse, 'quando chegarmos a essa seção desta vez, preencha os dois compassos... e use quantos tons quiser!'”

Depois que os músicos saíram, diz Lindsay, ele e Butler estavam ouvindo a reprodução. “Eu disse a ele: 'Acabou rápido demais. Precisamos de algum tipo de final dramático como o órgão em “Society's Child” de Janis Ian. Ele disse: 'Por que não usamos isso?' Eu disse a ele que não podemos simplesmente roubar isso. Ele disse: 'Não se preocupe com isso. Eu fiz aquela sessão; esse é o meu lick, cara!'”

Após a sessão, eles trouxeram cantores de fundo e adicionaram cordas, mapeadas por John D'Andrea.

“Quando terminamos, pensei que era a melhor coisa desde o pão de forma, mas me perguntei se estava sendo objetivo. Seria o maior disco rígido ou o maior sucesso.

“O resultado - com a excelente bateria de Hal - até hoje eu acho que 'fez' aquele álbum."

Este anúncio para o single apareceu na edição de 10 de abril de 1971 da Record World

O single, anunciado como Raiders, teve um início lento nas paradas. Estreou em 10 de abril, mas perdeu sua "bala" duas semanas depois. Ele continuou uma lenta ascensão nas paradas Record World e Billboard .

“Na mesma época”, diz Lindsay, Paul Revere fez uma viagem de moto pelo país. “Sempre que via uma torre de rádio, ele entrava e dizia: 'Você precisa tocar meu disco'. Paul entraria em contato com o representante local de promoção da Columbia. Ele deu a eles aquele gancho e, para seu crédito, eles se inclinaram para ele.

Em 29 de maio, ainda fazendo sua lenta ascensão, o single recuperou sua bala, em # 37. Quatro semanas depois, chegou ao Top 10. Finalmente, em 17 de julho, atingiu o primeiro lugar, onde permaneceu por três semanas.

Ouça Blaine fazer mágica em “Indian Reservation (The Lament of the Cherokee Reservation Indian)”

“Acabou se tornando o 45 mais vendido da história da CBS Records, e só foi superado anos depois por Michael Jackson com 'Billie Jean'”, diz Lindsay, orgulhosa.

O gráfico de 31 de julho de 1971, onde "Reserva indígena" foi o número 1 em sua 3ª semana

“Tive a sorte de estar presente naquele dia mágico em que Hal trocou as baterias para sempre. E estou convencido de que a adrenalina extra e a emoção de tocar o novo conjunto de bateria levaram Hal ao limite de uma grande performance para uma performance icônica.

“Hal Blaine, baterista. Que cara legal e que gato talentoso pra caralho. Ele era único e eu, junto com milhões de outros amantes da música, sentiremos sua falta para sempre.

“Sempre que você ouve um trovão que soa meio rítmico, provavelmente é apenas Hal. Continue jogando!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

DUANE EDDY – DANCE WITH THE GUITAR MAN (1962)

   De volta ao antro-bolha, deixo aqui a minha homenagem ao guitarrista americano Duane Eddy, pioneiro do rock and roll. O músico faleceu no...