sábado, 3 de dezembro de 2022

'Green River' do Creedence: Admita, você não conhece a letra


Por que a capa da foto não era verde? Pedindo um amigo...

John Fogerty tem uma maneira única de pronunciar certas palavras. Pegue a palavra “dobrar”, por exemplo. Quando ele canta em sua gravação de 1970 com o Creedence Clearwater Revival, “Up Around the Bend”, ele estende a palavra, dando-lhe um “e” forte em vez de um “e” suave.

Creedence lançou o álbum Green River em 1969, o segundo de três LPs de estúdio do grupo naquele ano, e o primeiro a alcançar o primeiro lugar. Nesse mesmo ano, eles começaram uma série de singles no Top 5 que ainda rivaliza com o sucesso de qualquer banda, incluindo clássicos favoritos do rock como "Proud Mary", "Bad Moon Rising" e "Down on the Corner". Provavelmente, você já ouviu centenas de vezes a composição de Fogerty de 1969, “Green River”, e a cantou dezenas de vezes no rádio do carro. Mas, considerando as imagens criativas de Fogerty e seu estilo vocal único, você conhece a letra real?

Bem, leve-me de volta para onde a água fria flui, sim… Hmm… conhecia o começo, mas não a parte da “água fria”…
Deixe-me lembrar de coisas que eu amo… Quase sabia disso…
Parando no tronco onde o peixe-gato morde… O “ registro"??? Sério???
Caminhando ao longo da estrada do rio à noite,
Garotas descalças dançando ao luar. Ok, conhecia essas duas falas…

Eu posso ouvir o sapo me chamando. Acertei isso… Será que
minha corda ainda está pendurada na árvore…. Meio que já conhecia essa parte…
Adoro chutar os pés na água rasa. Tranquilo ...
Shoefly, libélula, volte para sua mãe.
Pegue uma pedra chata, pule pelo Green River. Tudo faz sentido agora.

No acampamento de Cody eu passava meus dias, oh... acampamento de Cody? Seriamente?
Com pilotos de carros planos e caminhantes de amarras cruzadas. Confiança zero agora…
Velho Cody, Junior me assumiu,
Disse, “Você vai descobrir que o mundo está fumegando. Ta brincando né?
E se você se perder, volte para casa em Green River. A confiança voltando…

Assista ao vídeo da letra de “Green River”, para ajudá-lo a decifrar completamente a grande música

Fogerty explica como a música surgiu. “Quando eu era bem jovem, minha família viajava para Winters, Califórnia. Tínhamos uma cabana lá e é um lugar onde aprendi a nadar e a pescar. Claro, libélulas e outras criaturas estavam na mistura. Muito do cenário e essas memórias entraram na música.

“Na rua onde eu morava tinha uma farmácia que tinha refrigerante. E uma das bebidas que eles faziam para você era um Green River. E eu olhei para o rótulo daquela garrafa de xarope quando eu tinha cerca de oito anos e disse: 'Vou guardar isso. Isso é importante.'"

Foi lançado como um single duplo A com "Commotion" em julho de 1969.

Vídeo bônus…  Assista a banda tocar seu hit no  The Andy Williams Show

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

STRAWBS ● Strawbs ● 1969 ● Reino Unido [Prog Folk]

A banda  STRAWBS  foi criada em 1964 como  STRAWBERRY HILL BOYS , enquanto os membros fundadores estavam no St Mary's Teacher Training C...