domingo, 11 de dezembro de 2022

Por que o Led Zeppelin fez testes com novos cantores após a reunião da O2


 Quando o Led Zeppelin apresentou seu  estrondoso show de reunião na Arena O2 de Londres em 10 de dezembro de 2007, completou um arco de redenção de décadas para os deuses dourados, que cerraram os dentes por meio de um punhado de mini-reuniões malfadadas nos anos desde a morte do baterista original John Bonham em 1980.

Também, finalmente, encerrou a vertiginosa saga do Led Zeppelin, já que Robert Plant recusou-se abertamente a participar de uma jornada de reunião completa com Jimmy Page , John Paul Jones e Jason Bonham e esmagou todos os rumores em contrário. "É frustrante e ridículo que esta história continue a aparecer quando todos os músicos que a cercam estão ansiosos para continuar com seus projetos individuais e seguir em frente", disse Plant em um comunicado no ano seguinte . "Desejo a Jimmy Page, John Paul Jones e Jason Bonham nada além de sucesso em qualquer projeto futuro."

Os antigos companheiros de Plant estavam menos dispostos a abandonar o projeto, no entanto, e em 2008, eles começaram a fazer audições discretas para cantores para ver se eles poderiam manter alguma iteração do Led Zeppelin.

O candidato de maior destaque era  o vocalista  do Aerosmith, Steven Tyler , cujas tensões da banda na época eram bem documentadas. Tyler - que tocou com o Led Zeppelin e os introduziu no  Hall da Fama do Rock & Roll  em 1995 ao lado de  Joe Perry - supostamente voou para a Inglaterra no verão de 2008 para percorrer uma série de clássicos do Zep e ver se valia a pena perseguir alguns mega-shows.

Assista Led Zeppelin Tocar 'Kashmir' na O2 Arena em 2007


Eu fui e toquei com Jimmy e o resto deles [no verão de 2008]", disse Tyler ao  Classic Rock . "Não era uma audição para estar no Zeppelin, era uma audição para tocar com o Zeppelin. Íamos tocar em alguns estádios. E então, enquanto eu estava lá, Jimmy falou comigo sobre talvez fazer um álbum. Fui para casa e pensei sobre isso por alguns dias, e voltei para ele e disse: 'Olha, Jimmy, você está em uma banda icônica e eu também. Não posso, de boa fé, deixar minha banda e estar em sua banda.'"

Tyler disse que tocou com o Zeppelin "o dia todo durante uma semana", e Page acabou oferecendo a oferta de fazer alguns shows juntos. “Eles me deixaram cantar todas as músicas que eu queria – 'Black Dog', 'Stairway to Heaven'. Mas foi apenas uma semana", lembrou. "E sim, Jimmy me pediu para fazer algumas coisas com ele. Mas eu não queria ser  Coverdale/Page . Além disso, imaginei que no tempo que levaria para fazer isso, eu poderia reunir minha própria banda."

Perry, no entanto, ouviu uma versão muito diferente da audição, que ele disse que Page descreveu como "cambólica". "Jimmy também disse que nem queria fazer um teste com Steven, mas o fez porque foi perseguido por seu empresário e também por seu antigo roadie Henry Smith", lembrou Perry em seu livro de memórias de 2014, Rocks: My Life In and Out of Aerosmith  . . "Quando falei com Henry, ele por sua vez disse que foi Steven quem o perseguiu para fazer Jimmy concordar com a audição. Henry não estava feliz por ter sido colocado no meio. Ele também não estava feliz por Steven ter perdido no primeiro dia da audição ou que, quando ele finalmente apareceu, ele estava embaraçosamente despreparado."

Assista Aerosmith e Led Zeppelin se apresentarem no Rock Hall Induction de 1995


Tyler acabou retornando ao Aerosmith, embora seus problemas não resolvidos tenham chegado ao auge em 2009, quando o cantor  caiu do palco em um show, forçando a banda a cancelar o resto de sua turnê de verão e, posteriormente, se internou na reabilitação. Rumores de um cantor substituto do Aerosmith abundaram, e as duas temporadas de Tyler no  American Idol fizeram pouco para amenizar as frustrações de seus companheiros de banda. O cantor finalmente se recompôs e, em 2012, o Aerosmith lançou um novo álbum,  Music From Another Dimension!

Um outro cantor visitou Valhalla em junho de 2008 para uma audição bem divulgada com o Led Zeppelin: o vocalista do Alter Bridge, Myles Kennedy, que se encontrou com as lendas do rock na véspera da apresentação de sua banda no Download Festival da Inglaterra. Kennedy recebeu um convite de Jason Bonham, com quem apareceu no filme  Rock Star de 2001 - apropriadamente sobre um cantor de banda de tributo que teve a oportunidade única de liderar seu grupo favorito.

Um Kennedy nervoso se reuniu com Page, Jones e Bonham e repassou vários clássicos, incluindo "Kashmir", "The Rain Song" e "No Quarter". Em seguida, os músicos veteranos lançaram algum material novo e inédito, sobre o qual Kennedy se espalhou. Após a sessão, Page e Jones levaram Kennedy até a estação de trem e colocaram suas cartas na mesa.

"Na viagem, Jimmy e John Paul me contaram o que estavam considerando", disse Kennedy à Classic Rock . "Era um novo projeto, não seria o Led Zeppelin, e eu estaria interessado em talvez cantar com eles? Minha resposta - e esta é a resposta mais idiota de todos os tempos - foi: 'Bem, sim, vocês são praticamente uma merda.' Eu não posso acreditar que eu disse isso."

Kennedy se encontrou com Page, Jones e Bonham mais uma vez em setembro de 2008, mas nada resultou das sessões. "Eles estavam apenas tentando descobrir o que estava acontecendo com todas as coisas do Led Zeppelin e tentando ver se toda a situação era apropriada", explicou. "Eu ouvi de seus gerentes alguns meses depois, e eles decidiram não fazer isso."

No entanto, ele não estava com dificuldade para trabalhar: ele contribuiu com os vocais para duas músicas na estreia solo homônima de Slash em 2010 e logo se tornou o cantor em tempo integral da banda solo do guitarrista.

Assista ao cover de Slash e Myles Kennedy de 'Immigrant Song'


O Led Zeppelin sempre foi notoriamente de boca fechada sobre o funcionamento interno da banda, então não está claro quantos cantores fizeram o teste para ocupar o lugar de Plant após a reunião da O2. Houve pelo menos um vocalista poderoso cujas perguntas ficaram sem resposta: a vocalista do Heart, Ann Wilson . “O Zeppelin sempre foi um clube para meninos”, disse Wilson à estação de rádio britânica Planet Rock em 2022. “Eu sei disso porque houve um minuto em que o boato era de que eles estavam fazendo testes para cantores e eu apenas joguei meu chapéu no ringue. Eu disse, 'estou aqui!' e eram grilos."

"Quem sabe o que aconteceu lá?" Wilson ponderou sobre o processo de audição. "Mas de qualquer maneira, quem iria querer contratar alguém que pudesse cantar como Plant? Eu não acho que era isso que eles gostavam, sabe? Eu não acho que eles querem que seja uma caricatura do Led Zeppelin."

Se Wilson nutria alguma má vontade pela falta de resposta, ela parecia ter superado isso em 2012, quando Heart e Jason Bonham apresentaram "Stairway to Heaven" no Kennedy Center Honors  e levaram Plant às lágrimas. E ela faria isso de novo em um piscar de olhos. "Hipoteticamente, se eles precisassem de um vocalista e Heart não estivesse ativo no momento, então, com certeza, eu precisaria", disse Wilson em 2014. "Eu iria tocar com Jimmy Page e John Paul Jones em qualquer dia da semana. ."

Assista ao cover de Heart e Jason Bonham de 'Stairway to Heaven'


No entanto, Wilson - e incontáveis ​​milhões de fãs do Zeppelin em todo o mundo - estão melhor comemorando o que aconteceu do que lamentando o que nunca deveria acontecer. "O Led Zeppelin acabou!" O empresário de Page, Peter Mensch, disse ao MusicRadar em 2009. "Se você não os viu em 2007, sentiu falta deles. Está feito. Não posso ser mais claro do que isso." Quanto às audições de cantores de curta duração, Mensch acrescentou: "Eles tentaram alguns cantores, mas nenhum deu certo. Foi isso. A coisa toda acabou completamente agora. Não há absolutamente nenhum plano para eles continuarem. Zero. Francamente, eu gostaria que todos parassem de falar sobre isso."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Os 10 melhores álbuns dos Slayer classificados

  Em 1983, o Slayer lançou seu álbum de estreia. Três anos depois, eles entraram no mainstream com "Reign in Blood", um álbum mata...