domingo, 25 de dezembro de 2022

The Doobie Brothers 'What a Fool Believes': por trás de seu hit # 1


Os Doobie Brothers estavam em uma situação precária no final da década de 1970. No meio da década, o co-fundador Tom Johnston, que dividiu a maior parte das composições e vocais principais com o colega membro original Patrick Simmons, deixou a banda devido a uma situação médica. Ele havia contribuído um pouco para o álbum de 1976, Takin' It to the Streets , mas a faixa-título de sucesso do LP foi escrita e cantada por Michael McDonald, um tecladista que os Doobies haviam adicionado à banda no ano anterior.

McDonald chegou até eles por meio de Steely Dan - ele era um membro da formação de turnê daquele grupo, mas então Steely Dan decidiu desistir completamente das apresentações ao vivo. McDonald deu as boas-vindas ao novo show com os Doobies e ficou surpreso quando, alguns anos depois, foi questionado sobre como se sentia ao se tornar o vocalista principal. Embora Livin 'on the Fault Line , o álbum da banda de 1977, tenha alcançado o top 10, não houve nenhum single de sucesso vindo dele, e era evidente para todos os envolvidos que a banda precisava de uma reinicialização. Sentiu-se que o canto emocionante do McDonald's e as habilidades de composição seriam apenas o ingresso.

Os Doobie Brothers em 1978. Linha superior da esquerda, John Hartman, Patrick Simmons; linha central da esquerda, Michael McDonald, Keith Knudsen; primeira fila da esquerda, Jeff Baxter, Tiran Porter (Foto cortesia da Warner Bros. Records)

Quando os Doobie Brothers começaram a trabalhar em seu próximo álbum em 1978, McDonald começou a pensar em novas ideias para canções. Ele tinha feito um pequeno trabalho em um, mas não havia muito ainda. Em uma nova entrevista realizada durante uma pausa na turnê de reunião dos Doobies em 2021, McDonald contou a história de Melhores Bandas Clássicas:

“'What a Fool Believes' é uma música que escrevi com Kenny Loggins. Curiosamente, essa é uma música que pode nunca ter sido escrita. Eu tinha um pequeno riff de piano e algumas letras no primeiro verso, e era só isso. Eu a tocava periodicamente para o [produtor] Ted Templeman, e ele dizia, 'Cara, você tem que terminar essa música porque estou te dizendo, é um sucesso!' Eu disse: 'Um dia desses, algo vai aparecer', e ele disse: 'Estou te dizendo. Termine essa música e vamos cortá-la com a banda.' A maioria das minhas canções são escritas sozinhas; Eu sempre tento deixar uma música ditar seu próprio futuro.

“Eu estava me preparando para escrever com Kenny Loggins pela primeira vez e marcamos um encontro em minha casa. Ele veio de Santa Bárbara e minha irmã soube que ele estava vindo para casa para escrever, então ela apareceu e decidiu que queria limpar minha casa. Sou um porco — tinha cinzeiros cheios de cigarros e garrafas vazias de Coca-Cola sobre o piano, latas de cerveja, cuecas sujas. Então ela está pegando meias do chão e eu estou tocando para ela pequenos trechos de coisas no piano que montei algumas horas antes apenas para ler as letras que escrevi em pedaços de papel em cadernos. Eu tinha pequenas coisas de piano na minha cabeça que eu estava trabalhando.

“Enquanto ela limpa os cinzeiros, eu digo: 'Ei, o que você acha de eu tocar isso para o Kenny?' Eu toquei aquele pequeno riff de 'What a Fool Believes', e apenas um pouco da letra, e ela disse, 'Não, eu não sei sobre isso. Isso soa como música de circo ou algo assim. Não sei se Kenny gostaria disso. Nesse exato momento, a campainha toca e ela entra em choque porque Kenny Loggins está na porta. Kenny tem tudo isso, sua guitarra, e eu disse: 'Vamos, cara, deixe-me ajudá-lo.' Peguei uma de suas guitarras. E ele disse: 'Antes de dizermos qualquer coisa, você estava tocando algo no piano quando toquei a campainha. Isso é algo novo?

“Eu disse: 'Na verdade, eu só estava tocando para minha irmã para ver se ela achava que era algo que eu poderia tocar para você, para saber sua opinião.'

“Ele disse: 'Fantástico. Quero trabalhar nisso primeiro. Então 'What a Fool Believes' é a primeira música que escrevemos.”

Este anúncio para o álbum apareceu na edição de 12 de maio de 1979 da Record World

A música foi gravada primeiro por Loggins em seu álbum Nightwatch no verão de 1978, mas não foi lançada como single. Os Doobie Brothers - naquele estágio formado por McDonald, Simmons, o guitarrista Jeff "Skunk" Baxter, o baixista Tiran Porter e os bateristas John Hartman e Keith Knudsen - então o cortaram para o álbum Minute by Minute , lançado em dezembro de 1978. O álbum alcançou # 1 na Billboard e lá permaneceu por cinco semanas. “What a Fool Believes”, escolhido como single, estreou na parada em janeiro, na 73ª posição, e em abril era o single nº 1 no país.


Mais tarde, recebeu os prêmios Grammy de Canção do Ano e Gravação do Ano, e continua sendo um eterno favorito em estações de rádio de vários formatos.

Não se sabe se Michael McDonald alguma vez pediu a opinião de sua irmã novamente.

Ouça a própria versão de Loggins da música.

Assista aos Doobie Brothers apresentarem “What a Fool Believes” no programa do Grammy Awards de 1979

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

CRONICA - MAHAVISHNU ORCHESTRA | Visions Of The Emerald Beyond

  A publicação em 1974 de  Apocalipse  pela Orquestra Mahavishnu mostrou, através da contribuição de uma orquestra bombástica, um guitarrist...