segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

FADOS do FADO...letras de fados...

 


Passado

António Calém / Armando Machado *fado cigana*
Repertório de Humberto Sotto Mayor

Ter-te em mim mas sem perfume
Queimado, queimado lume
Fogueira agora apagada
Cinza que foi chama ardente
Cinza dum amor ausente
Cinza apenas e mais nada

O calor que outrora deste
A chama que me acendeste
Para te cantar este fado
É hoje cinza apagada
Cinza, terra, pó e nada
E um sabor triste a pecado

E esse fim que julgo ter
Neste triste anoitecer
Sem luar e sem estrelas
São auroras doutros dias
Ainda mais tristes e frias
Porque já não posso vê-las



Sempre será a vida

Alexandrina Pereira / Alberto Correia *fado solene*
Repertório de Deolinda de Jesus


As palavras que chegaram
Ao livro por escrever
Todas elas me chamaram
Ao sonho do meu viver

Nas páginas onde deixei / As promessas por cumprir
E nas frases que inventei / Um mundo por descobrir

E assim fui inventando / Os meus sonhos e os meus dias
Nessas folhas fui deixando / Tristezas e alegrias

Sempre assim será a vida / Como um livro inacabado
E em cada hora vivida / É escrever o nosso fado



Para um fado de Coimbra

António Calém / Alvaro Duarte Simões *meia noite e uma guitarra*
Repertório de Fernando Gomes


Se choras de pura mágoa
Junto à linha do horizonte
Chora como as gotas de água
Que vão caindo da fonte

Com elas dá vida à terra
Dá frescura a toda a gente
Sê como o gesto que encerra
O lançar duma semente

Que a semente há-de dar sombra
No andar de mil estradas
Mas que não saibam que a sombra
Vem de lágrimas choradas


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Jackie McLean - New York Calling 1974

  A banda de Jackie McLean em New York Calling, a Cosmic Brotherhood, toca com paixão, fúria e inteligência intransigentes. O grupo, uma ger...