quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Sérgio Godinho

Sobe o Calor

Sérgio Godinho


Diz-me o que vais beber

Gelo para eu te aquecer

O que vais amar

Do meu corpo a pulsar

A flutuar

No teu rio que vai dar ao mar, amar


Diz-me o que vais beber

Gelo para eu te aquecer

O que vais amar

Do meu corpo a pulsar

A flutuar

No teu rio que vai dar ao mar, amar


Sobe o calor

Dá no peito

O amor é fogo que arde sem se ver

Refrigerar o interior deste corpo em chamas

Quando me amas de amor


Diz-me onde vais achar

O corpo onde vais perder

Onde vais buscar esse beijo para durar

A flutuar

No teu rio que vai dar ao mar, amar


Diz-me onde vais achar

O corpo onde vais perder

Onde vais buscar esse beijo para durar

A flutuar

No teu rio que vai dar ao mar, amar

O ar abafou noite dentro

Nosso respirar ao vento Sul

Agora esta tudo azul

Neste amor o tempo vai mudando a cor

E as formas (de amor)


Sobe o calor

Dá no peito

O amor é fogo que arde sem se ver

Refrigerar o interior deste corpo em chamas

Quando me amas de amor


Refrigerar o interior deste corpo em chamas

Quando me amas de amor


Sul, Norte, Campo, Cidade

Sérgio Godinho


Dizem no norte: os do norte é que são bons

dizem no sul: os do sul é que são bons

dizem no campo: nós é que somos os bons

dizem na cidade: nós é que somos os bons

bem, para isto não ficar

numa canção em dois tons

vou tentar abreviar

somos todos muito bons!


Que a capital seja em Lisboa ou no Porto

o capital é que é preciso ver morto

e é natural

que não seja ele a matar-se

e vamos lá, mal por mal

queira até socializar-se.


Gente do sul, gente do norte

gente que quer sair do nada

há uma classe exploradora

e há uma outra que é explorada.


Gente do campo, gente da cidade

gente que quer sair do nada

há uma classe exploradora

e há uma outra que é explorada.


Quem é que explora toda esta rivalidade

quem tem nas mãos, sul, norte, campo, cidade

quem é que puxa

os cordelinhos da gente

nos põe na boca uma chucha

e nos empurra para a frente.


Faz-me lembrar quando ainda eramos meninos

e nos mandavam à caça aos gambuzinos

só que os meninos

estão a crescer de estatura

e antes de cantar hinos

querem ver a partitura.


Gente do sul gente do norte, etc.


A pôr fronteiras entre Minhos e Sados

ainda acabamos todos encurralados

a fazer manguitos

ao irmão do outro lado

e a gritar: estamos quites

lixaste-me e estás lixado


Dizem no norte os do norte é que são bons

Dizem no sul os do sul é que são bons, etc...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

STRAWBS ● Strawbs ● 1969 ● Reino Unido [Prog Folk]

A banda  STRAWBS  foi criada em 1964 como  STRAWBERRY HILL BOYS , enquanto os membros fundadores estavam no St Mary's Teacher Training C...