terça-feira, 28 de março de 2023

FADOS do FADO...letras de fados...

 



Rústico

Letra de João de Freitas
Repertório de Ercília Costa
Letra publicada no jornal Guitarra de Portugal em Junho de 1939

Vou-lhes pintar o cenário
Duma terra portuguesa
Um jardim, um campanário
E mais distante, a devesa

Uma dúzia de casinhas / Todas de branco caiadas
Em redor, as andorinhas / Alegres, enamoradas

Ao cimo, uma velha ermida / Dominando esse lugar
E que serve de guarida / A todos que vão rezar

Em baixo, a pequena fonte / De água pura, cristalina
Que nasce perto do monte / E tem a graça divina

É a gente que lá mora / Um pouco rude, mas sã
Que se vê p’los campos fora / Assim que rompe a manhã

É como um sonho fagueiro / Mas enorme na beleza
Este quadro verdadeiro / Duma aldeia portuguesa

A parelha da saudade

Letra de Isidoro de Oliveira
Desconheço se esta letra foi gravada
Transcrevo-a na esperança de obter informação credível

Letra transcrita do livro editado pela Academia da Guitarra e do Fado


Vivendo um sonho acordada
Fugindo às desilusões
À triste realidade
Parto, levando atrelada
Ao trem das recordações
A parelha da saudade

Num trote cadenciado / Mal pousam as ferraduras
Nessa estrada florida
A estrada do meu passado / Que desgraças e loucuras
Tiraram da minha vida

Ouço guizeiras tocar / Suaves como quem beija
Seus guizos feitos de esperança
Julgo ouvir o repicar / Dos sinos da velha igreja
Nos meus tempos de criança

E nesta doce miragem / Sem ódios e sem paixões
Eu encontro felicidade
Deixem-me seguir viagem / Nas minhas recordações
Levada pela saudade

O fasificador

Letra de Artur Soares Pereira
Desconheço se esta letra foi gravada
Transcrevo-a na esperança de obter informação credível

Letra transcrita do livro editado pela Academia da Guitarra e do Fado


Ao tribunal, um dia, foi chamado
Um falsificador, p’ra responder
Mas, certo que seria condenado
Pensou maneira de não comparecer

Procurou um Doutor muito interesseiro
E um atestado médico requer
Dizendo: se a questão for o dinheiro
Posso pagar aquilo que quiser

O Doutor, seduzido p’la ambição
O atestado médico passou
Após o receber, de o ter na mão
O outro em notas falsas lhe pagou

O Doutor, pelas notas logo viu
Que estas eram falsas e protesta
Deveras zangado, ele exigiu
Outro dinheiro dizendo: este não presta

O falsificador, sem vacilar
Sorrindo p’ró Doutor replicou
As minhas notas falsas vão pagar
O atestado falso que passou

Meu amor vamos ao fado

José Fernandes Castro / Fontes Rocha *fado isabel*
Repertório de Julia Cancela


Meu amor vamos ao fado
Cantar, ouvir e sonhar
Levo a nostalgia ao lado
P’ra quando o choro chegar

Levo poemas d’amor / E o teu sangue nas veias
Levo o perfume da flor / E o soluçar 
das sereias

Levo o mar que é meu amigo / Levo o sol e levo a lua
Levo a saudade comigo / Na minh’alma semi-nua

Levo estrelas p’ra te dar / Levo um cravo perfumado
Não me faças esperar / Meu amor, vamos ao fado



Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

The Offspring – SUPERCHARGED (Deluxe Edition) (2024)

  …CD bônus de edição limitada com 3 faixas ao vivo. Com rumores de aniversário da Warped Tour no ar, Green Day e blink-182 em turnê pelo mu...