domingo, 19 de março de 2023

slowthai - UGLY (2023)

UGLY (2023)
Tenho prestado atenção ao crescimento do rapper britânico slowthai nos últimos anos. Fui imediatamente fisgado pela abordagem crua e agressiva do Hip Hop do Reino Unido que ele adotou em sua estreia, Nothing Great About Britain , mas havia espaço definitivo para melhorias em todos os aspectos. Seu segundo álbum, TYRON , representou, pelo menos aos meus olhos e apesar de ser um projeto pior no geral, um crescimento emocional significativo para slowthai como artista. Sua música estava se tornando muito mais emocionalmente ressonante e ainda mais pessoal. Eu senti como se ele estivesse escondendo alguma coisa , no entanto. ele era tãoperto de deixar cair uma obra-prima, mas algo estava faltando. Acontece que tudo o que ele precisava fazer era um dos melhores discos pós-punk dos últimos anos. Que porra. Não tenho ideia de como ele conseguiu, mas este é um dos meus favoritos imediatos. Não sou um estranho para os artistas, simplesmente gostei de lançar obras-primas do nada, mas isso é bom. Tipo, muito bom. Muito, muito melhor do que eu esperava. Eu sabia que Slowthai tinha um grande álbum nele. Eu não esperava que fosse pós-punk, uma obra-prima, ou emocionalmente devastador. Como se não bastasse ser um dos melhores discos dos últimos anos, também caiu no dia do meu aniversário!

UGLY imediatamente te chuta na garganta com YUM, facilmente uma das faixas mais eletrizantes do ano. Começa com slowthai gritando consigo mesmo no espelho, tentando e não conseguindo se acalmar sozinho. O primeiro minuto parece exatamente o início de um episódio maníaco. A constante crescente, batida pulsante, as amostras ficando mais erráticas. Respire, respire, respirar não está ajudando, respirar não está ajudando, respirar nunca ajuda, respirar nunca ajuda... e então o estalo. A queda da batida parece seguir uma linha e imediatamente levar um soco no rosto. É uma onda sem vergonha de puro hedonismo. Overdose de vícios repetidas vezes apenas para sentir algo. Imediatamente após essa festa selvagem de uma faixa, o recorde de forma quase hilária abruptamente desce ladeira abaixo. Não em qualidade, claro, mas torna-se significativamente mais escuro a partir deste ponto. Apesar de a maior parte de UGLY ser otimista e cativante, YUM parece a única música em que esse estilo de vida parece glorificado. Todo o resto é um pesadelo.

Cada faixa deste disco fode. Eu já sou um grande fã de artistas que fundem punk e hip hop, mas pós-punk e hip hop é uma combinação tão óbvia que não sei por que não foi feito mais. A produção deste álbum é principalmente brilhante, energizante e além de contagiante, mas o conteúdo por trás dele é incrivelmente sombrio. Eu sou um grande otário por álbuns que são otimistas no som, mas extremamente sombrios sob a superfície, e isso marca essa caixa perfeitamente. As apresentações de Slowthai aqui também são as melhores de todas. Seu rap está no ponto, seu canto é surpreendentemente bom (especialmente quando quebra sob suas emoções) e seu lirismo é fantástico em todos os aspectos. É uma loucura quantas linhas claramente memoráveis ​​existem nisso, e é ainda mais louco quantos HOOKS existem. Sério, todas as faixas ficam presas na minha cabeça e nunca saem. UGLY tem muito em comum com alguns dos meus discos favoritos de todos os tempos, e se continuar melhorando a cada audição, pode eventualmente se juntar a eles.

Eu não posso recomendar isso o suficiente. É facilmente um dos melhores álbuns que ouvi nos últimos anos e não ficaria surpreso se acabasse sendo meu álbum do ano este ano. Isso me atingiu com tanta força. Eu realmente preciso enfatizar novamente que sempre pensei que Slowthai iria lançar algo ótimo em sua carreira, mas não esperava que fosse tão bom. É uma legítima obra-prima do pós-punk e sua abordagem crua e emocional ao hip hop garante que soe refrescante em um gênero que foi supersaturado nos últimos anos. Não consigo parar de tocar essa coisa e acho que nunca vou querer. Registro fenomenal, fenomenal.

Dizer que me identifico com FEIO seria um grande eufemismo. Ele captura perfeitamente a sensação de ser autodestrutivo e autoconsciente. Tão autoconsciente que você se vê destruindo sua própria vida e não faz absolutamente nada para impedi-la. E então você acorda depois que a correria acaba, a euforia diminui e você está preso colhendo o que infelizmente plantou. Então você vai e volta em sua cabeça. Por que eu sou assim? Foi o trauma? Ou foi o desgosto, como fui criado ou a sociedade como um todo? Ou talvez, apenas talvez, eu seja uma pessoa má no fundo. Não sei. Não sei se me importo, então foda-se. Vou apenas dar outro golpe, rolar outro ponto cego e esperar que, quando acabar, acorde como alguém novo.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Electric Wizard - Dopethrone (2000)

Dopethrone   (2000) Electric Wizard Você não verá através da fumaça espessa e da neblina, então não tente. Deixe que isso tire você do chão ...