sexta-feira, 14 de abril de 2023

Cristina Branco – Eva (2020)


 

Lançado no ano da pandemia, Eva é mais uma prova (como se fosse preciso) de importância de Cristina Branco no panorama da música nacional.

Cristina Branco ataca-nos com toda a sua “Delicadeza” durante 35 minutos, não sendo portanto grande “Prova de Esforço” ouvi-lo de uma “Leva” e voltar ao início para repetir. Mas só “Quando eu Quiser”, atentem bem, que admito ter “Mau Feitio” e não fazer as coisas só porque os leitores assim exigem. Sou assim desde os tempo de escola, se a professora mandava fazer “Contas de Multiplicar” achava aquilo tão fácil que pura e simplesmente me recusava a tal tarefa, se o tema fosse História e falar do passado eu suplicava “Conta-me dos Vivos”, para me distrair. Apesar de tudo isto, consegui arranjar uma “Maria” que me ature dia após dia. Às vezes não é fácil e nesses casos recorremos à intervenção d'”A Doutora”, que está de momento assoberbada de casos clínicos de depressão, esta pandemia trouxe à Terra um “Inferno do Céu” cujas ramificações estamos ainda por desvendar. Haja música para nos fazer passar por tudo. Haja Eva.

Eva é resultado de duas residências artísticas de Cristina Branco – uma em Loulé, outra no Museu de Arte Moderna de Louisiana, na Dinamarca e coloca a voz de Cristina Branco a cantar letras de vários contribuidores para o álbum, casos de Francisca Cortesão, André Henriques, Kalaf, Pedro da Silva Martins e o seu irmão Luís José Martins (Deolinda), Filipe Sambado e Sara Tavares. Um bonito rendilhado que se apoia no fado para daí crescer e incorporar elementos pop e jazzísticos e tornar a música portuguesa bastante mais rica. Cristina Branco é um dos nomes mais internacionais que temos e percebemos bem porquê.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

1991 Doro – True At Heart

True At Heart  é o terceiro álbum solo da cantora alemã de hard rock  Doro Pesch  . Foi gravado em Nashville, Tennessee e lançado em agosto ...