domingo, 16 de abril de 2023

Quando Tom Petty previu o movimento #MeToo

 

Na década de 1990, Tom Petty continuou a adicionar ao seu cânone como um dos grandes compositores de rock americanos de sua geração. Com o fim da década, um novo álbum de Tom Petty and the Heartbreakers chegou em 13 de abril de 1999.  Echo foi o primeiro álbum de estúdio da banda desde  Into the Great Wide Open de 1991 . (Sim, nós sabemos…  o álbum She's the One de 1996 é um esforço da banda, mas é uma trilha sonora para o filme de Ed Burns.)

Eco apresenta algumas composições fantásticas de Petty, incluindo a subestimada faixa principal, “Room at the Top”, e a melancólica, “Swingin'”, a última das quais faz referências inteligentes a “swingers” como Glenn Miller e Sonny Liston.

E depois há "Free Girl Now".

A música começa inocentemente, com aquelas guitarras estridentes e um grito de Petty: “Ei!”

O narrador vai direto ao ponto:  lembro quando você era o cachorro dele, lembro de você sob o polegar dele .

No próximo verso:  eu me lembro quando ele era seu chefe, eu me lembro dele tocando sua bunda. Sim querida, você tinha que manter a boca fechada.

Uau! Ecos do movimento #MeToo. Mas, espere ... isso não aconteceria até outubro de 2017, quase duas décadas depois (e ironicamente no mesmo mês da morte prematura de Petty). O #MeToo teve uma onda naquele outono com as acusações contra o chefe do estúdio de Hollywood, Harvey Weinstein, que foi considerado culpado de muitas acusações em 24 de fevereiro de 2020, e continuou desde então, à medida que mais vítimas de assédio e agressão sexual se apresentaram contra seus predadores. , No mundo todo.

Petty, no vídeo oficial ao vivo de “Free Girl Now”

Voltar para “Free Girl Now”. Após a ponte, o ritmo diminui. O vocal de Petty se destaca sobre a instrumentação sobressalente enquanto ele canta:  Não mais você será um escravo, não terá mais que rastejar. Você não vai mais sofrer.

E então começa a crescer novamente, com a banda super compacta tocando. Quando você sair da mesa, não mais se curvará.

Ei querida, você é uma garota livre agora,  ele canta sem parar.

Ouça a versão de estúdio

A esposa de Petty, Dana York Petty, reconheceu que seu marido escreveu a música sobre uma experiência que ela teve.

Ela nos conta: “Ele escreveu essa música sobre meu chefe que estava me assediando sexualmente. Ele dizia que ia entrar e me pegar e me levar para fora de lá, como na cena final do filme, An Officer and a Gentleman . (Ele também teria! Ele estava falando sério.) Oh, como eu amava aquele meu homem! Meu protetor. 

Parece que “Free Girl Now” não foi incluída nas setlists do Heartbreakers por décadas. A turnê do 40º aniversário da banda, que terminou em 25 de setembro de 2017 , exatamente uma semana antes da morte de Petty, pressagiava o movimento #MeToo. Obviamente, nunca saberemos se ele o adicionaria a setlists futuras.

Assista ao clipe oficial ao vivo da música desde quando

Obrigado, Tom.

Echo foi o décimo álbum de estúdio de Petty com os Heartbreakers, e o último com o baixista Howie Epstein, que morreu em 2003.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

CRONICA - HERBIE HANCOCK | Dedication (1974)

Após o sucesso retumbante de  Head Hunters  em 1973, Herbie Hancock fez uma turnê pelo Japão. Entre dois shows com seu grupo, ele tentou seu...