segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Nº1 Come Fly With Me — Frank Sinatra, Fevereiro 10, 1958

 

Track listing: Come Fly with Me / Around the World / Isle of Capri / Moonlight in Vermont / Autumn in New York / On the Road to Mandalay / Let’s Get Away from It All / April in Paris / London by Night / Brazil / Blue Hawaii / It’s Nice to Go Trav’ling

10 de fevereiro de 1958
Cinco semanas

Antes de Elvis Presley chegar ao cenário musical, Frank Sinatra já era uma estrela estabelecida e um dos vocalistas mais conhecidos do mundo. De 1942 a 1954, ele acumulou 40 sucessos no top 10, incluindo os singles número um “Oh! O que parecia ser”, “Mais cinco minutos” e “Mam'selle”. Sinatra também teve uma posição impressionante na parada de álbuns depois de 1955: In the Wee Small Hours , Songs for Swingin' Lovers! Um caso de swing! , e Pal Joey subiram para o número dois, mas não conseguiram chegar ao cume. Na verdade, In the Wee Small Hours passou incríveis 18 semanas no segundo lugar, mas não alcançou o primeiro lugar.

Com o lançamento de Come Fly with Me no início de 1958, a sorte de Sinatra mudaria. O álbum marcou uma espécie de reencontro entre o crooner e o arranjador-maestro Billy May. “Trabalhei pela primeira vez para Frank em 1944, quando Axel Stordahl regeu”, diz May. “Fiz alguns arranjos para Axel.”

Quando Sinatra ingressou na Capitol Records em 1953, após uma longa temporada na Columbia, Sinatra sugeriu que trabalhasse com May, mas o líder da banda não estava disponível, pois estava em turnê com sua própria banda. Nesse ínterim, a dupla Sinatra-May começou a assumir proporções míticas. O single de Sinatra de 1953, “South of the Border (Down Mexico Way)” foi creditado a “Frank Sinatra e Billy May com sua orquestra”, mas na verdade foi outro colaborador conhecido de Sinatra, Nelson Riddle, executando um arranjo semelhante ao de May.

“Sempre fui fã de Sinatra”, diz May. “Fiquei muito lisonjeado por ele querer trabalhar comigo, porque ele fez muitos discos de sucesso com Nelson, que também trabalhava com a Capitol na época.”

Finalmente, no outono de 1957, a colaboração começou a tomar forma. May tinha grandes esperanças para o projeto desde o início. “Fui à casa de Frank em Palm Springs e Jimmy Van Heusen e Sammy Cahn estavam lá”, lembra ele. “O material era muito bom, porque Jimmy era um bom compositor e Sammy um bom letrista. Toda a ideia que eles me apresentaram foi tão boa que percebi que não poderíamos errar muito.”

As composições de Cahn-Van Heusen “Come, Fly with Me” e “It's Nice to Go Trav'ling”, que abrem e fecham o álbum, dão o tom para o tema itinerante do álbum. Também foi incluída a interpretação de Sinatra de “Around the World”, de Victor Young.

As sessões, realizadas nos estúdios da Capitol Records em Hollywood, correram bem. “Fizemos três sessões em outubro”, diz May. “Eles estavam todos à noite. Começaríamos por volta das oito ou nove da noite. e termina por volta da meia-noite.” A atmosfera estava solta. “Eu sempre ficava relaxado perto de Frank e ele sempre ficava relaxado perto de mim”, diz May. “Eu sei que ele deu muitos problemas para muita gente, mas nunca tive nenhuma dificuldade com ele.”

O envolvimento de Sinatra não se limitou simplesmente à sua contribuição vocal. Ele também contribuiu com os preparativos. “Quando fizemos 'On the Road to Mandalay', eu tinha um grande final em mente”, diz May. “Quando chegou a parte em que diz: 'Quando o amanhecer surgir como um trovão', eu tinha um grande gongo chinês. Frank gostou tanto que considerou isso o fim do disco.” Como resultado, os quatro a oito compassos restantes da música foram interrompidos.

Come Fly with Me se tornou o primeiro álbum de Sinatra no topo das paradas em sua segunda semana nas paradas.

OS CINCO PRIMEIROS

1. Come Fly with Me, Frank Sinatra

2. Warm, Johnny Mathis

3. My Fair Lady, Original Cast

4. Around the World in 80 Days, Soundtrack

5. Pal Joey, Soundtrack


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Brigg - Brigg (1973)

  Brigg foi um trio de Folk/psicodelico formado por Rusty Foulke (guitarras, vocal), Jeff Willoughby (baixo, percussão, piano, flauta, vocal...