quinta-feira, 11 de julho de 2024

FADOS do FADO...letras de fados

 



A Rosa e o Narciso

Luísa Sobral / Marco Rodrigues
Repertório de Marco Rodrigues

Ele sai de casa para espairecer
Camisa rota e barba por fazer
Com uma meia preta e a outra azul
Sem saber bem onde fica 
O norte, o céu ou o sul

Já Rosa, é ela mesma a perfeição
Veste uma cor diferente por estação
Tem os livros arrumados por autor
E acorda mesmo sem o despertador tocar

Ninguém sabe como este amor nasceu
Entre uma rosa e a lua do céu
Como a Rosa ao ver a lua, sorriu, cedeu
Mas ninguém duvida deste grande amor
Há até quem inveje o seu fulgor
É que afinal também ele tem nome de flor
Narciso

Às vezes ele quer dormir no chão
Diz que a coluna aprende a posição
Ela tem sempre os lençóis bem engomados 
A condizer, as almofadas com bordado inglês


A Rosinha do Covelo

Manuel de Carvalho / Fernando de Freitas *fado pena*
Repertório de António Passos

Era a mulher mais linda do Covêlo
Lá, não havia outra como ela
Usava fita verde no cabelo
A contrastar a cor dos olhos dela

Chamavam-lhe a Rosinha vendedeira
Tinha a fruta mais fresca do lugar
Sentia orgulho em ser mãe solteira
Só soube uma vez na vida amar

Ria p’ra toda gente, era feliz
Seu pregão ecoava no mercado
Eu soube que para aí já se diz
Que anda sempre só e canta o fado

Havia quem falasse até mal dela
Por ser, cantadeira ser artista
Nunca deu confiança, nem deu trela
Tinha o sangue nas veias, era fadista

Um dia a Rosinha do Covêlo
Deixou de vender lá no mercado
E traz fita negra no cabelo 
E agora chora quando canta o fado


A Rosinha dos meus ais

Nuno de Siqueira/ Alves Coelho *fado maria vitória*
Repertório de Daniel Gouveia


Vende raminhos de rosas
A Rosinha dos meus ais
Quando me vende uma rosa
Seja branca ou cor de rosa
Olho os seus olhos fatais

Vende rosas à tardinha 
A quem quer que por lá passe
Quem me dera que à noitinha 
Após a venda, a Rosinha
Uma rosa me ofertasse

P'ra perfumar sua trança 
Traz uma rosa em botão
Ainda não perdi a esperança 
De ter um dia essa trança
Desfolhada em minha mão

Ó Rosinha põe-me ao peito 
Aquela rosa em botão
Em troca dou-te, com jeito 
Este meu amor-perfeito
Eu dou-te o meu coração


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Eric Clapton - Jesus Coming (2001)

  CD 1  1. Introduction (2:16)  2. Layla (7:17)  3. Bell Bottom Blues (6:49)  4. Key To The Highway (9:45)  5. Massachusetts Jam (9:00)  6. ...