terça-feira, 16 de julho de 2024

王若琳[Joanna Wang] - Hotel la Rut (2024)

Passando por novos lançamentos que 2024 também deu lugar, ninguém poderia se preparar para ser jogado no equivalente a uma obra de arte de colagem em forma musical, no entanto, meu cérebro curioso viu esta capa de álbum muito chamativa e muito descolada e sabia que eu tinha que dar uma olhada. Honestamente, estou feliz por ter feito isso, porque este é certamente um dos discos mais divertidos que este ano tem a oferecer.

Joanna Wang é uma artista pop taiwanesa, começando sua carreira em 2008 com o convenientemente intitulado Start From Here. Desde então, ela lentamente progrediu suas sensibilidades artísticas em uma direção interessante, pelo menos é o que parece. O único outro álbum que ouvi dela é House of Bullies, que também é muito divertido, então isso é principalmente baseado no que RYM diz. Dito isso, ela deve ter realmente ido a alguma exposição de arte surreal que ela realmente gostou ao criar este álbum, pois é realmente algo selvagem!

Vamos jogar um jogo de bebida. Tome uma dose toda vez que um gênero completamente novo aparecer. Na verdade, pensando bem, esqueça, você provavelmente teria uma intoxicação alcoólica na faixa 14. Brincadeira, mas realmente esse álbum tem tantas mudanças de gênero que eu sinto como se tivesse acabado de entrar em um álbum completamente novo a cada vez. Isso não é uma crítica ao disco, veja bem, porque o que está aqui é realmente algo impressionante na maioria das vezes. Obviamente, você obtém mais músicas com raízes pop aqui, especialmente com as durações mais curtas, mas também obtém geek rock estilo They Might Be Giants, cabaré, um método de estilo cantor e compositor para tudo isso, algumas partes divertidas de vários estilos de rock progressivo e pop, jazz vocal, mixagens de zolo e power pop patetas e muito mais que listar tudo tornaria este parágrafo mais longo do que qualquer uma das minhas outras análises.

Você ficaria surpreso, provavelmente tanto quanto eu quando ouvi este álbum pela primeira vez, sobre o quão espetacular tudo se encaixa. Com as durações mais curtas das músicas, você obtém uma boa dose de tudo que Joanna queria colocar neste desenho animado de um disco. Eu absolutamente amo o que ela usa aqui, evidentemente, e acho que cada música mostrada aqui pode ser minha favorita de todos os tempos, se eu for totalmente honesto. Talvez algumas sejam um pouco mais fracas do que outras, mas acho que com o quão eclética essa coisa toda é, você não pode errar com nada que esse álbum jogue em seu caminho.

Agora, enquanto escrevo esta análise, minhas faixas favoritas são He's Given Us the Freedom to Do What's Right, Tina's Hausu e Strange Beast.

He's Given Us the Freedom to Do What's Right parece uma faixa clássica de rock progressivo, embora com um charme quase Oingo Boingo em tudo. Eu amo o trabalho do teclado aqui, especialmente porque quase parece algo saído da cena prog italiana. As letras parecem quase uma mistura de elementos do Yes e ELP. Muito estranho e psicodélico, mas com uma sensibilidade que o torna estranhamente compreensível. Eu amo isso.

Tina's Hausu é uma cena de desenho animado. Tipo, a introdução da música me dá vibrações de Ed, Edd, 'N Eddy. Além disso, eu realmente gosto mais de músicas com tema de Halloween, então esse tipo de música foi imediatamente para mim. Honestamente, parece que o Cardiacs fez uma música com tema de Halloween e foi regravada pelo The Cardigans. Se isso não te deixa intrigado, não tenho ideia do que te dizer.

Por último, Strange Beast, a música mais longa que esse disco tem a oferecer, com quatro minutos de duração. Acho que isso me leva a algumas críticas sobre esse álbum, pois eu queria que as músicas aqui fossem um pouco mais longas. Não estou realmente pedindo suítes enormes de 10 minutos em cada faixa, pois até eu acho isso muito excessivo, mas talvez aumente a maioria delas em mais um minuto. Talvez esse minuto extra possa torná-las ainda melhores? O que temos agora ainda é realmente incrível, mas eles parecem muito mais como doces do tamanho de um lanche no posto de gasolina do que as barras de chocolate king size que eu desejo mais. Dito isso, Strange Beast é muito legal! É outra faixa de rock mais progressivo deste disco, mas eles realmente vão a todo vapor. A abertura tranquila, quase folclórica, que tece através de um espectro emocional de uma tristeza silenciosa que lentamente entra em um solo de teclado atmosférico, que poderia até desafiar os grandes como Richard Wright. Ele volta aos elementos mais suaves introduzidos, mas em vez de levar a outro solo de teclado, Joanna verifica uma marca em uma lista de tarefas progressivas e faz um solo de guitarra absolutamente matador. Quando ouvi essa música pela primeira vez, minha mente ficou impressionada. Eu estava tão acostumado com as faixas rápidas de antes que essa música mais lenta e carregada honestamente me abalou profundamente. Essa música por si só me fez debater se deveria ou não chamar esse disco de obra-prima. Eu decidi que não, mas verdade seja dita, foi por pouco.

Honestamente falando, esse disco é incrível na maioria das facetas. Este, e Mannequin do Kyros, parece como mais música pop deveria ser, embora com suas próprias opiniões sobre tal ideia. Mannequin explorou mais o lado mais longo e experimental da moeda pop, enquanto Hotel La Rut é o oposto, explorando o lado mais rápido e viciante. Ambos fazem um trabalho incrível, e acho que ambos ocupam um lugar especial no meu coração em sua música incrível e divertida. Hotel La Rut é um álbum que eu não poderia recomendar mais! Se você gosta de grupos como Cardiacs, They Might Be Giants, Oingo Boingo e Alvvays, você certamente gostará muito deste. Caramba, eu diria para dar uma chance a este, não importa o que você goste, já que é uma experiência e tanto.

Melhores faixas: He's Given Us the Freedom to Do What's Right, Tina's Hausu, Strange Beast

Pior faixa: The Wish I


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Brian Auger & the Trinity - Befour 1970

  Brian Auger   e sua banda se superam neste álbum extraordinário, que ostenta uma execução apaixonada e de calibre virtuoso, e abrange apen...