quarta-feira, 3 de julho de 2024

“Leno e Lílian” (CBS,1966), Leno &Lílian

 


Nem só de cantores solo ou bandas de rock era constituída a Jovem Guarda. Havia conjuntos vocais, desde duplas, trios até quartetos vocais. Dentre tantas duplas vocais que ganharam fama na Jovem Guarda, estava o casal de adolescentes Leno & Lílian, um garoto potiguar de 16 anos e uma garota carioca de 17. Os dois foram uma espécie de “Sandy & Júnior da Jovem Guarda”, mas que diferentes dos filhos de Xororó, não eram irmãos.

Leno & Lílian já se conheciam desde a infância, no Rio de Janeiro. Mas foi em 1965, já adolescentes, que os dois começaram a carreira artística como a dupla Leno & Lílian. Não demorou muito, já estavam fazendo apresentações, como em programas para o público jovem da TV Rio no Rio de Janeiro, ao lado da banda Renato & Seus Blue Caps.

E foi com o apoio de Renato Barros (1943-2020), líder da banda Renato & Seus Blue Caps e, na época, namorado de Lílian, que a dupla conseguiu um contrato com a gravadora CBS (hoje Sony Music). Em janeiro de 1966, lançou o primeiro compacto as canções, "Devolva-me" e "Pobre Menina", esta última, uma versão em português de “Hang On Sloopy”, hit da banda americana de rock The McCoys. O compacto foi um enorme sucesso nacional tocando no rádio e na TV à exaustão.

A CBS resolveu apostar mais alto e lançou no mesmo ano o primeiro álbum da dupla, batizado apenas Leno e Lílian. O álbum de estreia da dupla é composto por doze faixas, sete delas versões em português de hits internacionais da época, e as outras cinco canções brasileiras.

Musicalmente, Leno e Lílian, o álbum, é um trabalho de espírito adolescente, recheado de pop rocks inofensivos e baladas românticas juvenis que tratam de promessas de amor, desilusões amorosas, solidão, paixão à primeira vista e amores não correspondidos.

“Desculpas” é a faixa que abre o álbum, uma versão em português de “Excuses”, da banda australiana The Kinetics. Este country rock onde eu lírico expressa sua irritação com as constantes desculpas e ausências do outro. O eu lírico ainda alerta que a situação poderá fazer pôr fim ao namoro do casal.

Em “O Jogo do Amor”, versão em português de “The Game Of Love”, da banda britânica Wayne and The Mindbenders, Leno & Lílian cantam sobre as regras do jogo amor, onde mudá-las pode ser algo sentimentalmente muito perigoso.

A dupla Leno & Lílian.

“Devolva-me”, lançada antes do álbum no primeiro compacto da dupla, é uma parceria de Renato Barros e Lílian, é um dos maiores sucesso não apenas de Leno & Lílian, como também da Jovem Guarda. A canção retrata o desejo de desapego e aceitação do fim de um relacionamento, expresso através do pedido para que o outro devolva os objetos simbólicos da relação. O eu lírico deseja paz e felicidade para ambos, reconhecendo a necessidade de seguir em frente. A melodia suave e melancólica embala a canção, transmitindo sentimentos de saudade e despedida. Em 2000, “Devolva-me” voltou a fazer um enorme sucesso através de uma versão acústica ao vivo da cantora Adriana Calcanhotto.

A típica paixão adolescente é o tema de “Meu Coração Bate”, cujos versos revelam como o coração de um jovem acelera quando a pessoa que ele ama está por perto. “Meu Coração Bate” é uma versão em português de “Can't You Hear My Heartbeat”, sucesso dos Herman’s Hermits em 1965.

Se em algumas canções, o personagem central sonha em ter o seu amor de volta, em “Veja Se Me Esquece”, é o contrário. O eu lírico quer distância do ex-amor que o fez sofrer, mas insiste em reatar o relacionamento.

“Eu Já Sei” fecha o lado 1 do disco falando de desilusão, um tema recorrente neste álbum. O eu lírio expressa a sua frustração de amar alguém que é apaixonado por outra pessoa.

O lado 2 do álbum abre com outro clássico gravado pela dupla, “Eu Não Sabia Que Você Existia”. A letra é sobre o impacto sofrido por um jovem ao ver pela primeira vez a garota que aparecia nos seus sonhos, e o quanto o encontro parecia ser algo inacreditável. 

Versão em português de “Red Rubber Ball”, hit da banda americana The Cyrcle, de 1966, “O Balão Vermelho” compara um solitário balão ansioso para encontrar alguém para alegrar a vida de uma pessoa solitária e esperançosa por um novo amor.

Sucesso em 1966, com Leno e Lílian, a canção "Devolva-me" voltou às paradas em 2000
com a regravação de Adriana Calcanhotto (foto) numa versão acústica ao vivo.

“Pobre Menina” é o maior sucesso da carreira de Leno & Lílian. A canção é uma versão em português de “Hang On Slooper”, que teve um sucesso modesto com a banda The Vibrations, em 1964, porém ganhou uma grande projeção com a The McCoys um ano depois. A dupla canta a vida de uma garota solitária e pobre que mora mal. Mas o encontro com o eu lírico, que se compadece dela, está disposto a tirá-la daquele sofrimento.

A busca pelo grande amor prossegue na balada “Meu Sonho de Amor”, canção composta por Leno. Versão em português de “I’ll Be On My Way”, de Lennon e McCartney, “O Sol Se Põe No Horizonte” traz um eu lírico que assiste o anoitecer do dia sob amargurado pela partida do seu grande amor, mas guardando uma esperança de que ele volte um dia.                    

O disco termina com outra versão em português para uma canção internacional, “Um Rostinho de Criança”. Escrita a partir de “I Don’t Care What They Say”, gravada pela dupla Peter and Gordon, em 1964. “Um Rostinho de Criança” é sobre amor não correspondido, onde neste caso, quem ama, nutre uma esperança de ter o seu amor retribuído.

Em 1967, veio o segundo álbum, intitulado Não Acredito, que trazia os hits “Eu Não Acredito” e “Coisinha Estúpida”, versões em português respectivamente de “I'm A Believer”, de Neil Diamond, e “Something Stupid”, de Clarence Carson Parks. No ano seguinte, a dupla se separou e cada partiu para carreira solo.

Entre 1972 e 1973, eles retomaram a dupla, lançaram mais dois álbuns, e a dupla foi extinta novamente. Depois disso, Leno & Lílian só se apresentaram juntos em ocasiões especiais, como os eventos comemorativos dos 30 anos da Jovem Guarda, em 1995, mas sem o compromisso de atuar como dupla regularmente.

A dupla se apresentou em 21 de junho de 2015, na Virada Cultural, em São Paulo, após dez anos. Em 2017, o público teve o prazer de reviver os grandes sucessos da dupla no teatro Imperator, no Méier, em um emocionante espetáculo da série Quartas Brasileiras.

Leno faleceu em 8 de dezembro de 2022, aos 73 anos.

Faixas

Lado 1

  1. “Desculpas (Excuses)” (Steve Groves/ versão: Leno)
  2. “O Jogo do Amor (The Game Of Love)” (Clint Ballard Jr./ versão: Lilian Knapp)
  3. “Devolva-me” (Renato Barros/Lilian Knapp)
  4. “Meu Coração Bate (Can't You Hear My Heartbeat)” (John Carter/Ken Lewis/ versão: Lilian Knapp)
  5. “Veja Se Me Esquece” (Marcos Roberto/Dori Edson)
  6. “Eu Já Sei” (Puruca) 

Lado 2

  1. “Eu Não Sabia Que Você Existia” (Renato Barros/Tony)
  2. “O Balão Vermelho (Red Rubber Ball)” (Paul Simon/Bruce Woodley/ versão: Lilian Knapp)
  3. “Pobre Menina (Hang On Sloopy)” (Bert Russell/Wes Farrell/ versão: Leno)
  4. “Meu Sonho de Amor” (Leno)
  5. “O Sol Se Põe No Horizonte (I'll Be On My Way)” (John Lennon/Paul McCartney/ versão: Lilian Knapp)
  6. “Um Rostinho de Criança (I Don't Care What They Say)” (Gordon Waller/Peter Asher/versão: Leno)

“Desculpas (Excuses)” 

“O Jogo do Amor (The Game Of Love)” 

“Devolva-me” 

“Meu Coração Bate (Can't You Hear My Heartbeat)”

 

“Veja Se Me Esquece” 

“Eu Já Sei”

“Eu Não Sabia Que Você Existia” 

“O Balão Vermelho (Red Rubber Ball)” 

“Pobre Menina (Hang On Sloopy)” 

“Meu Sonho de Amor” 

“O Sol Se Põe No Horizonte (I'll Be On My Way)” 

“Um Rostinho de Criança (I Don't Care What They Say)” 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Manfred Mann's Earth Band - Messin'

  Terceiro álbum da Earth Band de Manfred Mann chamado Messin' de 1973. É quase blues como os lançamentos anteriores com tendências prog...