terça-feira, 16 de julho de 2024

Punk Me Up: A Tribute To The Rolling Stones (2024) CD Review

 

Mick Jagger e Keith Richards têm oitenta anos, mas isso não parece estar diminuindo o ritmo dos garotos. Os Rolling Stones estão em turnê no momento. Eles acabaram de fazer um show aqui em Los Angeles. Eu não fui e, em vez disso, decidi ouvir algumas bandas punk fazendo covers de suas músicas. Punk Me Up: A Tribute To The Rolling Stones apresenta algumas das músicas mais populares dos Stones feitas de forma punk. Algumas dessas músicas parecem escolhas naturais para o tratamento punk, como "Satisfaction" e "Gimme Shelter", enquanto outras, como "Wild Horses" e "Angie", são escolhas mais surpreendentes. As bandas apresentadas neste disco existem há muito tempo, não tanto quanto os Stones, mas ainda assim são bandas que se formaram durante aqueles grandes primeiros dias do punk nos anos 1970 e início dos anos 1980.

Este disco abre com Jah Wobble e Jon Klein fazendo um cover de “Start Me Up”, esta versão começa com um pouco de palavra falada brincalhona: “ Yeah, don't get me started/Listen, listen, no listen, don't you get me started .” E então ele diz, “ Now look, I'm saying you, if you start me up, if you start me up, I'll never stop .” É uma maneira surpreendente e perfeita de entregar a primeira letra da música. Funciona tão bem e me dá uma nova apreciação da música. Outros versos são cantados. Este é um ótimo começo para este álbum. Acho que quando eu estiver no clima para esta música de agora em diante, esta é a versão que vou ouvir. Isso é seguido por “Mother's Little Helper,” como feito por Peter And The Test Tube Babies. Depois do primeiro verso, “ What a drag it is getting old ,” a música começa com uma grande força. E, você sabe, o punk parece certo para esta música. Porque não é sobre uma pessoa que acabou de se cansar do curso normal de um dia normal e precisa de algo para ajudá-la a passar por isso? É como uma raiva dentro de uma pessoa que não tem permissão para sair, e então ela recorreu a tranquilizantes para acalmar essa raiva. E tudo é entregue com senso de humor. Perfeito para o punk. Peter And The Test Tube Babies nos dá uma interpretação muito boa.

Fear faz um cover de “Honky Tonk Women” e começa como uma versão bastante fiel (exceto por aquela observação inicial, quero dizer). Só no primeiro refrão é que começa a parecer uma música punk, quando o ritmo aumenta. A bateria empurra essa para frente. E então, meu Deus, confira o trabalho de guitarra na segunda metade. Reagan Youth escolhe uma música do Exile On Main St. , “Rocks Off”. Eu pensei que eles escolheriam algo do Tattoo You , que saiu no início do governo Reagan. De qualquer forma, eu amo os vocais de Madame St. Beatrice aqui. Quando ela canta uma linha como “ I'm always hearing voices on the street ”, soa verdadeiro. Nós sentimos que essa banda está nas ruas, animais urbanos selvagens à espreita. Esta é uma versão sólida, uma faixa que eu gosto cada vez mais. Isso é seguido por “Paint It Black”, uma das minhas músicas favoritas dos Stones, feita aqui por UK Subs e Dead Boys. Na verdade, é o UK Subs, junto com Cheetah Chrome na guitarra. Essa versão tem uma ótima energia. Perto do final, quando eles realmente se aprofundam, eu quero que continue um pouco mais, mas é uma música punk, e nós pegamos o que temos.

O Queers faz um cover de “Jumpin' Jack Flash” e faz um ótimo trabalho com ele. É interessante que nessa versão punk, a letra é muito mais clara. Quer dizer, sério, tem algumas partes em que sempre tive dificuldade para entender o que Mick estava cantando,   mas aqui está perfeitamente claro. Isso é seguido por “Midnight Rambler” feito por JFA, outro grupo que se formou no início dos anos Reagan, o nome da banda é uma referência direta à tentativa de assassinato de Reagan em 1981. JFA significa Jodie Foster's Army. Ronald Reagan era um babaca total, mas uma música fantástica resultou de sua ascensão ao poder, criada em resposta ao bastardo e sua administração. JFA entrega uma versão poderosa. Depois de um minuto ou mais, o ritmo aumenta e a música realmente começa a decolar. Isso é seguido por “(I Can't Get No) Satisfaction”, uma música dos Stones da qual estou bastante cansado. Mas imaginei que funcionaria muito bem em um contexto punk, e de fato funciona. Os Vibrators fazem um ótimo trabalho com isso, injetando vida nova a esse número cansado.

“Sympathy For The Devil”, como feito por Anti-Nowhere League, é um dos destaques do disco. Há uma sensação de perigo iminente de algo explodir desde o início, o que é ótimo. Esses caras assumem o controle e entregam uma interpretação forte. Eu acredito na escuridão no centro desta versão, e eu amo aquela risada maligna depois da linha “ Lavou suas mãos para selar seu destino .” Isso é fantástico. Isso é seguido por Flamin' Groovies cobrindo “She Said Yeah.” Esta é uma escolha meio estranha, porque não é uma música dos Rolling Stones, pelo menos não originalmente. Foi escrita por Roddy Jackson e Sonny Bono, e originalmente gravada por Larry Williams. Os Stones a incluíram em seu álbum de 1965 December's Children (And Everybody's) e na versão britânica de Out Of Our Heads (que tem a mesma capa de December's Children ). Curiosamente, esse é o ano em que os Flamin' Groovies surgiram. De qualquer forma, é uma música divertida, e esses caras entregam uma interpretação muito boa. Então o Skids faz um cover de “Wild Horses”. Como mencionei, essa é uma das escolhas mais surpreendentes para uma interpretação punk. Soa bem diferente desde o começo, mas quando você se acostuma, verá que funciona muito bem. O Skids entrega uma interpretação séria e poderosa.

“Miss You” é outra escolha surpreendente, pois a versão original, incluída em Some Girls , tem um sabor disco. Angry Samoans pega essa música e dá a ela uma vibe punk clássica, e é foda. Essa seção que menciona uma conversa telefônica é feita aqui como uma ligação telefônica e, de fato, essa versão começa com o som de um telefone. Essa é divertida para dançar e é outra das minhas faixas favoritas. Isso é seguido por “Angie”, outra escolha interessante, pois é um número mais lento e uma música bonita. Foi incluída em Goat's Head Soup e depois em Made In The Shade (eu tinha a última em fita cassete quando era criança). Bem, The Members aceleram a música, embora não em nenhum tipo de ritmo frenético, mas ainda assim eles entregam uma música de quatro minutos e meio em menos de dois minutos. E eles dão a ela seu próprio sabor. Então Chrome entrega uma versão interessante de “Gimme Shelter”, estabelecendo uma atmosfera incomum e assustadora antes de entregar as primeiras linhas. Esta faixa é realmente apenas um membro do Chrome, Helios Creed, que está nos vocais e na guitarra. Fernando Perdomo toca teclado, baixo e bateria, e Durga McBroom está nos vocais. É uma interpretação selvagem. Pink Fairies conclui as coisas com “Street Fighting Man”, uma interpretação bastante fiel com uma ótima energia e uma excelente escolha para fechar o álbum.

Lista de faixas do CD

  1. Start Me Up – Jah Wobble & Jon Klein
  2. Mother’s Little Helper – Peter And The Test Tube Babies
  3. Honky Tonk Women – Fear
  4. Rocks Off – Reagan Youth
  5. Paint It Black – U.K. Subs & Dead Boys
  6. Jumpin’ Jack Flash – The Queers
  7. Midnight Rambler – J.F.A.
  8. Satisfaction – The Vibrators
  9. Sympathy For The Devil – Anti-Nowhere League
  10. She Said Yeah – Flamin’ Groovies
  11. Wild Horses – Skids
  12. Miss You – The Angry Samoans
  13. Angie – The Members
  14. Gimme Shelter – Chrome
  15. Street Fighting Man – Pink Fairies

Punk Me Up: A Tribute To The Rolling Stones está programado para ser lançado em 26 de julho de 2024 pela Cleopatra Records. Estará disponível em CD e vinil. A edição em vinil não inclui “Street Fighting Man”.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

DISCOS QUE DEVE OUVIR - Briar ‎- Reach Out 1988 (UK, NWOBHM, Hard Rock/AOR)

  Briar ‎- Reach Out 1988 (UK, NWOBHM, Hard Rock/AOR) Artista:  Briar De:  Inglaterra Álbum:  Reach Out  (álbum demo) Ano de gravação:  1988...