domingo, 22 de setembro de 2024

Cut In The Hill Gang "Mean Black Cat" 2010

 

Dê-me algumas horas em qualquer cidade e eu certamente passarei pelo menos uma hora em uma loja de discos - e sairei com algo interessante. Normalmente é um CD de uma banda local , mas no caso de Luxemburgo eu não tive tempo para me aprofundar na cena musical local - se é que existe alguma. Não estou menosprezando o  Grão-Ducado, é só que ele não parece ter produzido ninguém nem remotamente famoso, além do presidente da Comissão Europeia, o sr. Junker. Fiquei agradavelmente surpreso ao descobrir que os artistas ainda tocam lá - na noite da minha visita, era a compatriota grega Maria Farantouri, uma artista favorita do grande compositor/compositor Mikis Theodorakis. OK, ninguém na Grécia ouve mais Farantouri, então esse não é um bom exemplo, mas 3 dias atrás era Steven Wilson, da fama de Porcupine Tree. Nada mal! De qualquer forma, tropecei no Le Réservoir , uma combinação de loja de videogame/história em quadrinhos/CD e DVD. Eles tinham vários CDs independentes à venda, a maioria dos quais eu desconhecia, mas destaquei este: 

É um álbum de covers, principalmente de músicas de blues, mas também de MC5, The Kills e Gun Club ( hmm, combinação interessante). O nome do cantor é Johnny Walker - parece familiar , onde eu já ouvi esse nome antes? O quê?  Whiskey? Bobagem! Ah, sim - o ex-vocalista dos Soledad Brothers. A Stag-O-Lee (a gravadora) lançou os últimos álbuns do Fuzztones, que eu adorei, além de gostar da estética artesanal em preto e branco da capa, me lembra Dead Moon. E então, tem o preço. OK, eu vou morder... Demorou 20 segundos para a banda justificar minha fé neles: "Don't Ever Leave Your Daddy At Home" de Frank Frost é um stomper de garage-blues dinamite com harpa matadora . " Help Me " é um cover de um excelente (até então desconhecido para mim) gospel de Lula Collins, com órgão bacana e uma vibração soul pesada que me lembrou The Bellrays. "Please Give Somethin'" é rockabilly como seria tocada pelos Stooges/Flamin' Groovies, e a original pertence a outro cantor relativamente desconhecido,  Bill Allen . Adoro quando alguém me apresenta um novo artista. "I Wanna Holler" de Gary US Bonds é mais familiar, mesmo que apenas pela versão do Detroit Cobras que analisei recentemente. Esta é diferente, mas tão boa quanto, com órgão groovy, bateria de estilo africano, solo áspero e vocais de apoio doces. Sabe de uma coisa ? A banda vai me odiar por dizer isso, mas soa como a banda Santana apoiando Lee Brilleaux do Dr Feelgood - no bom sentido. O medley entre "Let's Get Funky" de Hound Dog Taylor e " Back To Comm " de MC5 é emblemático das duas principais influências do Cut In The Hill Gang. Se você é fã dos Stooges ( a gangue de Iggy, ou seja, não o trio de comédia) ou Jon Spencer , você vai adorar. A banda cai em um  groove de blues lento e profundo para "Serves Me Right To Suffer" de John Lee Hooker, enquanto " Come On Home " do desconhecido R&B Louis "Blues Boy" Jones recebe um tratamento energético, estilo Mitch Ryder, de garagem. "The Right To Love You" é uma canção de soul pura e honesta  escrita pela semi -lenda do soul ( e ex- cafetão )  Mighty Hannibal . Algumas influências modernas seguem: o blues punk do The Kills " Fuck The People " é tocado como um medley com o drone psicodélico " Revolution " do Spacemen 3. Caso você não saiba,Alison Mosshart, de The Kills é, junto com Jack White, o líder do Dead Weather - uma das muitas maneiras pelas quais os caminhos do Cut In The Hill Gang e de Jack White se cruzam, por exemplo, Walker foi convidado nos primeiros álbuns do White Stripes, seu antigo companheiro de banda Ben Swank é parceiro de White na Third Man Records , etc. Por último, mas não menos importante, temos uma versão dominada pela guitarra slide acústica de "Promise Me" do Gun Club. No geral, este álbum foi muito melhor do que eu tinha o direito de esperar de uma banda desconhecida de Cincinnati (Ohio) gravando para uma gravadora independente alemã - o suficiente para eu aconselhar Johnny Walker a deixar seu negócio de engarrafamento de uísque para trás e começar a lidar com rock'n'roll em tempo integral!





Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Elvis Presley - Elvis Is Back! (1960 US)

  Elvis retornou ao Studio B de Nashville em 20 de março de 1960, apenas 15 dias depois de voltar para casa após sua passagem pelo exército ...