terça-feira, 3 de setembro de 2024

Promises (1978) – Eric Clapton

 

Eu tinha esse single quando era criança, que alguém me passou de herança. Isso foi antes de eu saber sobre Cream, Yardbirds ou qualquer outra coisa. Provavelmente foi minha primeira impressão de Eric Clapton. Quando ouvi Cream, foi um choque.

Acredito que minha primeira audição de Clapton foi sua versão ao vivo de Tears in Heaven exibida no Rage – um programa de videoclipes australiano que dura a noite toda e vai ao ar desde 1987. Assistir à contagem regressiva do top 40 daquele programa se tornou um ritual matinal de fim de semana antes que meu irmão e eu saíssemos para praticar nossos respectivos esportes. Ouvi pela primeira vez a faixa em destaque de hoje, Promises , no final da minha adolescência na Academy. Promises foi escrita por Richard Feldman e Roger Linn e gravada pelo cantor e guitarrista britânico Eric Clapton em 1978 e lançada em seu álbum de estúdio  Backless .

Sempre gostei dessa música descontraída e com sabor country do Eric. A melodia é cativante, mas simples, com um refrão que é instantaneamente memorável. Esse "rocker melódico e oscilante" às ​​vezes soa como o hit anterior de Clapton, Lay Down Sally . A produção é limpa e polida, típica das gravações do final dos anos 1970.
Ele incorporou um estilo suave e relaxado durante esse período, misturando elementos de rock, country e pop em um som suave e melódico. Ele desenvolveu uma boa amizade com o artista country americano Don Williams, que teve forte influência sobre uma variedade de artistas de diferentes gêneros, incluindo Clapton.

Promises lida com temas de amor, comprometimento e a realização agridoce de um relacionamento que dificilmente será restaurado. As letras são reflexivas e um tanto melancólicas, mas Clapton mantém um senso de resignação em vez de desespero.

[Verse 1]
I don’t care if you never come home
I don’t mind if you just keep on
Rowing away on a distant sea
Because I don’t love you and you don’t love me

[Verse 2]
You cause a commotion when you come to town
You give them a smile and they melt
Having lovers and friends is all good and fine
But I don’t like yours and you don’t like mine

[Verse 3]
I don’t care what you do at night
Oh, and I don’t care how you get your delights
I will leave you alone, I will just let it be
I don’t love you and you don’t love me

[Chorus]
I got a problem. Can you relate?
I got a woman calling love hate
We made a vow we’d always be friends
How could we know that promises end?

[Verse 4]
I tried to love you for years upon years
You refuse to take me for real
It’s time you saw what I want you to see
And I would still love you, if you’d just love me

[Chorus]

O lançamento foi bem-sucedido nos Estados Unidos, alcançando a posição 9 na parada da  Billboard . Na Austrália, a música atingiu o pico na posição 26, embora no Reino Unido tenha chegado apenas à posição 37.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Sweet - Sweet Fanny Adams (1974)

  Ano: 26 de abril de 1974 (CD 2005) Gravadora: Sony Music (Reino Unido), 82876 670652 Estilo: Glam Rock, Hard Rock País: Londres, Inglaterr...