sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Jo Harrop: “The Path Of A Tear” (2024) CD Review

 

Fiquei interessado na vocalista Jo Harrop alguns anos atrás porque uma cópia do Book Of Longing de Leonard Cohen está visível na foto da capa do álbum dela, The Heart Wants . Foi isso que inicialmente atraiu meu interesse para aquele disco. O que prendeu meu interesse foi sua voz incrível, junto com seu talento para compor (acho que é melhor ser um ótimo compositor para arriscar fazer os ouvintes pensarem em Leonard Cohen). Agora em seu novo álbum, The Path Of A Tear , ela faz um cover de uma música de Leonard Cohen, escolhendo uma de You Want It Darker , que saiu apenas algumas semanas antes da morte de Cohen. É um dos três covers do álbum. A maior parte do material, como foi o caso de The Heart Wants , é original, coescrito por Jo Harrop. Juntando-se à vocalista neste lançamento estão Anthony Wilson na guitarra, Victor Indrizzo na bateria e percussão, Jim Cox no piano e órgão, e David Piltch no baixo.

O álbum abre com um número original, "Beautiful Fools", que Jo Harrop escreveu com Ian Barter. A voz de Jo Harrop é suave e profunda no começo, nos deixando à vontade imediatamente. Eu amo como ela soa doce enquanto canta, " Para todos os tolos que se apressam, nunca pensando/Em todas as consequências, ainda vivem em sonhos em um navio que está afundando ." Esses versos também se destacam para mim: " Às vezes ganhamos, e às vezes perdemos/Vivendo a vida em todos os tons de blues/Arriscando com corações meio partidos ." Ah, sim, temos que continuar, mesmo que a vida seja dominada pelo blues, por erros e contratempos. Somos tolos por permanecermos otimistas? Sim, provavelmente. Bem, aqui ela nos brinda, " Aqui está para todos os lindos tolos ." Esta faixa contém uma guitarra muito boa na segunda metade. Larry Klein toca baixo nesta faixa. Isso é seguido por "Whiskey Or The Truth." Eu amo a deliciosa vibração soulful desta música, que é estabelecida imediatamente. Essa música me conquistou desde o momento inicial nas teclas, e sua performance vocal é tão comovente. Há tanto calor quanto dor em sua voz. Confira estas primeiras linhas: “ Garrafas vazias e sonhos desfeitos/Estou tentando encontrar as respostas/Mas não sei o que isso significa/Quando algo tão bom e verdadeiro/Vai me deixar preto e azul .” Esta é uma das minhas favoritas, cativante e linda do começo ao fim. Foi escrita por Jo Harrop e Hannah V.

“A Love Like This” começa em um lugar mais sombrio, e no primeiro verso ela se refere ao famoso verso de William Congreve, “ O céu não tem fúria como o amor transformado em ódio, nem o inferno uma fúria como uma mulher desprezada ”, aqui cantando “ O inferno não tem fúria como uma mulher que acreditou/Só para descobrir que seu coração foi enganado ”. Ela então nos diz: “ Eu sou uma mulher que não vai cair sem lutar ”. E nós acreditamos nela, principalmente porque ela afirma isso tão claramente, sem levantar a voz aqui. Mas não temos certeza se sua luta será bem-sucedida, pois embora ela cante sobre um amor, há um forte senso de solidão nessa música. E conforme a música continua e ela canta que simplesmente não consegue deixar ir, começamos a nos perguntar se seria melhor simplesmente deixar ir. Parece que as lágrimas vão cair de qualquer maneira. É uma bela performance. Então temos a primeira das capas do álbum, e é a música de Leonard Cohen, “Traveling Light” daquele excelente álbum You Want It Darker . Jo Harrop faz um trabalho muito bom com ela. E talvez por causa de sua posição após “A Love Like This”, os versos “ I guess I'm just someone who/Has gave up on the me and you ” se destacam. Quando ela canta “ I know you're right about the blues ”, sua voz soa como blues. Perfeito. Também gosto da percussão aqui. Larry Klein toca baixo nesta.

Jo Harrop retorna ao material original com “The Path Of A Tear (Le Chemin D'une Larme)”, a faixa-título do álbum, que apresenta um belo trabalho de guitarra. É uma bela canção de saudade e melancolia, e ainda assim de resiliência e esperança, pois ela canta, “ Mas eu não vou chorar/Algo nasce quando algo morre/O caminho de uma lágrima me leva de volta à vida .” Esta canção foi escrita por Jo Harrop e Greg Soussan. Isso é seguido por “You'll Never Be Lonely In Soho.” As primeiras linhas são entregues a cappella. “ Se eu vivesse no campo/Eu certamente perderia a cabeça/Para quando estou me sentindo mal/Há apenas um lugar para onde quero ir/Você me encontrará lá .” Há uma atmosfera legal quando os músicos entram, a canção tem uma vibração deliciosa e relaxante de fim de noite. Eu amo a sensação desta, e aquele solo de piano é maravilhoso. Esta canção foi escrita por Jo Harrop e Paul Edis.

Você provavelmente se lembra que 2016 foi um ano horrível, que tirou tantos músicos talentosos de nós. Menos de uma semana depois de perdermos Leonard Cohen, também perdemos Leon Russell. Neste álbum, Jo Harrop faz um cover de "If It Wasn't For Bad" de Russell, uma música que ele gravou com Elton John para o álbum de 2010 The Union (um álbum que preciso adicionar à minha coleção). Jo Harrop faz uma interpretação forte. A versão original apresenta muito bom trabalho de piano, e esta interpretação também. Mas esta interpretação também inclui algumas coisas legais na guitarra, incluindo uma maravilhosa liderança na segunda metade. Então "Too Close To The Sun" abre com o verso " They say no one died of a broken heart ". Mais uma vez, lembro-me daquele ano terrível de 2016, pois parecia que Debbie Reynolds morreu de coração partido, apenas um dia depois que sua filha Carrie Fisher morreu no final de dezembro. Cara, aquele ano foi simplesmente implacável. Não só tirou a vida de tantos músicos e atores, mas nos deixou com uma das piores pessoas do planeta sendo eleita presidente. De qualquer forma, essa música tem um som bonito. “ Nós voamos muito perto do sol/Como anjos em cinzas/Até os anjos cometem erros .” Foi escrita por Jo Harrop e Paul Edis. Isso é seguido por “Hurt.” Mas mesmo que tenhamos perdido o título da música, desde o início o tom nos prepara para letras de dor e tristeza. “ Dói, só dói toda vez que encontro o amor/Dói, sim, dói, porque não consigo chegar perto o suficiente .” No entanto, há algo positivo aqui quando ela canta “ Quando você acredita e dá todo o seu corpo e sua alma .” Mesmo que acabe mal, há alegria e poder em se entregar completamente assim, e sua entrega dessa linha reflete isso. A próxima linha é o resultado, no entanto: “ Mas o amor deixa você frio e quebrado para sempre .” Esta é uma música cativante, escrita por Jo Harrop e Geoff Gascoyne.

A capa final do álbum é a incrivelmente tocante "Goodbye" de Steve Earle. Esta música é do álbum Train A Comin' , lançado em 1995. No mesmo ano, Emmylou Harris lançou sua própria versão fantástica (seu álbum Wrecking Ball deveria estar na coleção de todo amante da música). Jo Harrop entrega uma versão excelente. Não importa a versão que eu ouça, aquela linha " One place I may never go in my life again " sempre me atinge. Não consigo deixar de pensar em todos os momentos que se foram, para nunca mais voltar. Os lugares, as pessoas. Simplesmente não conseguimos nos apegar aos momentos, não importa o quanto gostaríamos. Esta é uma daquelas músicas que farão você refletir sobre sua própria vida e as pessoas que a deixaram. Não se surpreenda se ela te deixar em lágrimas. Esta faixa é comovente e linda. " Na maioria dos novembros eu desmorono e choro/Mas não consigo me lembrar se dissemos adeus ." O disco então conclui com “Stay Here Tonight”, escrita por Jo Harrop e Ian Barter. “ Você acha que poderia se apaixonar por alguém como eu? ”, ela pergunta no começo. Há mais uma vibe pop nessa faixa, e ela apresenta uma entrega agradável e suave. “ Não vamos pensar demais/É o que é/Você pode ficar aqui esta noite .”

Lista de faixas do CD

  1. Beautiful Fools
  2. Whiskey Or The Truth
  3. A Love Like This
  4. Traveling Light
  5. The Path Of A Tear (Le Chemin D’une Larme)
  6. You’ll Never Be Lonely In Soho
  7. If It Wasn’t For Bad
  8. Too Close To The Sun
  9. Hurt
  10. Goodbye
  11. Stay Here Tonight


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Nº1 Breakfast in America – Supertramp, Maio 19, 1979

Producer: Supertramp and Peter Henderson Track listing: Gone Hollywood / The Logical Song / Goodbye Stranger / Breakfast in America / Oh Dar...