sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Kadavar - Abra Kadabra (Superb Gernman Retro Hardock 2013)




Olhe para os caras na capa. Com seus tecidos femininos extravagantes e seus olhares esticados de 1000 jardas, Kadavar parece os anciãos de um culto de amor pan-europeu particularmente desonroso, avaliando recrutas em potencial. Abra o gatefold e somos apresentados a um fetiche de caveira com guirlandas e penas, é uma ótima fotografia no estilo de uma natureza morta do século XVIII.  




Então, desculpe-me, é aqui que minhas palmas ficam um pouco suadas, confira o vinil amarelo amanteigado. Adicione o fato de que o LP, Abra Kadavar, tem um dos melhores títulos que ouvi em um tempo e você pode ver por que eu pulei nele. Ok, agulha no sulco... é aí que meus problemas começam. Dê uma olhada nesta nota na capa: Eu gosto dos cojones, esta é uma banda que claramente pode realmente cortar ao vivo e não se importa que você olhe através dos ossos nus dentro. No entanto, na prática em disco, o que isso significa para este trio é que o som é frequentemente muito fino e oscilante, particularmente os vocais - fazendo algo que realmente soa como se pudesse, com a produção adequada, mover montanhas, soar como algo se esforçando para mover suas entranhas às vezes.




O som do Kadavar é muito mais um amálgama alemão de todos aqueles velhos e velhos doom stoners progressivos como Pentagram Black Sabbath Leafhound *. Não há nada de errado nisso, é só que no Abra Kadavar eles não trazem o suficiente de sua própria personalidade para o show. Eu tenho muitos LPs que eu gosto que não teriam uma pontuação muito alta no Originalideaometer**, mas se esse for o caso, você precisa trazer algo e o Kadavar, apesar de todos os seus ótimos estilos dos anos 60 e 70, não traz neste álbum.


A melhor faixa do Abra Kadavar é "Doomsday Machine", onde a banda acelera e pesa mais do que qualquer outra música aqui. Eu gosto da maneira como a seção rítmica tem aquela leveza de pé do Sabbath, em vez de apenas uma surra total que tantos metaleiros adotaram.  


O que torna Abra Kadavar um álbum frustrante para mim é que há algumas faixas aqui que parecem que poderiam ser excelentes, se fossem melhor produzidas, como 'Black Snake' e 'Come Back Life', já que o Spotify está me enganando no momento*^ dê uma olhada no vídeo bem bacana desta última — elas ganham pontos extras por terem um adesivo 'God Bless Johnny Cash'.


Eu esperava que um dia eu colocasse Abra Kadavar no toca-discos e de repente eu simplesmente entendesse, mas não entendi e acho que não entenderei agora. Talvez seja uma limitação de imaginação e/ou sutileza da minha parte, mas isso realmente poderia ter sido mais pesado. É realmente uma pena, mas eu preciso pensar, objeto bacana ou não, o quanto eu realmente quero manter este. Uma faixa em um LP de aparência adorável é o suficiente para torná-lo um guardião?

01."Come Back Life"  05:02
02."Doomsday Machine"  04:47
03."Eye of the Storm"  06:04
04."Black Snake"  04:24
05."Dust"  04:12
06."Fire"  05:18
07."Liquid Dream"  04:12
08."Rhythm for Endless Minds"  04:16
09."Abra Kadabra"  03:02

Hidden Track
10."The Man I Shot"  07:04







Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

POEMAS CANTADOS DE CAETANO VELOSO

Morena Dos Olhos D'água Caetano Veloso Morena dos olhos d'água Tira os seus olhos do mar Vem ver que a vida ainda vale O sorriso que...