quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Rolling Blackouts C.F. "Sideways to New Italy" 2020

 


Em uma resenha abandonada de 4 anos atrás, escrevi que "Rolling Blackouts Coastal Fever é, junto com Fontaines DC, os novos grupos que mais me impressionaram em 2019". Desde então, tenho seguido os dois mais de perto do que qualquer outra banda recente, até mesmo comprando todos os seus discos (bem, exceto o mais recente do Fontaine, que saiu há apenas algumas semanas). E isso é algo que quase nunca faço, estou muito preocupado em pesquisar a história antiga do rock'n'roll e preencher lacunas antigas na minha coleção de discos. Voltarei ao Fontaines DC mais tarde, provavelmente depois de vê-los ao vivo em novembro. Hora então de reescrever aquela análise abandonada do RBCF: Em retrospectiva, parece que eles nunca  foram destinados ao estrelato do rock: três álbuns lançados, eles ainda produzem um indie-pop de bom gosto cheio de guitarras estridente, harmonias melódicas e refrões cativantes, mas eles falharam em progredir e superar seus antecedentes antípodas como The Go Betweens ou The Chills. Uma coisa que dá ao RBCF a vantagem sobre a maioria das bandas indie do passado é que eles têm o luxo de apresentar três cantores/compositores/guitarristas; como resultado, há uma abundância de guitarras, mas a música nunca é desordenada e certamente não é pesada. Agora mesmo estou ouvindo o álbum novamente no meu celular (inicialmente eu o peguei em vinil quando foi lançado), o que significa que não consigo ver quem escreveu ou canta em cada faixa. Não posso realmente dizer que faixas individuais se destacam como o trabalho de pessoas diferentes; para mim, soa tão homogeneizado quanto qualquer álbum de um único artista. Os destaques incluem as animadas "She's There" e "Cars in Space", assim como os outros dois singles, um pouco mais lentos, "Falling Thunder" e "Cameo", e o mais new-wavey e dançante, estilo Cure, "The Only One". No geral, um álbum indie pop muito ensolarado, com as guitarras fornecendo apenas um toque de pós-punk. Perfeito para uma tarde de verão como hoje - pode ser meados de setembro, mas ainda é verão aqui na ilha de Antiparos, Grécia, onde estou agora. "Sunglasses At the Wedding" é a única faixa lenta e introspectiva - outonal, se preferir - do LP. De forma alguma é a única música romântica aqui, no entanto: apesar de seu ritmo otimista e disposição ensolarada, este soa como um álbum muito romântico - e digo isso sem realmente me aprofundar nas letras, apenas a impressão que tenho ao ouvir repetidamente. Ou talvez seja apenas o efeito nostálgico que tem em mim porque me leva de volta à minha adolescência no final dos anos 80. Se você também cresceu com The Go Betweens, Smiths e o início do REM - ou simplesmente ama folk rock melódico com um toque pós-punk - você definitivamente deveria ouvir este álbum. Você vai adorar.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

ROCK ART - 78 West - Whatever It Takes (1993)

País: Estados Unidos Estilo: Southern Hard Rock Ano: 1993 Integrantes: Robert Reilly - vocals Scott Kunkle - keyboards Austin Lyons - guitar...