terça-feira, 15 de outubro de 2024

Rusted - Live Wild & Free (High Energy Retro Hardrock 2016)




No início de 2017, você consegue nomear uma banda de rock'n'roll, que não seja dos anos 80, que tenha a pretensão e a audácia de lançar um álbum ao vivo? Os revivalistas do Hard Rock RUSTED do Canadá estão de volta com um álbum de 14 faixas gravado em Montreal. Nós realmente queríamos capturar a energia ao vivo da banda, a essência do RUSTED, o poder e a crueza da performance ao vivo que muitas pessoas prefeririam ao álbum de estúdio", disse o vocalista Tony Rust.  Então aqui está, no espírito das maiores bandas clássicas de hard rock, o RUSTED mantém a chama acesa com um álbum energético matador, apresentando uma faixa bônus de estúdio.






RUSTED é uma banda de Hard Rock de Montreal. Eles estão trazendo de volta o estilo, a energia e a música do hard rock dos anos 80, da era do glam rock dos anos 70 com refrões poderosos e cativantes, riffs de guitarra heavy metal e algumas baterias altas e fortes para bater sua cabeça! Crítica: Enquanto eu entrevistava o guitarrista do Rusted, ManiaK, no mês passado e ouvia suas respostas às minhas perguntas, não pude deixar de ficar um pouco envergonhado por concordar silenciosamente com ele. Eu só tive a oportunidade de experimentar o Rusted uma vez em um ambiente ao vivo, mas aquelas memórias daquele show no verão de 2014 ainda persistem, pois testemunhei um show absolutamente incrível de duas das melhores bandas mais jovens (Rusted e Hessler). O Rusted exalava tanta energia e suas músicas realmente ganharam vida para mim durante aquela noite fatídica. Enquanto eu entrevistava ManiaK, ele mencionou que o Rusted havia notado que sua energia ao vivo estava faltando em seus lançamentos de estúdio anteriores. Eu não poderia concordar mais. ManiaK' continuou dizendo que muitos fãs do Rusted diriam aos membros da banda que eles amavam o Rusted ao vivo, mas nunca realmente ouviam o grupo de outra forma. Eu não verbalizei minha concordância a esse respeito para o ManiaK, mas sim, eu mesmo era culpado disso. Minhas memórias de ver o Rusted ao vivo ainda estavam fortes em minha mente, mas eu realmente não ouvia seus álbuns de estúdio Hit By e Rock Patrol com tanta frequência (embora eu goste deles). Por que isso, eu me perguntei? A resposta está quando eu ouvi o novo álbum ao vivo do Rusted, Live Wild & Free.





Antes de entrar no Live Wild & Free, o exemplo definitivo na minha mente de uma banda soando completamente diferente em um estúdio em comparação a um ao vivo sempre foi o KISS antigo. Tanto Alive! quanto Alive II são dois dos meus álbuns ao vivo favoritos, sem dúvida, mas ouvir os seis primeiros álbuns de estúdio do KISS e especialmente os três primeiros — KISS, Hotter Than Hell e Dressed To Kill — parece ouvir versões ultrapassadas e mais lentas, às vezes até chatas, do que pode ser encontrado nos dois primeiros discos ao vivo dos roqueiros chocantes. A diferença entre as músicas nos álbuns de estúdio do Rusted e o novo disco ao vivo definitivamente não é tão gritante quanto as entre os seis primeiros álbuns de estúdio do KISS e os dois primeiros discos ao vivo, mas definitivamente há algumas semelhanças em que a infame alta "energia" do Rusted finalmente aparece no Live Wild & Free. 


O que mais me surpreendeu ao ouvir o álbum ao vivo do Rusted é que a banda realmente possui muitas músicas excelentes e muito mais do que suas duas músicas mais conhecidas, "Rock Patrol" e "Young Wild & Free". O Live Wild & Free ostenta 14 faixas ao vivo, mais uma nova faixa de estúdio — a apropriadamente chamada "Hittin' The Road" — e, francamente, todas as músicas se destacam muito bem. Em outras palavras, não há músicas que eu pense em pular ao ouvir o Live Wild & Free, o que, se você leu algumas das minhas avaliações anteriores, não é uma tarefa fácil. Assim como quando vi o Rusted ao vivo no verão de 2014, o vocalista Tony Rust avisa a multidão de Montreal após a primeira música do Live Wild & Free que eles vão levar uma surra! Quando entrevistei ManiaK no mês passado, ele também falou sobre como o Rusted ao vivo era um pouco sujo e não perfeito, e eu não poderia concordar mais. As músicas de Rusted soam muito mais rápidas, pesadas e simplesmente melhores ao vivo, e os roqueiros glam agora capturaram sua magia em um álbum. Rust não será confundido com o próximo Rob Halford no Live Wild & Free, mas seu canto tem muita paixão e entusiasmo, o que eu realmente gosto. 

Há muitas pequenas coisas em Live Wild & Free que eu acho que tornam o álbum muito especial. Você pode sentir a interação do público com a banda durante o álbum ao vivo. Além disso, os vocais de fundo são muito bons durante todo o álbum. Dado que Live Wild & Free foi gravado em Montreal, que fica na província de Quebec, no Canadá, onde a maioria fala francês, Rust se dirige ao público em inglês e francês. Engraçado o suficiente, Rust se dirige ao público principalmente em inglês na primeira metade do álbum ao vivo, mas eventualmente parece mudar principalmente para o francês conforme a noite avança. Acabou sendo uma boa jogada, pois o público de Montreal parece mais receptivo às suas brincadeiras em francês. Dado que eu falo francês, entendo tudo o que Rust tem a dizer, mas me pergunto como um indivíduo que não fala francês pode apreciar os discursos em francês do vocalista para o público. Acho que teria algumas dificuldades em apreciar totalmente um álbum ao vivo se não entendesse os comentários da banda para o público. Rusted oferece uma nova faixa bônus de estúdio chamada "Hittin' The Road" no final de Live Wild & Free. Embora eu definitivamente goste da música, que é um pouco mais pesada do que o habitual Rusted, acho que teria sido melhor não incluir a faixa, pois ela é um pouco anticlimática após o empolgante final ao vivo de "Young Wild & Free". Acho que sempre me senti assim sobre a inclusão de faixas de estúdio no final de um disco ao vivo porque, embora eu ache que há algumas faixas de estúdio realmente boas, como "Rocket Ride" e "Larger Than Life" no final do álbum Alive II do KISS, sempre achei um pouco deprimente ouvir essas faixas depois de um álbum ao vivo tão esplêndido.



Já faz mais de dois anos desde que o Rusted lançou sua campanha de arrecadação de fundos para um álbum ao vivo, então definitivamente demorou mais do que o esperado para o Live Wild & Free sair.  Dito isso, coisas boas valem a pena esperar e o Live Wild & Free do Rusted é um disco ao vivo esplêndido que valeu totalmente a espera! Tudo o que sei é que desde que obtive uma cópia impressa do álbum Live Wild & Free do Rusted na semana passada, ele tem tocado no meu CD player praticamente o dia todo enquanto estou trabalhando.  Quando entrevistei ManiaK no mês passado, ele indicou que o Rusted queria ter um álbum ao vivo como as grandes bandas dos anos 80. Acho que o Rusted criou um disco ao vivo no Live Wild & Free que se destaca muito bem em relação a todos aqueles grandes álbuns ao vivo dos anos 80. 



 Tony Rust – lead vocals
 ManiaK – rhythm and lead guitar
 Tommy D. Eagle – lead guitar
 D. Izzy – drums
 Mark Shark – bass

01. Partners In Crime 04:21
02. Just A Dream 04:58
03. Two At A Time 03:46
04. Earthquake 04:26
05. Rock Patrol 03:49
06. Last Stand 04:38
07. Scream In The Night 04:20
08. Tsunami 05:34
09. Traveler 04:43
10. So Far So Strong 04:50
11. Wanted Man Boogie 03:44
12. Midnight Man 04:24
13. Summer Day 03:14
14. Young Wild & Free 05:49 
15. Hittin' The Road 03:05





Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Ângela Ro Ro

  Em 1979 é lançado pela gravadora PolyGram o álbum “Angela Ro Ro”. Ao encostar a agulha no vinil, embala-nos um piano acompanhado por uma v...