quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Disco Imortal: Placebo – Sleeping With Ghosts (2003)

 


Virgin Records/Hut, 2003

“English Summer Rain”, “This Picture”, “The Bitter End” e “Special Needs” foram os singles de “Sleeping With Ghosts”, álbum que rendeu reconhecimento mundial para a banda liderada por Brian Molko e companhia e que levou a uma volta de quase 180 graus em seu som.

O quarto álbum do estúdio inglês foi muito questionado quando foi lançado em 24 de março de 2003. Sim, quase duas décadas se passaram desde esse lançamento e percebemos que a crítica especializada errou bastante com este álbum ao minar o que foi feito pelo criadores de «Black Market Music». Os dardos foram direcionados ao fato de que a banda soava em um estilo simples de guitarra pop e que seu selo glamoroso quase se extinguiu com essa longa duração, que por sinal, também teve um álbum de covers e lados B que foi publicado na final do mesmo ano.

No entanto, os críticos foram mais longe e mencionaram que a capa era bastante simples e que não trazia nada de novo. Além disso, o catalogaram como literal em termos da relação entre o nome do álbum e a capa feita pelo fotógrafo e diretor de videoclipe Jean Baptiste Mondino. As críticas iam e vinham. Até o Pitchfork foi um dos mais difíceis contra o Placebo.

“Bulletproof Cupid” inicia o álbum com uma guitarra cintilante e a bateria trovejando a cada momento no mesmo ritmo de um show de punk de bar decadente, para depois dar lugar ao rock eletrônico de “English Summer Rain”. « Sempre permanece o mesmo / Nada nunca muda / Chuva de verão inglesa / Parece durar anos» ("Sempre segue o mesmo / Nada nunca muda / A chuva de verão inglesa / Parece durar anos "), lê o início de um dos as músicas mais cativantes da banda originária de Londres.

Com “This Picture” entramos em um terreno mais complexo. É como uma versão renovada do The Cure, mas dos anos 2000. Soa fresco até hoje e tem aqueles tons escuros da banda de Robert Smith (mantendo as proporções) com pequenos toques do que Prodigy vinha fazendo. « Trago uma imagem da menina do cinzeiro / Enquanto o cigarro queima no meu peito / Escrevi um poema que descrevia o seu mundo / Que pôs à prova a minha amizade / E tarde da noite / De quatro / Ela me observava beije o chão / O que há de errado com essa foto? / O que está errado com esta imagem?"("Eu seguro uma foto da menina no cinzeiro / Enquanto o cigarro queima no meu peito / Eu escrevi um poema que descrevia o mundo dela / Que testou minha amizade / E tarde da noite / De quatro / Ela costumava me observar beije o chão / O que há de errado com essa imagem? / O que há de errado com essa imagem? ”, diz Molko com a voz distorcida no início de um single mais que bem sucedido e que teve um vídeo muito elaborado que foi dirigido pelo britânico Howard Greenhalgh.

A precisão de cada instrumento se destaca neste álbum. O som parece ter sido concebido de forma detalhada e sofisticada por Jim Abbiss, mas fazendo uma boa luta contra o que a Interpol estava fazendo em Nova York com aquele revival retrospectivo de seu álbum “Turn On The Brights Lights” do início dos anos 2000.

Placebo foi um longo caminho ao pegar aquele som pós-punk e glam britânico dos anos 80 e trazê-lo junto com o estilo do New Order, mas com um toque no mainstream. “The Bitter End” resume tudo o que foi mencionado acima. Este single é um trabalho gerido do início ao fim para ser o grande single deste álbum. Muitos a ouviram ad nauseam e nos clubes é tocada inúmeras vezes para ser objeto de dança e loucura. Provavelmente essa faixa abriu as portas para eles em diferentes partes do mundo, mas ao mesmo tempo os padronizou e os estagnou em um som que deveria ser para todos os tipos de público.

«Lembre-se de mim / quando você for aquele que está na tela de prata / Lembre-se de mim / quando você for o que sempre sonhou / Lembre-se de mim / sempre que os narizes começarem a sangrar / Lembre-se de mim / necessidades especiais» sozinho você enfrenta a lua / Você se lembrará de mim / quando estiver sonhando sozinho / Você se lembrará de mim / onde os narizes sangrarem / Você se lembrará de mim / como uma necessidade especial”). Letras muito diretas para todos aqueles temas que são inspiração para Molko e Stefan Olsdal: relacionamentos complexos. Aqui está a dependência de "eu e meu (ex) parceiro" fez uma balada e que foi lançada como single em 15 de setembro de 2003.

O álbum tem excelentes momentos e vagueia muito bem no que eles buscavam nessa nova faceta, que era chegar a mais ouvidos. Eles conseguiram, mas atenuaram alguns tons de sua escuridão e independência em busca de novos ouvintes. No entanto, o álbum é redondo, amplo e brinca com eletrônica e melancolia, mas com muitos momentos altos onde o glam e o pós-punk se unem harmoniosamente. Dormir com fantasmas os levou a seguir um curso lógico na carreira ascendente que catapultou Molko e seus fiéis escudeiros ao estrelato.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Stephen Malkmus & The Jicks – Mirror Traffic (2011)

Malkmus e os seus Jicks desta vez produzidos por Beck, num excelente álbum que continua a ser interessante de ouvir passados sete anos. A no...