segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

FADOS DO FADO...letras de fados

 

A ajuntadeira

Letra de Gabriel de Oliveira e João Linhares Barbosa
Publicada a 08.10.1936 na edição Nº319 do Jornal GUITARRA de PORTUGAL
com a indicação de pertencer ao repertório de Maria do Carmo Torres
Desconheço se esta letra foi gravada.
Publico-a na esperança de obter informação credivel

Letra transcrita do livro editado pela Academia da Guitarra e do Fado

A Helena ajuntadeira
Farta de ajuntar calçado
Juntou-se ainda solteira
Ao seu vizinho do lado

Houve festança na escada / E juntaram-se os vizinhos
Não foi preciso mais nada / P’ra juntarem os trapinhos

Passou a viver ao lado / Do Manuel serralheiro
Ia juntando calçado / Mas não juntava dinheiro

Ele fez dela uma escrava / E em noites de bebedeira
Junto com outras gastava / A féria da ajuntadeira

A sorte foi-se de todo / Até que a viram um dia
Junto a uns pobres num bodo / Na Junta de Freguesia

Se lhe perguntam por ele / 
Ela responde à pergunta
Que não 'stá junta ao Manel / Mas que a outro não se junta


Meu Porto à noite

José Guimarães / José Maria Antunes
Repertório de Ricardo Barreto


Venham ver este luar
Que nas ondas se retrata
E Rio Douro a brilhar
Parece um rio de prata

As janelas, venham ver
Quais cristais a rebrilhar
Umas a apagar
Outras a acender
São rubis a cintilar

O Porto à noite é fantasia
Luz que inebria
Tristeza, alegria, ternura e saudade
No Porto à noite a graça é tanta
E o céu se encanta 
No fado que canta a voz da cidade
O Porto à noite é uma prece
Que nos aquece 
E a velha Sé reza sempre que anoitece
Sonho feliz 
Que nos prende e dá conforto
Cai a tarde e a gente diz
Boa noite meu Porto

Um brinco dos teus

Letra de Artur Soares Pereira
Desconheço se esta letra foi gravada.
Transcrevo-a na esperança de obter informação credivel


Se eu pudesse ser um dia
Maria, um brinco dos teus
Que coisas lindas diria
Aos teus ouvidos, meu Deus


Sempre alerta e vigilante / Qual sentinela em seu posto
Juro, guardava o teu rosto / Beijando-o a todo o instante
Têm brilho inebriante / Os teus olhos, dois judeus
De cristãos fazem ateus / Nem eu sei o que faria
Se eu pudesse ser um dia
Maria, um brinco dos teus


Pendurado com carinho / No teu rosto encantador
Meigas palavras de amor / Eu murmurava baixinho
Contigo faria um ninho / Abençoado p’los céus
Mais ninguém, dos lábios meus / Palavras de amor ouvia
Que coisas lindas diria
Aos teus ouvidos, meu Deus


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Richard Manuel - Whispering Pines, Live at The Getaway 1985 (2005)

  O cantor/compositor/pianista   Richard Manuel   nunca fez nenhuma gravação solo formal além de sua participação na   Band  , mas este álbu...