segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Rock Radio Promotion: From Dead Rats to Live Aid


Como um truque promocional altamente original ajudou a apresentar Bob Geldof à América
Um Bone & Sir Bob livre de ratos anos depois em Londres / Foto cedida por Mike Bone

Um Bone & Sir Bob livre de ratos anos depois em Londres (Foto: Mike Bone Archives; usado com permissão)

No final dos anos 1970, eu era o chefe da promoção de rock nas rádios da Mercury Records, com sede em Chicago. Mercury foi o lar de roqueiros clássicos como Bachman-Turner Overdrive, Thin Lizzy, Rush, 10cc, Graham Parker e Max Webster - não na vanguarda do A&R, mas firmemente no bolso do rock. Eu tinha uma boa lista de rock para trabalhar.

Fui apresentado aos Boomtown Rats por sua pessoa de A&R, Nigel Grainge, o executivo sênior de A&R da Phonogram Records, nossa empresa irmã no Reino Unido. Nigel havia assinado Thin Lizzy, 10cc e Graham Parker, e estava quente como pudim de pimenta na época. Mercury pegou o álbum de estreia autointitulado dos Rats, uma banda punk irlandesa que Nigel também havia assinado. Ele veio para a sede da Mercury Records e trouxe consigo o vocalista da banda, Bob Geldof , e seu empresário Fachtna O'Kelly.

Geldof era um cara muito interessante. Ele tinha consigo um carimbo de borracha que dizia “Boomtown Rats”. Depois que os executivos da Mercury saíram, Geldof foi ao escritório particular de todos e à sala de conferências e carimbou “Boomtown Rats” em todos os seus papéis e discos de ouro e platina. Desnecessário dizer que isso criou um pouco de interesse na companhia da banda – alguns bons e outros nem tanto.

O movimento punk rock ainda não havia ganhado força nos Estados Unidos. Consultores de rádio estavam chegando ao poder e controlando quais estações de rock estavam programando. Os consultores evitavam qualquer coisa associada ao punk como se ele carregasse o vírus Ebola. Os Rats foram agrupados com os Sex Pistols. Nenhum dos dois teve o airplay que mereciam na América.

Tive a ideia de enviar ratos mortos com cópias promocionais do álbum para as estações de rádio. Eu pensei que isso estava de acordo com a atitude “foda-se” da banda. Entrei em contato com uma casa de suprimentos biológicos em Wisconsin. Acontece que você pode obter ratos, gatos, cachorros, vermes, macacos e até cadáveres humanos mortos. Mandei 50 ratos mortos para o meu escritório. Os ratos foram ensacados duplamente em formaldeído, mas ainda tinham uma espécie de cheiro de laboratório. Os altos funcionários da empresa ficaram chocados com minha tentativa de algo tão grosseiro. Minha sensação era de que eu estava no ramo de discos – grosseiro por definição. Nigel, Fachtna e Geldof acharam que era uma ótima ideia.

Mike Bone e rato

O homem da promoção come rato em vez de corvo ou torta humilde quando seus roedores de Boomtown se tornam virais no rádio e nas ruas (Foto: Mike Bone Archives; usada com permissão)

O gerente geral da empresa veio ao meu escritório e me deu instruções estritas para não enviar esses ratos para estações de rádio. Então enviei alguns dos ratos para uma loja de discos em Chicago, na Clark Street. A loja de discos criou uma vitrine usando os ratos mortos e as capas e pôsteres dos álbuns do Boomtown Rats. A exibição foi um sucesso tão grande que Roy Leonard, o atleta matinal da antiga estação de rádio WGN de ​​Chicago MOR, fez um segmento sobre como a exibição da vitrine era nojenta.

WGN estava na estação de rádio número 1 do mercado, um sinal de canal claro de 100.000 watts ouvido em oito estados vizinhos. A história criou engarrafamentos em frente à loja de discos a ponto de eles terem que contratar policiais fora de serviço para lidar com o engarrafamento. As pessoas estavam dirigindo de Indiana para Chicago para ver essa vitrine nojenta.

A imprensa ficou sabendo da promoção do rato morto e desenvolveu uma vida própria. As pessoas estavam me ligando e implorando por um rato. A revista Playboy se referiu a mim como um “gênio promocional” por inventar essa façanha (acho que pode ter sido uma ironia, mas quem sabe…). Mais tarde, Geldof escreveu sobre a promoção do rato morto em sua biografia de 1986, Is That It? dizendo que isso matou sua carreira na América. A retrospectiva é muito barata. Na época em que eu estava fazendo a promoção, o Geldof achou “fantástico!” A idade torna as pessoas mais conservadoras.

[Geldof recebeu o título de cavaleiro honorário em 10 de junho de 1986.]

Os ratos mortos não impulsionaram o primeiro single do Boomtown Rats a atingir o status nos Estados Unidos; alcançou o 2º lugar na Irlanda e o 11º no Reino Unido

Os Boomtown Rats acabaram se mudando para a Columbia Records nos Estados Unidos. Em 1979, eles lançaram "I Don't Like Mondays", que alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e permaneceu lá por quatro semanas. (Seria um pico de apenas # 73 nos EUA)

Sir Bob Geldof, nascido em 5 de outubro de 1951, fez grandes coisas. Nigel era um dos meus melhores amigos e morava a cinco quarteirões de mim em Santa Monica. Fachtna O'Kelly passou a gerenciar Sinead O'Connor, que raspou minha cabeça uma vez... mas essa é uma história promocional diferente.

Ver a apresentação dos Boomtown Rats no Live Aid em 1985


E esta história não está completa sem os Boomtown Rats apresentando “Rat Trap”.

The Boomtown Rats se reuniram para um álbum de 2020,  Citizens of Boomtown . 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Steamhammer - Mk II (1969 uk, brilliant prog/blues-rock)

  Mk II foi o segundo álbum da banda britânica de blues-rock Steamhammer. Não vendendo tantos discos quanto esperavam, Steamhammer, no entan...