terça-feira, 21 de março de 2023

'More Cowbell': como surgiu o culto Blue Öyster


Blue Oyster Cult em 1977 (LR): Donald Roeser, Eric Bloom, Albert Bouchard, Allen Lanier e Joe Bouchard.  (Foto: Columbia Records)

Blue Oyster Cult em 1977 (LR): Donald Roeser, Eric Bloom, Albert Bouchard, Allen Lanier e Joe Bouchard (Foto: Columbia Records)

Se não houvesse Sandy Pearlman, não haveria Blue Öyster Cult . Literalmente.

At least not as we’ve known it, dating back to the early ’70s, with a classic lineup that boasted the Bouchard rhythm section, brothers Albert and Joe (drums and bass, respectively), guitarist-keyboardist Allen Lanier and forever frontmen singer-guitarists Eric Bloom and Donald “Buck Dharma” Roeser.

Quanto à contribuição de Pearlman, ele não apenas nomeou a banda, embora tenha feito isso e administrado. Ele foi um letrista que co-escreveu muitas de suas primeiras canções que definiram a carreira (29 no total, incluindo todo o álbum de 1988, Imaginos ).

Pearlman conseguiu que eles assinassem com a Columbia e co-produziu sete de seus álbuns. Ele também elaborou a imagem pública do Blue Öyster Cult, apresentando-os ao mundo como uma banda de heavy metal quase mística, de tons escuros, do “homem que pensa”. Ele os manteve oblíquos; suas canecas nem estavam nas duas primeiras capas do álbum e na terceira havia uma gravura de meia distância deles parados ao lado de um avião alemão da Segunda Guerra Mundial. Seu álbum inovador, Agents of Fortune , apresenta uma pintura de um mágico segurando um leque de quatro cartas de tarô.

E Pearlman, que morreu em 26 de julho de 2016, aos 72 anos, foi o homem que trouxe o vocalista Bloom para a banda - primeiro chamada Soft White Underbelly, depois Stalk-Forest Group - depois de demitir o vocalista Les Braunstein em 1969.

Bloom estava morando na cidade de Nova York e tinha, diz ele, “Zero”. Ele foi contratado em uma loja de instrumentos musicais Sam Ash em Long Island, algo que ele levou até que pudesse se levantar.

“Underbelly entrou para comprar amplificadores e eu era o vendedor”, diz Bloom, retomando a história. “Les não estava lá. Começamos a bater papo e vendi um monte de amplificadores para eles. Ação de Graças de 68, recebi um telefonema de Les do nada. Eles estavam tocando no Circo Elétrico no Village. O PA não era bom. Posso descer com meu PA e complementar o PA da casa?

Isso é algo que Bloom fez anteriormente no Hobart College, no interior do estado de Nova York. Ele tinha um PA e uma van, sobras de seus dias tocando em uma banda de bar da faculdade.

“Então eu fui e fiz som para o Underbelly,” Bloom continua. “Pearlman veio até mim depois do show e disse: 'Você gostaria de trabalhar para a banda?' Eles já tinham um contrato com a gravadora Elektra. Sandy me convidou para morar na casa da banda e eu me mudei no dia de Natal. E mudou minha vida na hora.

“Desconhecido para mim, eles estavam tendo problemas de personalidade com Les e por volta de abril de 69, Sandy se aproximou de mim enquanto eu assistia TV na sala de estar. Ele estava com meu pandeiro na mão, com um sorrisinho no rosto, uma risadinha e disse: 'Os meninos querem falar com você'. Eles estavam ensaiando no porão, então eu o segui até o andar de baixo e eles me perguntaram se eu queria entrar na banda. Sandy me colocou na frente da banda. É por isso que estou falando com você hoje.”

Blue Oyster Cult Stalk_Forrest_Group_st.ceciliaPearlman conseguiu que o Underbelly assinasse com a Elektra. Eles gravaram um álbum, mas não foi lançado.

“Um ano se passou e nós saímos e tocamos em bares para nos mantermos vivos enquanto Sandy tentava cuidar do quadro geral”, diz Bloom. “Sandy renegociou o acordo e conseguiu dinheiro suficiente da Elektra para fazer um segundo álbum totalmente novo. Fomos para Los Angeles para fazer um disco nos estúdios da Elektra em La Cienega. Naquela época, havíamos mudado nosso nome para Stalk-Forest Group. Esse registro existe. Acho que foi lançado 25 anos depois [pela Rhino Records, como St. Cecilia: The Elektra Recordings —ed.], mas [o fundador da Elektra, Jac] Holzman não gostou no final e nunca o lançou. Tudo isso é pré-história, mas nada disso teria acontecido sem Sandy.

“Sandy conheceu Murray Krugman, que era um executivo da Columbia Records, e fizemos uma audição para Clive Davis, que era o presidente da empresa – aquele dinheiro da Elektra havia acabado há muito tempo. Eles limparam uma longa sala de reuniões corporativas e nos alinhamos contra uma parede curta e na outra parede curta eles tinham cerca de oito cadeiras de frente. Eles apagaram dois terços das luzes e fizemos um set de cinco músicas na frente de Clive Davis e alguns outros executivos de gravadoras, incluindo Bobby Colomby, que [também] era o baterista do Blood, Sweat and Tears. Patti Smith estava lá - ela era a namorada de Allen. Clive gostou e Sandy negociou com Clive e nos assinou. Sandy tinha a mão em tudo.

“Algumas músicas nós mesmos escrevemos”, diz Bloom, “mas desde o início começamos a escrever músicas com letristas de fora”. Patti Smith, Helen Wheels, Richard Meltzer e outros contribuíram.

Uma das canções mais interessantes e sem dúvida mais controversas de Pearlman foi "ME 262", um roqueiro de seu terceiro álbum, Secret Treaties . A canção, escrita há mais de quatro décadas, trata de um tema que era de grande interesse três décadas antes disso. E depois de todos esses anos, ainda é uma peça central de seu set ao vivo.

 .

No início dos anos 70, o Blue Öyster Cult era mais uma sensação underground até que "(Don't Fear) the Reaper" de Roeser se tornou um hit pop # 12 em 1976. Décadas depois, em 8 de abril de 2000, a música inspirou um popular  Esboço do Saturday Night Live de Will Ferrell e frase de efeito - "More cowbell" - de Christopher Walken, que proferiu a frase, retratando  o produtor musical Bruce Dickinson.

Eles surgiram de clubes, co-encabeçando turnês de arena com o Black Sabbath - o Black & Blue Tour. Eles tiveram sucessos subsequentes nas rádios FM com "This Ain't the Summer of Love", "Godzilla", "Burnin' for You" e "Joan Crawford". Ao longo dos anos, eles fizeram 17 álbuns de estúdio e venderam aproximadamente 14 a 15 milhões de cópias, diz Bloom.

Os dias de fazer sucesso não vêm como costumavam para a banda - com o guitarrista e tecladista de longa data Richie Castellano, o baixista Kasim Sulton e o baterista Jules Rodino. Bloom diz que a diversão ainda está lá.

Questionado sobre seu principal ímpeto agora, Bloom, nascido em 1º de dezembro de 1944, diz: “É uma boa pergunta. Minha esposa me faz essa pergunta. A alternativa é não fazer isso. Brincamos porque gostamos de brincar, para levantar e sair e fazer o que gostamos. É o que sempre quisemos quando éramos jovens e é uma escolha de estilo de vida.”

Observe -os dublando seu hit

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Immaculate Fools - Searching For Sparks. The Albums 1985-1996 (2020 UK)

Immaculate Fools foi um grupo de pop/rock formado em 1984 em Kent (Reino Unido) e teve seu maior sucesso no Reino Unido em 1985 com o single...