sábado, 23 de dezembro de 2023

Jessie Ware - That! Feels Good! (2023)

Eu acredito na discoteca. Não há melhor poder de cura para salvá-lo dos horrores diários do trabalho rotineiro do que ouvir algumas músicas de dança funky na cozinha. Como você pode se sentir mal quando ouve aquela linha de baixo? Disco é escapismo comunitário e a forma de terapia mais alegre que consigo imaginar. E não há ninguém melhor do que a atual Rainha da Inglaterra, Jessie Ware, para levar o gênero a novos patamares. Simplificando, esta é a melhor discoteca que ouvi em anos (precisamente, desde Random Access Memories em 2013). Eu sempre respeitei Jessie Ware por seu talento como compositora e sua voz poderosa, mas neste álbum seu poder como artista se torna verdadeiramente incomparável e ela é capaz de brilhar completamente pelo que eu acho que é a primeira vez em sua carreira. Por mais que eu consiga entender a abordagem comparativamente melancólica e atmosférica de What's Your Pleasure, este álbum é totalmente minha jam. Isso realmente dá manteiga ao meu biscoito como nunca antes. A beleza bombástica deste álbum é diferente de tudo que já ouvi na dance music e, juntamente com o caráter e a paixão recentemente revigorados de Jessie Ware neste álbum, essa coisa mexe com minha bunda e depois com meu coração na mesma medida. Este álbum é sobre se sentir confortável e confiante em quem você é, e estou muito feliz que Jessie finalmente foi capaz não apenas de escrever essas lindas músicas, mas também de significar cada palavra que ela canta tão bem. Você só precisa ficar feliz por ela ao ouvir essas músicas. Ela mereceu.

Talvez o mais importante para mim, o drama neste álbum, o acampamento, o teatro está aumentado para 11. Disco sempre deveu muito às drag queens e à comunidade queer em geral, e finalmente Jessie está aproveitando um pouco dessa energia para si mesma, inspirando-se em alguns de seus seguidores mais dedicados para obter aquele toque extra de extravagância e confiança exagerada. É muito comovente para mim como este álbum finalmente abraça um pouco da energia radicalmente esperançosa e imaginativa que está no coração da música disco. Não se pode falar de discoteca sem falar da sua história com as comunidades negra, latina e italiana. Não se pode falar sobre discoteca sem mencionar como ela ofereceu uma oportunidade para gays dançarem juntos sem medo da polícia. Não se pode falar de disco sem falar de libertação. Em última análise, é sobre isso que este disco representa para mim - "Você é um nome, não um número / Cores extraordinárias / Não se esconda disfarçado, baby".

Ouvir “Shake The Bottle” me deixa cheio de alegria por esse motivo. Jessie se referiu a essa música como “quase minha música de cabaré” e eu absolutamente sinto de onde ela vem. Há uma boa razão para eu ser tão atraído por peças teatrais como uma pessoa queer há muito reprimida - elas permitem que você se expresse através de um personagem que pode nem se alinhar muito com quem você é naquele determinado momento, fisicamente ou mesmo socialmente. mas, paradoxalmente, incorporar essa pessoa imaginada para um público pode ser a coisa mais real e importante que você já fez. E eu sinto fortemente que é isso que Jessie está fazendo neste álbum, bem como o que ela tem almejado com sua música recente. Sua autoexpressão glamorosa através da linguagem do prazer e do sexo é algo verdadeiramente lindo para mim, e não apenas pela estética da diva (embora eu ame e valorize muito isso), mas também pela forma como eles permitem que ela destrua as correntes de expectativas sociais e simplesmente enlouquecer na pista de dança, apesar de tudo. Uma das muitas coisas que Jessie Ware enfrenta neste álbum (embora talvez não tão explicitamente) é seu papel como mãe e o quão sério é um dever para ela. Este álbum é a maneira dela de dizer foda-se - sou uma mãe na pista de dança e estou me divertindo com isso. Todos nós poderíamos ser um pouco mais brincalhões com nossos deveres.

De qualquer forma, esta é uma música de tirar o fôlego e perfeita para sacudir o traseiro. Dançar para afastar seus medos nunca me pareceu melhor. Você pode ver Jessie dançando tão febrilmente no vídeo de Pearls que ela provavelmente saiu da filmagem com hematomas no corpo. Eu adoraria nada mais do que seguir esses passos. À medida que o disco desaparece no final de "These Lips", parece que a música poderia durar por toda a eternidade, e eu sinceramente gostaria que isso acontecesse - na verdade, vai acontecer, dado o quanto provavelmente vou repetir esse registro.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Sotos "Platypus" (2002)

  O primeiro álbum  Sotos  (1999) pegou de surpresa os amantes da vanguarda. É improvável que alguém esperasse um material tão legal de inic...