quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

'They Only Come Out at Night', de Edgar Winter: a história por trás do LP e seu sucesso monstruoso

 

É justo dizer que com seu álbum They Only Come Out at Night , lançado em novembro de 1972, Edgar Winter criou um monstro. O primeiro single do álbum não foi apenas o instrumental “Frankenstein” (que recebeu sua própria certificação de ouro da RIAA, em meio à certificação de platina do álbum), mas também gerou dois outros singles de sucesso: “Free Ride” e “Hangin' Around”. E a rádio FM rock aprofundou várias faixas.

Como Winter, que gravou dois álbuns musicalmente aventureiros, embora com muito menos sucesso comercial, com Entrance (produzido por ele mesmo e com a participação do irmão Johnny Winter e sua banda no cover de “Tobacco Road”) e White Trash de Edgar Winter (produzido por Rick Derringer, com Johnny, além de seções de sopros e cordas), encontrou seu veículo inovador um ano depois?

Acontece que foi preciso uma aldeia.

Edgar Winter , cujo lançamento vencedor do Grammy em 2022 é intituladoBrother Johnny— uma homenagem a seu falecido irmão bluesman — sentiu que primeiro precisava demonstrar seu talento artístico com 1970Entrance.

“Eu estava pensando especificamente e especialmente em Clive Davis ao fazer este álbum”, disse Winter. “Nunca tive um desejo particular de me tornar famoso ou de vender muitos discos. Eu estava mais interessado em jazz, blues e música clássica do que em música pop.

“Eu expliquei a Clive a natureza experimental de Entrance , e minha visão e desejo de expandir e ampliar horizontes musicais através da fusão de formas musicais que normalmente não são tocadas ou ouvidas juntas. Clive acreditou em mim como artista e me incentivou a seguir meu sonho. Se não fosse pela sua compreensão e apoio artístico, aquele primeiro álbum poderia nunca ter sido feito. E esse início, juntamente com a confiança de Clive, inspirou o desenvolvimento da minha evolução como artista, passando para outras coisas que de outra forma nunca teria explorado ou descoberto.

“Senti que a gravadora (e Clive em particular) me apoiou fielmente, dando-me adiantamentos generosos que eu duvidava que algum dia teriam sido totalmente recuperados, a menos que eu lançasse um álbum realmente grande . Então, pela primeira vez na minha carreira, decidi me dedicar a fazer um álbum de muito sucesso.

“Eu sabia que para fazer isso teria que formar um tipo de grupo completamente diferente”, concluiu. “Nunca contei nada disso diretamente a Clive na época, então ele pode ficar surpreso ao ouvir isso. Eu acabei de fazer isso !"

Na verdade foi. They Only Come Out at Night provou ser uma fonte de singles pop: “Free Ride”, “Hangin' Around”, “We All Had a Real Good Time” e uma música que pode ter atravessado o country, “Round & Round”. (Esse é o produtor e colaborador de longa data Rick Derringer na guitarra pedal steel, dando à música seu groove Poco.)

Se Winter, nascido em 28 de dezembro de 1946, teve uma arma secreta na criação de They Only Come Out at Night , foi o cantor e multi-instrumentista Dan Hartman, então com 21 anos, que se tornou um hitmaker pop e disco por direito próprio em final dos anos 70 e início dos anos 80. Hartman escreveu ou co-escreveu os sucessos do álbum (exceto “Frankenstein”, que era uma composição de inverno).

Assista Edgar tocar “Free Ride” com Ringo Starr e sua All-Starr Band

“Dada a minha intenção de fazer um álbum com apelo de massa, decidi montar a quintessência da banda de rock americana”, disse Winter. “Eu queria encontrar membros que não fossem apenas grandes músicos, mas que soubessem escrever, cantar e tocar. Eu sabia que a imagem seria importante, então precisava de caras com aparência certa, presença de palco e carisma que pudessem contribuir para a direção geral da banda. Eles não precisavam já ser estrelas, mas precisavam ter qualidade e potencial de estrela. Resumindo, uma verdadeira 'super banda!'

“Esse esforço se transformou em uma busca massiva de talentos. Lembro-me de ouvir centenas de fitas demo durante meses. Então, um dia, toquei essa fita de um cara chamado Dan Hartman, de Harrisburg, Pensilvânia, e instantaneamente soube que tinha um membro importante e colaborador na banda.

“Levamos Dan para Nova York e, uma hora depois de tocarmos juntos, eu sabia que aquele era o começo da banda. Ouvi Dan tocar guitarra (seu instrumento principal), baixo, piano e bateria. Ele não apenas os jogou, mas os jogou bem. Dan tinha uma verdadeira voz de rádio pop-rock e também cantava R&B comovente. E, talvez o mais importante, ele foi um grande compositor. Absolutamente perfeito! Eu não poderia ter pedido mais nada.”

Assista ao Edgar Winter Group tocar “Tobacco Road” ao vivo em 1972

O outro ingrediente chave no som do álbum foi o guitarrista Ronnie Montrose, criado em São Francisco, cuja banda de hard rock homônima gravou no final dos anos 70 e 80. Ele também gravou vários álbuns solo.

The Edgar Winter Group (da esquerda para a direita): Chuck Ruff, Rick Derringer, Dan Hartman, Edgar Winter (foto da Wikipedia)

Winter explicou: “O instrumento principal de Dan sempre foi a guitarra, mas eu já tinha visto Ronnie Montrose com Van Morrison e Boz Scaggs. Dan adorava música pop e havia uma espécie de inocência juvenil nele — e em sua música. Ronnie, por outro lado, era um verdadeiro roqueiro e tinha o tipo de imagem de bad boy selvagem, quase rebelde, que achei que seria perfeito para o lugar da guitarra. Bandas têm tudo a ver com química, então pensei que esse contraste seria a combinação perfeita, e cara, era!

“Tocamos por um tempo com duas guitarras, Randy Joe Hobbs (dos McCoys) no baixo e Johnny B. (de Mitch Ryder e Detroit Wheels) na bateria. No entanto, acabei conseguindo convencer Dan a mudar para o baixo, pelo que considerei o bem da banda. Para mim, uma banda de cinco integrantes é um pouco fora de foco; você tende a perder a noção de quem é quem. Quatro é o equilíbrio certo e o número perfeito. Todos são facilmente identificáveis ​​e mantêm sua individualidade, personalidade e identidade.

Foi Montrose quem trouxe o baterista Chuck Ruff. “Foi nessa época (já que estávamos mudando de banda) que Ronnie se manifestou, recomendando Chuck Ruff para tentar ser baterista permanente. Eles tocaram juntos na banda e Ronnie parecia absolutamente certo de que seria o cara certo. Johnny B foi (e é) um grande baterista. Ele ainda vem nos ver sempre que estamos em Detroit, mas naquela época ele simplesmente não parecia ter muita certeza do que queria fazer.

“Eu aprendi a conhecer e confiar em Ronnie o suficiente para perceber que ele não estaria fazendo essa sugestão se não houvesse realmente algo a dizer. Então levamos Chuck para conhecê-lo e ouvi-lo tocar. Assim que Chuck entrou eu pensei, cara, esse cara tem cara! Alto, longo, loiro, cabelo encaracolado – queixo forte, traços bonitos. Eu sabia que as meninas iriam ficar loucas por ele!

“Então ele sentou-se na bateria e foi mágico. Ronnie começou um daqueles riffs sujos, intensos, rápidos e poderosos, e começamos a improvisar. No início fiquei perdido na música, imerso, encantado. Então olhei para Chuck e não pude acreditar no que via. O groove estava lá, intenso e sólido. Ele era um baterista muito bom, sem dúvida. Mas ele parecia fenomenal .

“Nunca tinha visto ninguém com tanto amor e paixão pelo instrumento. Seu comportamento e atitude por trás do kit foram eletrizantes. Chuck tocava bateria com todo o corpo, com cada fibra do seu ser. Quando ele balançou o cabelo, até ele parecia dançar com a música.”

“Naquele momento”, continuou Winter, “eu sabia que aquela era a banda! A presença de guitarra de alta energia de Ronnie, saltos e movimentos de braço de moinho de vento semelhantes aos de Townshend; A grande sensibilidade pop, composição, voz de rádio e habilidade vocal de rock corajoso de Dan; Eu, com meu visual totalmente único, apresentação multi-instrumental, estilo vocal estratosférico, gritante, ginástico; e a energia e personalidade inspiradoras de Chuck na bateria. Esta era uma banda que as pessoas não apenas adorariam ouvir, mas também estariam morrendo de vontade de ver!”

Assim, durante agosto e setembro de 1972, o recém-formado Edgar Winter Group foi para os estúdios Hit Factory e Sterling Sound de Nova York. Rick Derringer produziu enquanto contribuía com guitarras slide e pedal steel; Bill Szymczyk (mais tarde uma estrela de produção por direito próprio) atuou como engenheiro. Para o single “Free Ride”, Randy Jo Hobbs, que trabalhou com os dois irmãos Winter, fez uma aparição especial no baixo, com Detroit Wheel Johnny Badanjek na bateria.

Quanto ao monstro de 400 quilos na sala, “Frankenstein” foi baseado em um riff que Edgar e Johnny tocaram nos anos 60. A música, lançada como single em 21 de fevereiro de 1973, chegou ao primeiro lugar no país, quase inédita para um instrumental! Veja como tudo aconteceu.

“Como vocês devem saber, minha primeira experiência de concerto foi tocar com meu irmão Johnny e seu trio de blues”, refletiu Edgar. “Naquela época eu me considerava mais instrumentista do que cantor. E como eu tocava muitos instrumentos , achei que seria legal criar uma música que me contasse em vários instrumentos diferentes (órgão, sax e bateria). E foi assim que escrevi o infame riff que se tornou a ‘cabeça’ do monstro que ainda hoje persegue o mundo.” (No jazz, a declaração ou melodia introdutória é chamada de 'cabeça', explicou ele.)

“Johnny costumava fazer a primeira metade do set com o trio de blues, e então dizia: 'E agora, quero trazer meu irmão mais novo, Edgar.' Foi muito legal no começo, porque ninguém sabia quem eu era, nem que Johnny tinha irmão. Foi tipo… ah meu Deus, as pessoas não conseguiam acreditar! Então, eu cantaria 'Tell The Truth' (uma música de Ray Charles) com Johnny, faria 'Tobacco Road' (que deu início ao duelo vocal-guitarra) e depois tocaria 'The Double Drum Song' ( que eventualmente se tornou “Frankenstein”). Que espetáculo!

“Então 'The Double Drum Song' se tornou a primeira música que escrevi e toquei ao vivo sem nunca ter sido gravada! Tocamos em todo o mundo; e então foi esquecido, até… o advento do sintetizador! Eu tinha acabado de formar o Grupo Edgar Winter, descobri o sintetizador e tive a ideia de 'usar' o teclado com alça. Então, comecei a procurar uma música que pudesse usar para apresentar o sintetizador como instrumento principal. E então tive uma inspiração… nossa! Aposto que aquele riff da antiga música de bateria dupla soaria muito bem com aquele fundo de sintetizador subsônico reforçado! E aconteceu!

“Com a inspiração do sintetizador”, acrescentou, “eu realmente comecei a trabalhar: primeiro projetando e criando sons totalmente novos, depois escrevendo várias seções diferentes para exibir cada um deles e, finalmente, encaixando-os em um contexto musical contemporâneo totalmente novo. Decidi substituir a bateria por timbales nas seções de percussão. Isso eliminou o problema de dois kits de bateria no palco e tornou tudo mais interessante. Finalmente transformamos isso em uma peça matadora - sem trocadilhos - e começamos a tocá-la ao vivo. A resposta foi incrível; foi um empecilho! Na verdade, foi tão poderoso; bastava encerrar o show, como acontece até hoje.

“Tudo isso, porém, ainda era apenas o começo. A música ainda não tinha nome; tínhamos acabado de começar a chamá-lo de 'The Instrumental' e nunca tive intenção de gravá-lo. Você pode perguntar: como você não pretende gravar uma música tão interessante e emocionante? A resposta é simples. Naquela época havia dois tipos de músicas: músicas ao vivo e músicas gravadas, e essa era definitivamente uma música ao vivo. O rádio não tocava nada além de quatro minutos, e essa coisa durava mais de 15. Além disso, eu acreditava que a verdadeira direção do Edgar Winter Group estava na co-escrita entre Dan Hartman e eu. Eu vi 'Free Ride' como um grande sucesso em potencial.

“A gravação era um processo diferente nos anos 70. Os grupos frequentemente chegavam com apenas algumas músicas e escreviam e criavam o álbum no estúdio. Conseqüentemente, quando acontecia qualquer interferência, a fita estava sempre rolando. O instrumental era um dos nossos favoritos para aquecer, então havia várias versões superlongas dele na fita. Nosso álbum (que ainda não tinha título) estava quase concluído. Estávamos conversando uma noite quando Rick [Derringer] disse algo como: 'Por que não tentamos mixar aquela música ao vivo, o instrumental?' Bill [Szymczyk] gostou muito da coisa e achou que seria muito divertido mixar. Achei que era uma ideia meio maluca, mas gosto de ideias malucas e adorei a música. Então eu disse: 'Claro! Por que não?'

“O único problema real era sua extensão extrema. Naquela época, a única maneira de editar uma música era cortar fisicamente a fita master em pedaços, reorganizá-los e juntá-los novamente com fita adesiva, uma espécie de quebra-cabeça musical com fita de gravação. Essa parecia uma ótima desculpa para ficar ainda mais irritado do que o normal e ter uma espécie de (terminar a festa de edição do álbum) para encerrar as coisas. É uma tarefa meticulosamente metódica e trabalhosa (muito parecida com lapidar um diamante). Um erro e pronto! Ainda me lembro da fita espalhada por toda a sala de controle; derramando-se sobre o console, dobrado no sofá, estendido nas costas das cadeiras: estava em toda parte!

“Foi tão confuso; não conseguíamos descobrir como montar a coisa novamente. Alguém disse: 'Bem, eu sei que este é o corpo principal no sofá; e acho que a cabeça está ali. Finalmente, reunimos tudo de novo; e cara, parecia legal! Vamos ouvir isso de novo! Então, voltamos. Chuck Ruff estava sentado perto do gravador. Ele parecia hipnotizado, quase em transe hipnótico, apenas observando todas aquelas edições passarem. E então, Chuck murmurou as palavras imortais: 'Uau, cara, é como Frankenstein. 'Todos nós nos entreolhamos. É isso! O nome da música… 'Frankenstein'! 

A música foi regravada por artistas tão diversos como Phish, They Might Be Giants, a banda de thrash metal Overkill e até mesmo a banda britânica da IRS Records, Doctor and the Medics, que escreveu a letra da faixa.

Além de “Frankenstein”, Winter gosta mais de “Free Ride”.

“Cada vez que a executo, penso em Dan, em seu talento incrível e em como nos divertimos escrevendo e tocando juntos.”

Cinquenta anos depois de They Only Come Out at Night, Edgar Winter continua na ativa, tendo lançado seu tributo a Johnny. Infelizmente, houve três vítimas ao longo do caminho: Dan Hartman morreu em 22 de março de 1994, devido a complicações do HIV. Ronnie Montrose morreu devido a um ferimento autoinfligido por arma de fogo, supostamente lutando contra a depressão e o câncer de próstata, em 3 de março de 2012. Chuck Ruff, que tocou com Sammy Hagar nos últimos anos, morreu em 14 de outubro de 2011, após uma longa doença. .

Para encerrar, Winter tem um pouco de sabedoria para os futuros músicos: “Basta tocar a música que você mais ama e se divertir muito tocando. Isso comunicará e as pessoas sentirão isso. Acho que é por isso que ‘Frankenstein’ funcionou tão bem. Estávamos apenas nos divertindo. Há muitas pessoas que lhe dirão o que é comercial e o que você deve tocar. Mas basta seguir seu coração e você não pode errar.”

Vídeo bônus: assista Edgar e seu irmão Johnny Winter cantando “Frankenstein” ao vivo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Immaculate Fools - Searching For Sparks. The Albums 1985-1996 (2020 UK)

Immaculate Fools foi um grupo de pop/rock formado em 1984 em Kent (Reino Unido) e teve seu maior sucesso no Reino Unido em 1985 com o single...